Menu de jantar de primeira classe do Titanic vendido por 100 mil euros em leilão

Henry Aldridge & Son Ltd

O menu do jantar luxuoso é mais um exemplar da opulência dos passageiros de primeira classe do Titanic.

Um menu de jantar da primeira classe do RMS Titanic, datado de 11 de abril de 1912, foi vendido por incríveis 84 mil libras (cerca de 95 mil euros) num leilão realizado por Henry Aldridge & Son. Este pedaço da história marítima lista um jantar requintado servido aos passageiros da primeira classe, poucos dias antes do naufrágio trágico.

O menu oferece-nos uma visão do luxo a bordo do Titanic e inclui itens como ostras, carne de bovino, cordeiro da primavera e pato-real. É um testemunho da opulência que os passageiros de primeira classe do navio viviam durante a sua fatídica viagem.

O RMS Titanic, conhecido como o mais famoso transatlântico da sua época, encontrou um destino trágico ao colidir com um iceberg no Oceano Atlântico a 14 de abril de 1912. Este evento catastrófico resultou na perda de mais de 1500 vidas e permanece gravado na história como um dos mais devastadores desastres marítimos.

O menu, segundo o leiloeiro Andrew Aldridge, é um “sobrevivente notável” do Titanic. Ostenta a bandeira em relevo da White Star Line e originalmente exibia letras douradas com as iniciais OSNC (Ocean Steamship Navigation Company) ao lado de “RMS Titanic”, explica a BBC.

Curiosamente, o menu mostra sinais de imersão em água, com algum texto parcialmente apagado, sugerindo a sua possível exposição às águas geladas do Atlântico Norte, seja durante o naufrágio ou na posse de um sobrevivente ou vítima.

O leilão também apresentou outras memorabilias significativas do Titanic. Um relógio de bolso suíço pertencente ao passageiro de segunda classe Sinai Kantor foi vendido por 97 mil libras. Além disso, um cobertor de padrão tartã da primeira classe, possivelmente usado durante o resgate dos passageiros, chegou às 96 mil libras.

A casa de leilões Henry Aldridge & Son é renomada por vender artefatos do Titanic. Anteriormente, venderam um casaco de pele pertencente a uma hospedeira de primeira classe por 150 mil libras em 2017, consolidando ainda mais a sua reputação neste mercado de nicho.

A venda do menu de jantar da primeira classe do Titanic serve como um lembrete comovente do luxo e da tragédia associados ao icónico navio. O leilão não apenas destaca a fascinação contínua com as memorabilias do Titanic, mas também ajuda a preservar um pedaço da história que oferece uma visão da vida a bordo do que foi considerado o transatlântico mais luxuoso do mundo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.