/

Ciência revela qual a melhor posição para dormir

Da próxima vez que tiver dificuldades em encontrar a melhor posição para dormir lembre-se: os especialistas recomendam dormir de lado – e, de preferência, para o lado esquerdo. 

Dormir de lado forma proporciona um maior descanso e facilita o funcionamento do nosso organismo. Esta posição revela-se melhor do que de bruços, que dificulta a respiração e até mesmo que dormir de barriga para cima, que coloca todo o peso do corpo sobre as costas, revela a BBC.

No entanto, entre as duas possíveis posições laterais, há uma delas que traz mais benefícios. De acordo com a Ciência, é melhor dormirmos sobre o lado esquerdo do corpo, algo que é especialmente válido para grávidas.

Dormir sobre o lado esquerdo do corpo beneficia a drenagem linfática do sistema nervoso central, de acordo com um estudo realizado na Universidade de Stony Brook e na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, publicado posteriormente na revista científica The Journal of Neuroscience.

Esta posição favorece ainda a eliminação do excesso de proteínas, vitaminas, gorduras e resíduos, como os depósitos de proteínas beta-amilóides, altamente nocivos à saúde.

O processo de eliminação de proteínas em excesso é muito importante para o nosso organismo, porque ajuda a nivelar o volume e a pressão sanguínea, assim como melhora o funcionamento do sistema imunológico. Uma drenagem linfática deficiente pode levar a transtornos neurológicos, como a esclerose múltipla.

O coração está do lado esquerdo do corpo e, dormir desta forma impede a obstrução da artéria aorta, que bombeia sangue para o resto do sistema sanguíneo, explicou à CNN o médico William Christopher Winter, do Hospital Martha Jefferson, nos EUA.

Desta forma, a veia cava inferior permanece livre, sem ser pressionada por nenhum órgão, explicou Winter. Assim, o sangue volta mais facilmente das outras partes do corpo até o coração.

Por outro lado, dormir nesta posição facilita também a digestão – como simples efeito da força da gravidade no nosso corpo. O estômago e os intestinos grosso e delgado estão ligeiramente inclinados à esquerda. Então, dormir para o lado esquerdo faz com que os alimentos passem por estes órgão mais facilmente, ajudando, consequentemente no processo digestivo.

Dormir para o lado esquerdo alivia também a pressão sobre a coluna vertebral. Quando estamos deitados de lado, a coluna fica mais alinhada do que nas restantes posições. Além disso, evita-se que todo o peso do corpo recaía sobre as costas e, como mencionado anteriormente, evita a pressão sobre importantes vias sanguíneas.

Dormir sobre o lado esquerdo é especialmente recomendável para grávidas, já que assim o bebé não pressiona a veia cava e o sangue circula melhor, fazendo chegar à placenta todos os nutrientes necessários.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.