Mensagem de Natal de Marcelo aponta época dividida entre “a preocupação e a esperança”

Toms Kalnins / EPA

O Presidente da República considerou que este é “um Natal dividido entre a preocupação e sobretudo a esperança”. Numa mensagem publicada na quarta-feira, no Jornal de Notícias (JN), Marcelo Rebelo de Sousa apontou vários exemplos a nível internacional e nacional que o inquietam.

Segundo noticiou a Rádio Renascença (RR), citando o JN, a nível nacional o Presidente lamentou que o debate público se concentre em pontos “mais conjunturais do que estruturais” e “de potenciação do efémero em detrimento do fundamental”.

Apesar disso, há “esperança em Portugal”, apontou, considerando que existe um apelo para “olhar mais alto e mais longe e cuidar de evitar injustiças, desigualdades, omissões, atrasos e displicências”.

Lá fora, Marcelo apontou sinais “que não são boa notícia nem para a paz, nem para o diálogo” e lamentou “a insensibilidade de alguns, com muito peso internacional, perante os desafios das alterações climáticas”.

O Presidente português destacou igualmente aspetos positivos, acreditando, por exemplo, que “a saída do Reino Unido [da União Europeia] se fará com acordo e não como tantos defendiam sem ele”.

“Que o seu Natal seja um Natal de esperança. É pela esperança que vamos, que temos de ir neste final de 2019″, rematou, considerando, contudo, que este é “um Natal dividido entre a preocupação e sobretudo a esperança”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.