Ciência revela qual a melhor posição para dormir

Da próxima vez que tiver dificuldades em encontrar a melhor posição para dormir lembre-se: os especialistas recomendam dormir de lado – e, de preferência, para o lado esquerdo. 

Dormir de lado forma proporciona um maior descanso e facilita o funcionamento do nosso organismo. Esta posição revela-se melhor do que de bruços, que dificulta a respiração e até mesmo que dormir de barriga para cima, que coloca todo o peso do corpo sobre as costas, revela a BBC.

No entanto, entre as duas possíveis posições laterais, há uma delas que traz mais benefícios. De acordo com a Ciência, é melhor dormirmos sobre o lado esquerdo do corpo, algo que é especialmente válido para grávidas.

Dormir sobre o lado esquerdo do corpo beneficia a drenagem linfática do sistema nervoso central, de acordo com um estudo realizado na Universidade de Stony Brook e na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, publicado posteriormente na revista científica The Journal of Neuroscience.

Esta posição favorece ainda a eliminação do excesso de proteínas, vitaminas, gorduras e resíduos, como os depósitos de proteínas beta-amilóides, altamente nocivos à saúde.

O processo de eliminação de proteínas em excesso é muito importante para o nosso organismo, porque ajuda a nivelar o volume e a pressão sanguínea, assim como melhora o funcionamento do sistema imunológico. Uma drenagem linfática deficiente pode levar a transtornos neurológicos, como a esclerose múltipla.

O coração está do lado esquerdo do corpo e, dormir desta forma impede a obstrução da artéria aorta, que bombeia sangue para o resto do sistema sanguíneo, explicou à CNN o médico William Christopher Winter, do Hospital Martha Jefferson, nos EUA.

Desta forma, a veia cava inferior permanece livre, sem ser pressionada por nenhum órgão, explicou Winter. Assim, o sangue volta mais facilmente das outras partes do corpo até o coração.

Por outro lado, dormir nesta posição facilita também a digestão – como simples efeito da força da gravidade no nosso corpo. O estômago e os intestinos grosso e delgado estão ligeiramente inclinados à esquerda. Então, dormir para o lado esquerdo faz com que os alimentos passem por estes órgão mais facilmente, ajudando, consequentemente no processo digestivo.

Dormir para o lado esquerdo alivia também a pressão sobre a coluna vertebral. Quando estamos deitados de lado, a coluna fica mais alinhada do que nas restantes posições. Além disso, evita-se que todo o peso do corpo recaía sobre as costas e, como mencionado anteriormente, evita a pressão sobre importantes vias sanguíneas.

Dormir sobre o lado esquerdo é especialmente recomendável para grávidas, já que assim o bebé não pressiona a veia cava e o sangue circula melhor, fazendo chegar à placenta todos os nutrientes necessários.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …