Ciência revela qual a melhor posição para dormir

Da próxima vez que tiver dificuldades em encontrar a melhor posição para dormir lembre-se: os especialistas recomendam dormir de lado – e, de preferência, para o lado esquerdo. 

Dormir de lado forma proporciona um maior descanso e facilita o funcionamento do nosso organismo. Esta posição revela-se melhor do que de bruços, que dificulta a respiração e até mesmo que dormir de barriga para cima, que coloca todo o peso do corpo sobre as costas, revela a BBC.

No entanto, entre as duas possíveis posições laterais, há uma delas que traz mais benefícios. De acordo com a Ciência, é melhor dormirmos sobre o lado esquerdo do corpo, algo que é especialmente válido para grávidas.

Dormir sobre o lado esquerdo do corpo beneficia a drenagem linfática do sistema nervoso central, de acordo com um estudo realizado na Universidade de Stony Brook e na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, publicado posteriormente na revista científica The Journal of Neuroscience.

Esta posição favorece ainda a eliminação do excesso de proteínas, vitaminas, gorduras e resíduos, como os depósitos de proteínas beta-amilóides, altamente nocivos à saúde.

O processo de eliminação de proteínas em excesso é muito importante para o nosso organismo, porque ajuda a nivelar o volume e a pressão sanguínea, assim como melhora o funcionamento do sistema imunológico. Uma drenagem linfática deficiente pode levar a transtornos neurológicos, como a esclerose múltipla.

O coração está do lado esquerdo do corpo e, dormir desta forma impede a obstrução da artéria aorta, que bombeia sangue para o resto do sistema sanguíneo, explicou à CNN o médico William Christopher Winter, do Hospital Martha Jefferson, nos EUA.

Desta forma, a veia cava inferior permanece livre, sem ser pressionada por nenhum órgão, explicou Winter. Assim, o sangue volta mais facilmente das outras partes do corpo até o coração.

Por outro lado, dormir nesta posição facilita também a digestão – como simples efeito da força da gravidade no nosso corpo. O estômago e os intestinos grosso e delgado estão ligeiramente inclinados à esquerda. Então, dormir para o lado esquerdo faz com que os alimentos passem por estes órgão mais facilmente, ajudando, consequentemente no processo digestivo.

Dormir para o lado esquerdo alivia também a pressão sobre a coluna vertebral. Quando estamos deitados de lado, a coluna fica mais alinhada do que nas restantes posições. Além disso, evita-se que todo o peso do corpo recaía sobre as costas e, como mencionado anteriormente, evita a pressão sobre importantes vias sanguíneas.

Dormir sobre o lado esquerdo é especialmente recomendável para grávidas, já que assim o bebé não pressiona a veia cava e o sangue circula melhor, fazendo chegar à placenta todos os nutrientes necessários.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Explosão atinge autocarro de turistas perto da Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …

Descobertas inscrições neolíticas com símbolos da realeza egípcia

Uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades de Egito descobriu perto da cidade de Assuão, no sul do país, as primeiras inscrições reais que remontam ao período neolítico. Este período começou há 12 mil anos e …

Já sabemos qual é o segredo para superar a inveja

De acordo com uma investigação recente, temos mais inveja da experiência de uma determinada pessoa antes de ter acontecido do que depois de já ter passado. O segredo está no tempo. Pesquisas anteriores mostraram que os …

Holanda é a vencedora da 64.ª edição da Eurovisão

A Holanda, que venceu pela última vez há 44 anos, foi o país que obteve maior pontuação (492 pontos), atribuída pelos espetadores de cada país e pelos júris nacionais dos 41 países que participaram na …