Caracol carrega o menor computador do mundo (e desvenda mistério sobre extinção em massa)

A decisão de introduzir caracóis não nativos no Taiti levou à extinção de 56 espécies de caramujos arbóreos. Contudo, uma das espécies sobreviveu. Para perceber como este “milagre” aconteceu, uma equipa usou o menor computador do mundo.

Mais de cinquenta espécies de caramujos arbóreos foram dizimados após a introdução de um caracol predador na década de 1970, mas o Partula Hyalina sobreviveu.

Graças a uma colaboração entre biólogos e engenheiros da Universidade do Michigan, os cientistas perceberam que o Partula hyalina tem capacidade para tolerar mais luz solar do que o seu predador, por isso foi capaz de persistir em habitats da floresta iluminados pelo sol.

“Conseguimos obter dados que ninguém conseguiu”, referiu David Blaauw, um dos autores do estudo, que acrescenta que as conclusões só foram possíveis devido a “um minúsculo sistema de computação que era pequeno o suficiente para se fixar num caracol”, podendo assim ser transportado pelo animal.

O Michigan Micro Mote (M3), considerado o menor computador completo do mundo, foi anunciado em 2014 por uma equipa co-liderada por Blaauw. Esta foi a sua primeira aplicação em campo, escreve o IFL Science.



Como foi feita a descoberta

Diarmaid Ó Foighil, professora da Universidade do Michigan, já suspeitava há algum tempo que as conchas brancas do caracol eram um sinal que poderia ajudar a explicar a sua sobrevivência, pois refletiam tanta luz solar que poderia ajudar os animais a sobreviver em condições que aqueciam demasiado as suas contrapartes de concha escura.

O problema era que, para confirmar isso, Foighil precisava de registos detalhados da exposição dos caracóis à luz do sol e, na época, nenhum sensor, cujo peso não impedisse os movimentos dos caracóis, estava disponível.

Embora existissem dispositivos microscópicos capazes de realizar cálculos simples, os seus fabricantes afirmam que o M3 é o menor computador “completo”, que pode inserir, processar, armazenar e produzir dados precisos que podem ajudar nesta questão.

As descobertas da equipa, que foram obtidas através do computador carregado pelo caracol, revelam que o Partula hyalina pode passar o dia inteiro em áreas com luz do sol dez vezes mais forte do que as outras espécies, permitindo-lhe escapar de predações.

Além de resolver este mistério, Foighil acredita que “o M3 abre a janela do que podemos fazer com a ecologia comportamental de invertebrados”, permitindo aos cientistas analisar espécies consideradas muito pequenas.

Na sua primeira aplicação em campo, o M3 foi combinado com uma bateria e uma célula solar, permitindo que a luz fosse medida com base na rapidez com que a bateria carregava.

O estudo foi publicado a 15 de junho na revista Communications Biology.

  Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Falta de respeito". Patrões abandonam Concertação Social e pedem audiência a Marcelo

As quatro confederações patronais suspenderam, esta sexta-feira, a sua participação nas reuniões da Concertação Social e decidiram solicitar uma audiência ao Presidente da República, perante a "desconsideração do Governo pelos parceiros sociais" na discussão sobre …

Parlamento aprova diplomas para alargar gratuitidade das creches e "direito ao esquecimento"

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, um projeto-lei para o alargamento da gratuitidade das creches e de soluções equiparadas e ainda um diploma que consagra o "direito ao esquecimento". A Assembleia da República aprovou um projeto-lei do …

Costa está muito empenhado num acordo pelo OE, mas não "a qualquer preço"

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), mas advertiu que "um acordo não se obtém …

Evergrande escapa por um triz ao default e garante o pagamento de juros de 71.7 milhões de euros

A gigante imobiliária chinesa conseguiu cumprir com o pagamento dos juros no limiar do fim da extensão do prazo. No entanto, persistem os receios sobre a possibilidade da crise na China contagiar a economia mundial. A …

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

PAN já enviou memorando de entendimento ao Governo

O partido Pessoas–Animais–Natureza enviou ao Governo, esta sexta-feira, o memorando de entendimento com cerca de 60 propostas, no âmbito do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "O PAN fez chegar ao Governo um memorando do qual …

Alterações ao Orçamento de 2021 custaram, afinal, muito mais do que o estimado pelo Governo

Apenas duas das 291 medidas adicionadas representaram um impacto anual de 88 milhões de euros, com o Governo a calcular, durante a especialidade, que a totalidade custaria 3,2 milhões de euros. As alterações feitas ao Orçamento …

Entre a pandemia e os preços da energia, Marcelo alerta que chumbo do OE criaria "mais um problema"

O Presidente da República reiterou, esta sexta-feira, que deseja evitar uma crise política criada por um eventual chumbo do Orçamento de Estado, porque "só juntaria um problema" à pandemia e à subida dos preços dos …