Membrana da bexiga do porco usada com sucesso no tratamento de lesões musculares

familymwr / Flickr

-

Uma fina membrana da bexiga de um porco foi usada com sucesso no tratamento de lesões musculares, revela um estudo publicado quarta-feira, com os resultados de um ensaio clínico realizado nos Estados Unidos.

A técnica foi aplicada em cinco homens, de 27 a 34 anos, que perderam massa muscular numa perna, devido a um acidente ou a ferimentos de guerra, e que não conseguiram melhorar, apesar da fisioterapia intensiva.

Três dos doentes melhoraram pelo menos 25 por cento dos seus movimentos quotidianos: conseguiram erguer o pé ao caminharem, bem como subir degraus de uma escada ou dobrar a perna sentados numa cadeira.

Os restantes pacientes reportaram uma maior estabilidade da perna lesionada e uma melhoria geral na sua qualidade de vida.

Os novos tecidos musculares parecem ter nervos e vasos sanguíneos.

pitt.edu

Professor Stephen Badylak, da Universidade de Pittsburgh,

A equipa de cientistas usou a membrana da bexiga do porco, que foi “despida” das suas células para dar uma massa de proteínas.

A matriz extracelular obtida foi implantada cirurgicamente no local do ferimento e, mobilizando as células-mãe produzidas pelo organismo, permitiu reconstituir em parte os tecidos lesionados.

“Trata-se de um método eficaz para restaurar as funções musculares nas pessoas que perderam uma grande parte de um músculo”, explicou um dos principais autores do ensaio clínico, Stephen Badylak, da Universidade de Pittsburgh, acrescentando que se a lesão não for muito extensa o músculo tem a capacidade de se regenerar por si mesmo.

Os resultados do ensaio clínico foram publicados na revista Science Translational Medicine.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …

Norueguês empregou 70 imigrantes ilegais e foi a tribunal "muito, muito feliz"

Aharne Viste acha que a Constituição norueguesa reconhece o direito mesmo a quem não consegue obter asilo e tenciona ir em frente com a sua campanha. Aharne Viste contratou cerca de 70 imigrantes legalmente impedidos de …

Netanyahu não consegue formar Governo e devolve mandato ao presidente israelita

O primeiro-ministro israelita em funções, Benjamin Netanyahu, admitiu hoje ao Presidente de Israel, Reuven Rivlin, não ter reunido as condições necessárias para formar Governo e devolveu o processo ao chefe de Estado. Numa nota informativa, a …

Ronaldo, Bernardo e Félix estão entre os finalistas para a Bola de Ouro

Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva e João Félix estão entre os 30 finalistas para vencer a Bola de Ouro de 2019. Esta é a primeira vez que Bernardo e Félix são nomeados para o prémio da …

Encontrados dois míticos porta-aviões japoneses afundados na batalha de Midway

Cientistas e exploradores descobriram dois navios japoneses naufragados durante a histórica batalha de Midway, durante a II Guerra Mundial, no Oceano o Pacífico, noticia esta semana a agência noticiosa AP. A equipa, que conta também …

MP pede que autarca de Torres Vedras vá a julgamento por plágio na tese de doutoramento

Em abril deste ano, o MP acusou o autarca de um crime de contrafação, por alegado plágio de 40 textos originais na sua tese de doutoramento “As linhas de Torres, um destino turístico estratégico para …

Rui Rio confirma recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD, Rui Rio, quebrou hoje o silêncio sobre o seu futuro político, confirmando a sua recandidatura à liderança do partido. O anúncio foi feito às 18:30, num hotel no Porto. Duas semanas depois …