Ciência revela qual a melhor posição para dormir

Da próxima vez que tiver dificuldades em encontrar a melhor posição para dormir lembre-se: os especialistas recomendam dormir de lado – e, de preferência, para o lado esquerdo. 

Dormir de lado forma proporciona um maior descanso e facilita o funcionamento do nosso organismo. Esta posição revela-se melhor do que de bruços, que dificulta a respiração e até mesmo que dormir de barriga para cima, que coloca todo o peso do corpo sobre as costas, revela a BBC.

No entanto, entre as duas possíveis posições laterais, há uma delas que traz mais benefícios. De acordo com a Ciência, é melhor dormirmos sobre o lado esquerdo do corpo, algo que é especialmente válido para grávidas.

Dormir sobre o lado esquerdo do corpo beneficia a drenagem linfática do sistema nervoso central, de acordo com um estudo realizado na Universidade de Stony Brook e na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, publicado posteriormente na revista científica The Journal of Neuroscience.

Esta posição favorece ainda a eliminação do excesso de proteínas, vitaminas, gorduras e resíduos, como os depósitos de proteínas beta-amilóides, altamente nocivos à saúde.

O processo de eliminação de proteínas em excesso é muito importante para o nosso organismo, porque ajuda a nivelar o volume e a pressão sanguínea, assim como melhora o funcionamento do sistema imunológico. Uma drenagem linfática deficiente pode levar a transtornos neurológicos, como a esclerose múltipla.

O coração está do lado esquerdo do corpo e, dormir desta forma impede a obstrução da artéria aorta, que bombeia sangue para o resto do sistema sanguíneo, explicou à CNN o médico William Christopher Winter, do Hospital Martha Jefferson, nos EUA.

Desta forma, a veia cava inferior permanece livre, sem ser pressionada por nenhum órgão, explicou Winter. Assim, o sangue volta mais facilmente das outras partes do corpo até o coração.

Por outro lado, dormir nesta posição facilita também a digestão – como simples efeito da força da gravidade no nosso corpo. O estômago e os intestinos grosso e delgado estão ligeiramente inclinados à esquerda. Então, dormir para o lado esquerdo faz com que os alimentos passem por estes órgão mais facilmente, ajudando, consequentemente no processo digestivo.

Dormir para o lado esquerdo alivia também a pressão sobre a coluna vertebral. Quando estamos deitados de lado, a coluna fica mais alinhada do que nas restantes posições. Além disso, evita-se que todo o peso do corpo recaía sobre as costas e, como mencionado anteriormente, evita a pressão sobre importantes vias sanguíneas.

Dormir sobre o lado esquerdo é especialmente recomendável para grávidas, já que assim o bebé não pressiona a veia cava e o sangue circula melhor, fazendo chegar à placenta todos os nutrientes necessários.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …

Vem aí um novo filme da saga Matrix

O quarto filme da saga "Matrix" será realizado e produzido por Lana Wachowski e deverá começar a ser rodado no início do próximo ano. A saga cinematográfica "The Matrix" vai ter um novo filme, anunciaram na terça-feira …

Em momento "de vida ou morte" da empresa, Huawei tenta evitar despedimentos

O fundador da Huawei, Ren Zhengfei, escreveu na segunda-feira um comunicado interno no qual admite que a empresa está "num momento de vida ou morte" e pediu aos funcionários que não estão com muito trabalho …

Honduras. Ex-primeira dama condenada por desviar verbas quando marido era Presidente

Um tribunal hondurenho condenou a ex-primeira dama Rosa Elena Bonilla por desviar cerca de 600 mil dólares (540 mil euros) em dinheiro do Governo (2010-2014), quando o marido, Porfirio Lobo, era Presidente. Segundo informou esta quarta-feira …

Maduro confirma conversações ao mais alto nível com EUA

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou esta quarta-feira que membros do seu governo mantêm contactos de alto nível com funcionários da administração norte-americana de Donald Trump. "[Donald] Trump disse que os Estados Unidos [EUA] dialogam …

Pardal Henriques desmente Marinho e Pinto. Recebeu convite mas ainda não é candidato

O presidente do Partido Democrático Republicano (PDR) anunciou que o porta-voz do SNMMP é candidato às legislativas de outubro. Pardal Henriques confirmou o convite mas diz que ainda não tomou uma decisão. "Pardal Henriques vai ser …

Desemprego registado cai em julho para o valor mais baixo desde 1991

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Portugal continua a diminuir. O desemprego registado cai em julho para o valor mais baixo desde 1991. É o chamado desemprego registado que, depois de em …

Nova acusação contra Plácido Domingo. Jornalista espanhola diz que o tenor se aproximou “mais do que devia”

A jornalista espanhola Karmele Marchante acusou o tenor Plácido Domingo de se ter aproximado "mais do que devia com cara de quero, posso e mando". É um dos desenvolvimentos mais recentes do caso Plácido Domingo e …