Há uma mensagem em Marte à espera do primeiro humano que lá chegar

“Não sei por que razão estás em Marte”, começou por dizer o astrónomo Carl Sagan na comovente gravação que aguarda o primeiro a pisar o Planeta Vermelho, num mini-DVD, na sua superfície. 

Pouco antes da sua morte, o renomado astrónomo ecientista Carl Sagan deixou uma mensagem emocionante para os primeiros humanos a pisarem o Planeta Vermelho.

Como defensor e entusiasta da exploração marciana e co-fundador da Sociedade Planetária, Sagan acreditava na importância de estudar Marte como um análogo da Terra e potencial refúgio para a colonização humana. Na sua mensagem, gravada em 1996 pouco antes da sua morte, expressou a sua profunda ligação à Terra enquanto reconhecia o fascínio de Marte.

Refletindo sobre a relação entrelaçada entre ciência e ficção científica, Sagan destacou o papel da imaginação no impulsionamento do progresso científico, citando figuras como o pioneiro da foguetaria Robert Goddard. Ponderou ainda sobre as diversas razões para se aventurar a Marte, impulsionado pela necessidade de proteger a Terra de ameaças cósmicas, pelo desejo de garantir a sobrevivência humana em múltiplos mundos, ou simplesmente pela busca de novos saberes científicos.

“A ciência e a ficção científica têm dançado de certa forma ao longo do último século, especialmente no que diz respeito a Marte. Os cientistas fazem uma descoberta, isso inspira escritores de ficção científica a escreverem sobre ela, e uma série de jovens lêem a ficção científica e ficam entusiasmados e inspirados a tornarem-se cientistas para descobrir mais sobre Marte, o que fazem, alimentando assim outra geração de ficção científica e ciência. E essa sequência desempenhou um papel importante na nossa capacidade atual de chegar a Marte”, diz na gravação.

“Não sei por que razão estás em Marte”, dirige-se ao primeiro que vier a pisar o planeta vizinho. “Talvez estejas aí porque reconhecemos que temos de mover cuidadosamente pequenos asteroides para evitar a possibilidade de um impacto catastrófico na Terra e, enquanto estamos no espaço próximo à Terra, é apenas um saltinho até Marte.”

“Ou talvez estejamos em Marte porque reconhecemos que se houver comunidades humanas em muitos mundos, as hipóteses de sermos extintos por alguma catástrofe em um mundo são muito menores. Ou talvez estejamos em Marte por causa da magnífica ciência que pode ser feita lá, as portas do mundo maravilhoso estão se abrindo em nosso tempo. Ou talvez estejamos em Marte porque temos de estar, porque há um profundo impulso nómada construído em nós pelo processo evolutivo.”

A comovente gravação, facilitada pela Sociedade Planetária, foi enviada para Marte a bordo do Phoenix da NASA e chegou ao grande vermelho a 25 de maio de 2008.

Está à espera do “primeiro”, num mini-DVD, na superfície marciana. As palavras de curiosidade e solidariedade de Sagan para com aqueles que se aventuram no desconhecido servem — e hão-de servir — como um lembrete do espírito de exploração e descoberta duradouro da Humanidade.

“Seja qual for a razão pela qual estás em Marte, estou contente por estares aí. E queria estar contigo.”

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.