/

Mergulhadores encontraram (por acaso) um raro submarino da 1ª Guerra Mundial na Dinamarca

O L10, submarino britânico desaparecido da 1ª Guerra Mundial, foi encontrado por acaso no fundo do mar, a 143 quilómetros ao norte da ilha de Terschelling.

A descoberta foi feita pela companhia dinamarquesa JD-Contractor, que já encontrou 37 submarinos afundados nos mares em redor da Dinamarca.

A descoberta foi feita por acaso pelo navio Vina, que navegou do porto de Thyboron com  26 tripulantes da Dinamarca e da Polónia. A principal esperança da missão do projeto, com o nome SANTI Odnalezc Orla, era encontrar o submarino polaco Orzel da 2ª Guerra Mundial, considerado atualmente o mais procurado do mundo. Foram lançadas seis expedições para localizar o Orzel, sem sorte até à data.

Ainda assim, a tripulação não está desapontada. “É um grande achado. É o único submarino do tipo L que afundou durante a 1ª Guerra Mundial. O resto da série L foi desmantelado há muitos anos”, disse Gert Normann Andersen, diretor da empresa, em declarações à emissora dinamarquesa TV Midtvest.

Este submarino afundou em 3 de outubro de 1918 depois de ter destruído um torpedeiro alemão que estava à procura de sobreviventes de outro navio alemão naufragado. Depois chegaram quatro outros torpedeiros alemães, que perseguiram e afundaram o L10. De acordo com Andersen, o submarino e os outros dois navios estão no fundo do mar.

– Historien har været uforløst indtil nu. Vi er de første i verden, der fortæller, at ubåden ligger der. Stort…

Publicado por TV MIDTVEST em Quinta-feira, 5 de março de 2020

“O L10 afundou com 38 homens a bordo e há alguns familiares e descendentes que ficarão felizes agora”, relatou.

“Embora não tenha sido o Orzel que encontramos, é uma grande história. É tal e qual um filme de Hollywood. Um submarino e os dois torpedeiros e o seu destino durante a 1ª Guerra Mundial. Para nós, trata-se de contar uma boa história. Abre outro capítulo e aproxima o passado de todos nós”, disse Tomasz Stachura, líder da equipa do projeto.

Depois desta descoberta, Andersen não descarta a hipótese de encontrar o submarino holandês O13 por acaso. “O Orzel e o O13 são os dois submarinos mais procurados do mundo, mas agora temos de ver o que vamos encontrar. Mesmo que só encontremos um deles, será uma sensação mundial”, disse Andersen.

A equipa de mergulhadores vai tentar resgatar um objeto do L10 como lembrança e, depois, irá para o campo de minas colocado no fundo do mar do Norte pelos alemães durante a 2ª Guerra Mundial, onde o O13 deverá ter desaparecido em 25 de junho de 1940.

ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.