É um marco significativo na indústria automóvel: a Mercedes-Benz ganhou a corrida à Tesla e tornou-se a primeira fabricante de automóveis a receber autorização para vender ou alugar ao público veículos autónomos na Califórnia, o maior mercado da empresa de Elon Musk.
O Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV) aprovou o sistema Drive Pilot de nível SAE 3 da Mercedes-Benz, sem necessidade de controlo humano ativo, em autoestradas indicadas e sob condições específicas.
A decisão, anunciada na sexta-feira pelo regulador californiano, torna a Mercedes a quarta empresa a receber autorização para desenvolver veículos autónomos na Califórnia, mas a primeira autorizada a vender ou alugar veículos equipados com sistemas de condução automatizados.
De acordo com a nota da DMV, os veículos só podem usar o Drive Pilot nível SAE 3 para circular autonomamente em estradas pré-definidas, durante o dia e a uma velocidade máxima de 65 km/h.
A SAE International, associação internacional com 128 mil engenheiros e peritos da indústria automóvel e aeronáutica, que define os standards destas indústrias, define seis níveis de sistemas de condução automatizados, que variam de 0 (totalmente manual) a 5 (totalmente autónomo).
Segundo a Interesting Engineering, no nível 3, ou automação condicional, o veículo tem que ter capacidades de detecção ambiental e é capaz de realizar a maioria das tarefas, mas deve haver sempre um humano pronto a assumir a condução em caso de anomalia.
“O Drive Pilot usa uma arquitetura de veículo altamente sofisticada baseada em redundância, com uma multiplicidade de sensores que possibilitam uma condução condicionalmente automatizada confortável e segura”, explikca Markus Schäfer, membro do Conselho de Administração da Mercedes-Benz, em comunicado publicado no site da empresa.
“A certificação pelas autoridades na Califórnia e no Nevada confirma mais uma vez que a redundância é a abordagem segura e, portanto, a correta”, acrescenta Schäfer.
O sistema Drive Pilot estará disponível no mercado norte-americano como opção para os modelos Mercedes-Benz S-Class e EQS Sedan de 2024, mas os primeiros veículos devem ser entregues aos clientes no final de 2023.
Este é um duro golpe para a Tesla, pioneira da condução autónoma, que há alguns anos se colocou na vanguarda dos sistemas automatizados de condução, mas que tem tido problemas de segurança e fiabilidade nos seus veículos.
A empresa de Elon Musk vê agora a Mercedes obter a primeira autorização de venda de veículos autónomos nível 3 no seu próprio quintal. Segundo a agência Reuters, a Califórnia representou certa de 16% de todas as vendas da Tesla em 2022,
Porque razão o título tem de nomear a Tesla??
O sistema FSD da Tesla nos EUA já é muito mais capaz que os sistema obsoleto da Mercedes que só funciona em condições muito restritas e impraticáveis!
O SISTEMA da Tesla navega em qualquer lugar e até de noite ou a chover!!! Apesar de ainda requerer supervisão em uso real o sistema é bem mais capaz do que o da Mercedes!
Façam um teste frente a frente independente e vejam os resultados!!!
Acordem e não se deixem enganar com propaganda sencionalista!