Há membros da direção do PSD a oferecer lugares, diz Montenegro. Rio devolve acusação

Tiago Petinga / Lusa

O candidato à liderança do PSD, Luís Montenegro, afirmou “saber” da existência de votos “comprados” com promessas de lugares por parte da candidatura de Rui Rio. O atual líder do partido já veio desmentir a acusação, afirmando, por sua vez, que já ouviu o mesmo sobre a candidatura de Montenegro.

Em entrevista à Antena 1, citada pelo Expresso, Montenegro indicou que serão membros da “direção política e da comissão permanente” que estão a “abordar pessoas” do seu lado para as convencer a mudar de posição. Como resposta, Rio considerou “impossível” e afirmou que já ouviu o mesmo sobre a candidatura de Montenegro.

“Eu sei, e têm-me sido relatadas as conversas, de membros da direção política do PSD e da comissão permanente, ligados à candidatura de Rio, que estão a abordar pessoas que têm manifestado apoio à minha candidatura no sentido de lhes falar de opções nas autárquicas, até opções para estruturas autónomas, e a tentar correlacionar esses posicionamentos com decisões que vão estar nas mãos da próxima direção”, acusou Montenegro.

Segundo o próprio, isso já teria acontecido na primeira corrida à liderança. “Há uma correlação direta entre os apoios que na altura foram granjeados pela atual liderança e depois a composição das listas”, referiu.

O ex-líder parlamentar declarou ainda que “não aceita” ser alvo de “insinuações” da parte de Rio, enquanto assiste “impávido e sereno” a quem “insinua e acusa a fazer precisamente aquilo de que quer acusar os outros”.

Aos jornalistas, Rio garantiu que considera este tipo de práticas “absolutamente lastimosas” e que “nunca na vida” ofereceu lugares em troca de apoios, acrescentando ser “impossível” que apoiantes seus fizessem promessas deste género, que valeriam “zero”. “Ouço histórias do lado de lá ao contrário, histórias esquisitas que nem vou dizer”, disse.

À Antena 1, questionado sobre a razão pela qual Pedro Passos Coelho não lhe ofereceu apoio público, Montenegro indicou que “há muitos líderes que estiveram na liderança nos últimos anos” e que o apoiam, apesar de serem obrigados a “mostrar recato” nesta altura.

O candidato acredita que o resultado pode virar na segunda volta. O desafio é convencer quem votou em Miguel Pinto Luz e quem não saiu de casa a juntar-se à causa.

Montenegro recusa receber “lições de seriedade” de Rio

Ainda na quarta-feira, Montenegro disse recusar receber “lições de seriedade” de Rio e reiterou as acusações de que há membros da direção a oferecer lugares em troca de apoios. “Se há um candidato que não tem nada para oferecer em termos de lugares sou eu. Eu só tenho para oferecer esperança, confiança, mudança aos militantes”, afirmou, à entrada para uma sessão com militantes em Oeiras, distrito de Lisboa.

António Pedro Santos / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

Depois de o presidente do PSD e recandidato ao cargo, Rui Rio, ter dito que “é impossível” que na sua candidatura alguém ande a oferecer lugares em troca de votos, o antigo líder parlamentar do PSD voltou a reafirmar a acusação.

“Eu não convidei ninguém e sei das conversas que membros da direção de Rui Rio e de pessoas que o acompanham – se anda distraído devia estar mais atento – andam a ter com militantes e dirigentes do PSD por estes dias”, declarou.

Montenegro acusou o presidente do partido de fazer “permanentes insinuações sobre os seus companheiros de partido” e pediu-lhe para “não andar a atirar pedras e depois esconder as mãos”. “Eu quero dizer-lhe olhos nos olhos: não aceito lições de seriedade do dr. Rui Rio, ele não é mais sério do que eu”, referiu.

O antigo deputado disse ter feito sempre uma “campanha elevada”, mas declarou que “há limites para as suspeições e até para a linguagem”. “Entendi, depois da declaração que Rui Rio fez no sábado, dizer que não, na minha candidatura não oferecemos lugares a ninguém”, afirmou.

Montenegro observou que esse tipo de prática aconteceu “ao longo do último ano” com a atual direção na elaboração das listas para o Parlamento Europeu, parlamento nacional e até em “eleições para delegações internacionais e órgãos externos da Assembleia da República”. “Eu não tenho esta política, nunca tratei ninguém de forma diferenciada”.

Rui Rio e Luís Montenegro disputam no próximo sábado a segunda volta das eleições diretas no PSD para escolher o próximo presidente. Na primeira volta, o atual presidente do PSD foi o candidato mais votado com 49,02% dos votos e o antigo líder parlamentar conseguiu 41,42%. O candidato Miguel Pinto Luz obteve 9,55%.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A polícia holandesa achava que tinha em mãos o mafioso mais procurado da Europa. Afinal, era só um fã de F1

Um homem de Liverpool de 54 anos pensava que o grande evento da sua viagem aos Países Baixos seria assistir ao Grande Prémio de Fórmula 1, mas acabou detido numa prisão de alta segurança por …

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …