As melhores formas de saber se alguém está a mentir

Quer tornar-se um especialista na deteção de mentiras? Se sim, saber as melhores formas de perceber se alguém está a mentir é crucial.

Mas o que é mentira? É o ato de enganar deliberadamente os outros, transmitindo informações falsas. Implica fazer intencionalmente falsas declarações, ocultar a verdade ou dar uma versão distorcida da mesma. A mentira pode ocorrer por uma variedade de razões, tais como ganho pessoal, proteger a si próprio ou a outra pessoa, evitar castigos, ou ganhar poder sobre os outros.

Um inquérito recente revelou que uma pessoa conta em média quatro mentiras por dia. Os participantes acreditam que outras pessoas lhes contam seis mentiras por dia. O estudo mostrou também que 53% dos norte-americanos acreditam que são bons a detetar mentiras, enquanto apenas 8% pensam que não são bons a fazê-lo.

O StudyFinds compilou uma lista das melhores formas de saber se alguém está a mentir. O primeiro é através do teste do polígrafo. Esses testes começam por medir a resposta a perguntas verdadeiras, como o nome e a data de aniversário, e utilizam-nas como base de comparação. O dispositivo mede a tensão arterial, pulso, respiração e condutância da pele à medida que o sujeito responde às perguntas.

A máquina concentra-se nos efeitos externos que certas perguntas têm sobre o corpo. O TruthFinder explicou que “a máquina regista as respostas físicas a estas perguntas para determinar se o sujeito está a dizer a verdade”. Um aumento do ritmo cardíaco ou alterações na respiração são indicadores de que alguém pode estar a mentir.

Em segundo lugar na lista estão os testes de rastreio ocular, um método popular de deteção através da medição dos movimentos oculares. De acordo com a Simply Psychology, “estes testes medem a direção e a velocidade dos movimentos oculares enquanto respondem a perguntas para identificar sinais de engano”.

De acordo com a Medical News Today, “os testes de rastreio ocular também medem a dilatação da pupila e a taxa de piscadelas para determinar a veracidade de um sujeito”.

Depois há a linguagem corporal, que engloba várias pistas não verbais, tais como expressões faciais, gestos e postura. A forma como uma pessoa move-se ou usa as suas mãos enquanto fala fornece uma imagem completa dos vários sinais da linguagem corporal que indicam se uma pessoa está a mentir.

As pessoas que mentem tendem a evitar o contacto visual, têm olhos suspeitos e brincam com as suas mãos. A LifeHacker destacou a importância da linguagem corporal como um aspeto essencial da comunicação e sugeriu que os olhos e o rosto podem ser mais reveladores do que o resto do corpo.

Os mentirosos podem também evitar o contacto visual, tocar no rosto ou fazer gestos forçados e não naturais.

Em quarto lugar na lista surge a análise do stress na voz. A análise do stress vocal é um método que mede as mudanças nos padrões vocais de uma pessoa para identificar sinais de preocupação ou desconforto. Essas alterações podem indicar que uma pessoa está a mentir.

As mentiras não só alteram a forma como nos apresentamos através da linguagem corporal, mas também a forma como soamos. A análise de stress vocal mede alterações no tom vocal, no volume e na velocidade.

Por último, as técnicas de interrogatório podem ser úteis e há vários métodos que podem ser utilizados. Segundo a Frontiers, “seguir as respostas ou fazer perguntas numa ordem diferente pode ser útil para determinar se alguém está a mentir”. Trata-se de disfarçar a mesma pergunta, reformulando-a.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.