//

Membrana da bexiga do porco usada com sucesso no tratamento de lesões musculares

familymwr / Flickr

-

Uma fina membrana da bexiga de um porco foi usada com sucesso no tratamento de lesões musculares, revela um estudo publicado quarta-feira, com os resultados de um ensaio clínico realizado nos Estados Unidos.

A técnica foi aplicada em cinco homens, de 27 a 34 anos, que perderam massa muscular numa perna, devido a um acidente ou a ferimentos de guerra, e que não conseguiram melhorar, apesar da fisioterapia intensiva.

Três dos doentes melhoraram pelo menos 25 por cento dos seus movimentos quotidianos: conseguiram erguer o pé ao caminharem, bem como subir degraus de uma escada ou dobrar a perna sentados numa cadeira.

Os restantes pacientes reportaram uma maior estabilidade da perna lesionada e uma melhoria geral na sua qualidade de vida.

Os novos tecidos musculares parecem ter nervos e vasos sanguíneos.

pitt.edu

Professor Stephen Badylak, da Universidade de Pittsburgh,

A equipa de cientistas usou a membrana da bexiga do porco, que foi “despida” das suas células para dar uma massa de proteínas.

A matriz extracelular obtida foi implantada cirurgicamente no local do ferimento e, mobilizando as células-mãe produzidas pelo organismo, permitiu reconstituir em parte os tecidos lesionados.

“Trata-se de um método eficaz para restaurar as funções musculares nas pessoas que perderam uma grande parte de um músculo”, explicou um dos principais autores do ensaio clínico, Stephen Badylak, da Universidade de Pittsburgh, acrescentando que se a lesão não for muito extensa o músculo tem a capacidade de se regenerar por si mesmo.

Os resultados do ensaio clínico foram publicados na revista Science Translational Medicine.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.