Em ano de pandemia, há menos 278 médicos em exclusividade no SNS

Nos primeiros nove meses do ano, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) perdeu 278 médicos em regime de exclusividade.

De acordo com os dados noticiados pelo jornal Público esta quinta-feira, há menos 278 médicos em regime de exclusividade no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Em setembro, havia 5.205 especialistas a desempenhar funções apenas no SNS, o que equivale a 27% do total de “profissionais ativos com contrato de trabalho” (sem incluir trabalhadores independentes ou prestadores de serviços). Segundo dados da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), existiam naquele mês um total de 19.291 médicos com os mesmos critérios.

Por comparação, em dezembro do ano passado havia 5.483 médicos em Portugal abrangidos pelo regime de exclusividade, que deixou de existir em 2009, quando foi extinto pelo então ministro da Saúde, António Correia de Campos.

Desde então deixou de ser possível aos novos médicos aderirem a este regime. No final do ano passado, havia 19.614 médicos no SNS, ou seja, 28% trabalhavam em exclusivo para o Serviço Nacional de Saúde. Em termos percentuais, registou-se uma queda de 1%.

O Bloco de Esquerda e o PCP defendem a criação de um regime que atraia os profissionais para o Estado, devido à inexistência de um regime de exclusividade e, sobretudo, à pressão que o Serviço Nacional de Saúde tem sofrido devido à pandemia de covid-19.

Ao Público, Jorge Roque da Cunha, do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), disse que o organismo sindical está “de acordo, desde que seja voluntário”. Noel Carrilho, da Federação Nacional dos Médicos (FNAM), considerou que seria “uma forma direta de chamar e manter médicos” no SNS.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É c/ este tipo de atitudes que os politicos dizem que estão a fazer tudo p/ o bem dos Portugueses? Balelas. Cambada de mentirosos. Em vez de promoverem p/ cada vez terem mais médicos em regime de exclusividade no SNS não fazem o contrario. Querem é matar-nos isso sim, principalmente a quem tem mais idade e quem tem problemas de saúde. Mas a grande % dessas pessoas já trabalharam e/ou trabalham muito Mais que algum politico na vida.

  2. Isto da medicina é tudo muito lindo. Vão para medicina os que querem ajudar o próximo… Grande treta. Vão para medicina para ganhar dinheiro. Quando são necessários… já eram.
    É óbvio que não é aplicável a todos. Mas sê-lo-á à grande maioria.

RESPONDER

Desvendada a origem misteriosa da aurora boreal

As partículas das tempestades solares são aceleradas pelo campo magnético da Terra e interagem com as partículas da atmosfera, criando o espetacular fenómeno da aurora boreal. Agora, e pela primeira vez, cientistas demonstraram o mecanismo …

Agricultura em Marte pode tornar-se uma realidade graças a inovação

Cultivar plantações em Marte pode tornar-se uma realidade graças a um catalisador criado por uma equipa de investigadores, que remove o perclorato, um composto químico perigoso. Popular o planeta vermelho é uma ambição de longa data …

O exercício físico afeta-nos de forma diferente. Um novo estudo explica porquê

Apesar de o exercício físico ser benéfico para toda a gente, não nos afeta da mesma forma. Agora, investigadores podem ter descoberto uma das razões. Uma equipa de cientistas realizou um estudo, no qual 654 adultos …

ESA escolhe a revolucionária EnVision para missão a Vénus

A Agência Espacial Europeia ESA selecionou esta quinta-feira a sonda EnVision para uma missão a Vénus, programada para 2030, com o objetivo de entender como o planeta se tornou um inferno tóxico inabitável. A decisão surge …

Advogado avança com ação judicial para destituir Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, vai ter de responder em tribunal numa ação judicial, interposta pelo advogado Jorge Mattamouros, sócio do clube, que visa a sua destituição, revelou esta quinta-feira o Expresso. Segundo o …

Dados enviados para a Rússia. Medina pediu auditoria a outras manifestações em Lisboa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, anunciou hoje que pediu uma auditoria sobre a realização de manifestações no município nos últimos anos, no seguimento da partilha indevida de dados de ativistas russos. Em …

Um McDonald's abandonado dá comida a milhares de famílias carenciadas em França

Um antigo McDonald's foi reconvertido num banco alimentar que dá comida a milhares de família carenciadas em Marselha, França. Fati Bouarua, de ascendência argelina, cresceu nos bairros mais negligenciados de Marselha, em França. Agora, ajudou a …

Floresta fóssil no Peru guarda segredos sobre a história da América do Sul

Nas colinas fora da pequena aldeia de Sexi, Peru, uma floresta fóssil guarda segredos sobre os últimos milhões de anos da América do Sul. Quando os investigadores visitaram as árvores petrificadas pela primeira vez, há mais …

Uma famosa ilusão pode ajudar a tratar o transtorno obsessivo-compulsivo

Um famoso truque psicológico chamada "ilusão da mão de borracha" pode ser útil para tratar pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo. O que é a "ilusão da mão de borracha"? Nesta experiência, os participantes são colocados com a …

Macron agredido com bofetada. Agressor condenado a 18 meses de prisão

Um tribunal francês condenou esta quinta-feira a uma pena de prisão de 18 meses de prisão o homem que esbofeteou o presidente da França, Emmanuel Macron, na terça-feira, durante uma viagem ao sudeste do país. Segundo …