Está escolhido o melhor professor de Portugal

2

A professora Ana Moniz, que trabalha com autistas no Bombarral, venceu a edição 2023 do Global Teacher Prize Portugal, prémio que distingue o desempenho de docentes, elegendo o melhor do país.

Professora de educação especial, Ana Moniz trabalha com cerca de 126 alunos do pré-escolar ao 12.º ano, no Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, no concelho do Bombarral (Leiria), em particular com autistas que frequentam o centro de apoio à aprendizagem.

A docente venceu o prémio Global Teacher Prize em Portugal, no valor de 30 mil euros, porque contribuiu para “a dinamização de técnicas multissensoriais” e para “a criação de espaços de aprendizagem activos e diferenciadores“, como explica a organização Mentes Empreendedoras que promove a iniciativa.

Ana Moniz dinamiza, nomeadamente, uma quinta pedagógica onde as crianças e os jovens aprendem a ser autónomos, fazendo “actividades da vida diária através do contacto com a natureza“.

O anúncio da premiada foi feito pelo presidente honorário do júri, o pediatra Mário Cordeiro, numa mensagem-vídeo transmitida na cerimónia de entrega do prémio, em Lisboa.

Aquando da distinção, Ana Moniz sublinhou que trabalha para que os seus “meninos sejam cidadãos de pleno direito, respeitados e respeitadores, auto-suficientes e empreendedores”.

Menção honrosa para educador de infância de Chaves

A menção honrosa do Global Teacher Prize Portugal para educadores de infância, galardão promovido este ano pela primeira vez, foi para Nuno Gonçalves que trabalha no Centro Social Paroquial de Chaves.

Temos de estar todos os dias encantados para encantarmos as nossas crianças“, afirmou o premiado que é formado em educação especial e coordenador de uma equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva.

Nuno Gonçalves destacou-se por um projecto para uma educação inclusiva no jardim de infância através do brincar, ao organizar, em conjunto com as famílias e a comunidade educativa, diferentes espaços exteriores de brincadeira, sensações e aprendizagem, como circuitos de água e com pneus, horta pedagógica, zona de relaxamento e de música e caixa de areia.

O prémio Global Teacher Prize Portugal é a versão nacional do Global Teacher Prize, uma iniciativa em mais de 120 países que visa reconhecer “os professores que contribuem para a excelência na educação, para a inovação e para a descoberta de novas respostas educativas”.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Este tipo de concurso com este mote é tão descabido como o seria o de “melhor médico de Portugal…’ por exemplo. E os que entram nisto fazem-no por carência de ego, decerto.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.