De lado, de barriga para cima ou para baixo — qual é a melhor posição para dormir?

2

Após 50 anos de pesquisa, o cientista do sono da Universidade de Stanford, William Dement, teria dito que a única explicação sólida que conhece para por que é que dormimos é “porque ficamos com sono”.

Mesmo que o sono possa ser, como disse um investigador, “o único comportamento importante em busca de uma função”, claramente importa para nossa saúde e bem-estar.

Afinal, o que a ciência diz sobre a posição de dormir?

Existe uma posição correta para dormir?

A maioria das pessoas prefere dormir de lado. Isso são boas notícias, pois quem dorme de costas é mais propenso a dormir mal ou ter dificuldades respiratórias durante a noite.

Na maioria dos casos, tendemos a mexer-nos bastante durante a noite. Um estudo com 664 pessoas descobriu, em média, que os participantes passavam cerca de 54% do tempo na cama a dormir de lado, cerca de 37% de costas e cerca de 7% de barriga para baixo.

Os homens (especialmente aqueles com menos de 35 anos) tendem a ser mais inquietos, com mais mudanças de posição e movimentos dos braços, coxas e parte superior das costas durante a noite.

Isso pode não ser uma coisa má, pois permitir que o corpo se mova durante a noite geralmente é uma boa ideia. Durante o sono, o corpo acompanhará qualquer dor ou desconforto e ajustará a posição de acordo. É por isso que geralmente evitamos desenvolver ou úlceras de pressão na vida quotidiana.

Se achar que não pode se mover porque o seu parceiro (ou cão) está a ocupar muito espaço na cama, considere trocar de lado ou comprar uma cama maior. E não se aperte demais; dê a si mesmo algum espaço para se movimentar em ambos os lados.

Estar confortável é fundamental. Não há pesquisas de qualidade que forneçam evidências claras sobre uma “posição ideal para dormir“. A idade, peso, ambiente, atividades e a gravidez; todos influenciam a posição de sono melhor para o corpo.

Idealmente, podemos encontrar uma posição que nos ajude a ter uma boa noite de sono e que evite que acordemos com alguma dor.

Mesmo com a nossa posição escolhida, há alguns detalhes a ter em conta. Num estudo, quem descansou numa posição em que há rotação da coluna (como a posição lateral sem suporte), acordou com mais dor pela manhã.

No entanto, embora algumas formas de dormir de lado possam causar um pouco de carga na coluna, parece que as posições laterais, em geral, ainda são melhores do que as outras opções.

Que almofada devo usar?

Escolher a almofada certa é vital para uma boa noite de sono. Descobriu-se que a falta de apoio para a cabeça e o pescoço durante o sono afeta gravemente o alinhamento da coluna e causa problemas musculares, como dor no pescoço, dor no ombro e rigidez muscular.

O material do almofada não parece afetar a coluna. Em vez disso, a forma e a altura são o que importa. Uma almofada em forma de U pode ajudá-lo a ter uma noite de sono mais longa, e uma almofada em forma de rolo pode reduzir a dor matinal e a dor na hora de dormir para aqueles que sofrem de dor crónica.

Infelizmente, a ciência não nos deu uma resposta sobre qual é o colchão ideal. Com todos a dormir de forma diferente, seria difícil fazer uma comparação a longo prazo.

No entanto, existem colchões objetivamente maus. Se a sua cama está a cair, perdeu a firmeza, desenvolve molas barulhentas ou mostra sinais claros de desgaste, considere trocar o colchão. Virar o colchão pode ajudar na longevidade e melhorar o conforto e deve ser feito pelo menos uma a duas vezes por ano.

Outras dicas para ter uma noite descansada

Defina uma temperatura ambiente mais fria. A temperatura ideal para dormir é 18,3°C (variando entre 15-19°C); temperaturas mais altas podem afetar o sono.

Permita algum fluxo de ar na sala. Além de trazer ar fresco e agradável, também elimina qualquer calor acumulado, mantendo-nos  ​ frescos durante a noite.

Alguns medicamentos, como certos tipos de anti-histamínicos, podem facilitar o sono. Por outro lado, estimulantes como a cafeína podem afetar drasticamente a qualidade do seu sono.

Por fim, certifique-se de não ir para a cama com a bexiga cheia, pois ter que acordar à noite para urinar pode afetar o sono.

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.