Há membros da direção do PSD a oferecer lugares, diz Montenegro. Rio devolve acusação

Tiago Petinga / Lusa

O candidato à liderança do PSD, Luís Montenegro, afirmou “saber” da existência de votos “comprados” com promessas de lugares por parte da candidatura de Rui Rio. O atual líder do partido já veio desmentir a acusação, afirmando, por sua vez, que já ouviu o mesmo sobre a candidatura de Montenegro.

Em entrevista à Antena 1, citada pelo Expresso, Montenegro indicou que serão membros da “direção política e da comissão permanente” que estão a “abordar pessoas” do seu lado para as convencer a mudar de posição. Como resposta, Rio considerou “impossível” e afirmou que já ouviu o mesmo sobre a candidatura de Montenegro.

“Eu sei, e têm-me sido relatadas as conversas, de membros da direção política do PSD e da comissão permanente, ligados à candidatura de Rio, que estão a abordar pessoas que têm manifestado apoio à minha candidatura no sentido de lhes falar de opções nas autárquicas, até opções para estruturas autónomas, e a tentar correlacionar esses posicionamentos com decisões que vão estar nas mãos da próxima direção”, acusou Montenegro.

Segundo o próprio, isso já teria acontecido na primeira corrida à liderança. “Há uma correlação direta entre os apoios que na altura foram granjeados pela atual liderança e depois a composição das listas”, referiu.

O ex-líder parlamentar declarou ainda que “não aceita” ser alvo de “insinuações” da parte de Rio, enquanto assiste “impávido e sereno” a quem “insinua e acusa a fazer precisamente aquilo de que quer acusar os outros”.

Aos jornalistas, Rio garantiu que considera este tipo de práticas “absolutamente lastimosas” e que “nunca na vida” ofereceu lugares em troca de apoios, acrescentando ser “impossível” que apoiantes seus fizessem promessas deste género, que valeriam “zero”. “Ouço histórias do lado de lá ao contrário, histórias esquisitas que nem vou dizer”, disse.

À Antena 1, questionado sobre a razão pela qual Pedro Passos Coelho não lhe ofereceu apoio público, Montenegro indicou que “há muitos líderes que estiveram na liderança nos últimos anos” e que o apoiam, apesar de serem obrigados a “mostrar recato” nesta altura.

O candidato acredita que o resultado pode virar na segunda volta. O desafio é convencer quem votou em Miguel Pinto Luz e quem não saiu de casa a juntar-se à causa.

Montenegro recusa receber “lições de seriedade” de Rio

Ainda na quarta-feira, Montenegro disse recusar receber “lições de seriedade” de Rio e reiterou as acusações de que há membros da direção a oferecer lugares em troca de apoios. “Se há um candidato que não tem nada para oferecer em termos de lugares sou eu. Eu só tenho para oferecer esperança, confiança, mudança aos militantes”, afirmou, à entrada para uma sessão com militantes em Oeiras, distrito de Lisboa.

António Pedro Santos / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

Depois de o presidente do PSD e recandidato ao cargo, Rui Rio, ter dito que “é impossível” que na sua candidatura alguém ande a oferecer lugares em troca de votos, o antigo líder parlamentar do PSD voltou a reafirmar a acusação.

“Eu não convidei ninguém e sei das conversas que membros da direção de Rui Rio e de pessoas que o acompanham – se anda distraído devia estar mais atento – andam a ter com militantes e dirigentes do PSD por estes dias”, declarou.

Montenegro acusou o presidente do partido de fazer “permanentes insinuações sobre os seus companheiros de partido” e pediu-lhe para “não andar a atirar pedras e depois esconder as mãos”. “Eu quero dizer-lhe olhos nos olhos: não aceito lições de seriedade do dr. Rui Rio, ele não é mais sério do que eu”, referiu.

O antigo deputado disse ter feito sempre uma “campanha elevada”, mas declarou que “há limites para as suspeições e até para a linguagem”. “Entendi, depois da declaração que Rui Rio fez no sábado, dizer que não, na minha candidatura não oferecemos lugares a ninguém”, afirmou.

Montenegro observou que esse tipo de prática aconteceu “ao longo do último ano” com a atual direção na elaboração das listas para o Parlamento Europeu, parlamento nacional e até em “eleições para delegações internacionais e órgãos externos da Assembleia da República”. “Eu não tenho esta política, nunca tratei ninguém de forma diferenciada”.

Rui Rio e Luís Montenegro disputam no próximo sábado a segunda volta das eleições diretas no PSD para escolher o próximo presidente. Na primeira volta, o atual presidente do PSD foi o candidato mais votado com 49,02% dos votos e o antigo líder parlamentar conseguiu 41,42%. O candidato Miguel Pinto Luz obteve 9,55%.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Secretário da Defesa discorda de Trump no envio de tropas para conter distúrbios. Aliados europeus afastam-se

O Secretário norte-americano da Defesa, Mark Esper, rompeu na quarta-feira com o Presidente, Donald Trump, no apoio ao envio das forças armadas para as cidades e os estados que se recusarem "a tomar as medidas …

Vai "nascer" em Arouca a maior ponte suspensa do mundo. É a esperança para fazer renascer o turismo

O Turismo de Arouca está a enfrentar dificuldades devido à quebra gerada pela pandemia, mas os empresários aguardam com expectativa a abertura daquela que será a maior ponte suspensa do mundo, já descrita como "extraordinária". Ainda …

"Será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na região de Lisboa

O presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, considerou que "será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na Grande Lisboa, tendo em conta os números da região nos …

Atraso na partilha de informação. Responsáveis da OMS recusam responder a perguntas sobre China

Os mais altos responsáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS) recusaram-se esta quarta-feira a responder diretamente a perguntas sobre um atraso da China na partilha do mapa genético do novo coronavírus com a agência. Três perguntas …

Espanha reabre fronteiras a 22 de junho. Portugal diz que ainda não há uma decisão tomada

Espanha vai reabrir as fronteiras com Portugal e França a 22 de junho. O país tinha planeado abrir as fronteiras ao turismo estrangeiro a 1 de julho, mas decidiu adiantar a data. Porém, Portugal diz …

Conceição critica arbitragem, mas em Espanha fala-se de penálti de Pepe "que roça o escândalo"

Os 'dragões' perderam no primeiro jogo após a retoma do campeonato. Sérgio Conceição deixou críticas à arbitragem, mas em Espanha fala-se de um penálti escandaloso... de Pepe. O FC Porto ficou com a liderança da I …

Redução do IVA, abono para crianças e incentivos para comprar elétricos. O plano de 130 mil milhões de Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou esta quinta-feira um pacote de estímulo de 130 mil milhões de euros para este ano e 2021, para impulsionar a economia do país, duramente atingida pela pandemia de covid-19. Entre …

De Jorge Jesus a Bruno de Carvalho. Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades

O português Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades, acusa o Tribunal da Relação de Lisboa. A defesa do denunciante criticou a manutenção da prisão preventiva. De acordo com o acórdão do Tribunal da Relação …

Empresas podem manter lay-off até ao fim de setembro. Apoio pode chegar a 85% do salário

Os traços gerais do plano do Governo para a retoma da economia e para tentar travar a escalada do desemprego foram apresentados aos parceiros sociais, esta terça-feira, por Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade …

O próximo Wolves? Charlton pode tornar-se "português"

O consórcio português Corporate Football Organisation Portugal (CFO), liderado por Fernando Côrte-Real, está a estudar a compra do Charlton, clube que milita no Championship, o segundo escalão inglês. "A CFO Portugal já existe há pelo menos …