Astrónomos já sabem qual é o melhor lugar do mundo para ver as estrelas

Um novo estudo científico sugere que o melhor local para estudar o céu noturno poderá ser a Antártida. O problema continuam a ser as baixas temperaturas.

Quando falamos em bons lugares para ver o céu noturno, geralmente pensamos no campo, longe da poluição luminosa das cidades. No entanto, para grandes observações astronómicas, há outro fator importante a ter em conta: a atmosfera.

É por esta razão que muitos observatórios são construídos em locais de grandes ou médias altitudes e com baixa humidade, como o Chile. Porém, os cientistas estão agora a questionar se estas são, realmente, as melhores regiões para estudar o céu noturno.

De acordo com o site IFLScience, um novo estudo sugere que a Antártida pode ser, afinal, o local vencedor. Publicado na revista Nature, a 29 de julho, o artigo científico mediu o “seeing” acima da Cúpula A, a mais alta cúpula de gelo no Planalto Antártico.

“Seeing” é o termo usado na Astronomia para definir o parâmetro que expressa a qualidade das observações, conforme determinado pela turbulência atmosférica.

A 8 metros acima do cume da Cúpula A, os investigadores relatam ter conseguido um “seeing” cinco vezes melhor do que os observatórios estabelecidos em locais de latitude média.

Segundo o mesmo site, a razão para isto acontecer é a camada limite, a parte da atmosfera onde ocorre a maior parte da turbulência. Acima dessa camada, a atmosfera afeta menos as observações. Na Cúpula A, a camada limite tem, em média, menos de 14 metros de espessura.

Infelizmente, construir lá um observatório ainda não é tarefa fácil. Os cientistas relataram que os seus instrumentos foram afetados pelas baixas temperaturas (neste local, é frequente estarem abaixo dos -80°C).

No futuro, se a evolução da tecnologia conseguir ultrapassar este percalço, a equipa refere que o “seeing” pode melhorar em mais 10% a 12%.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As girafas são tão altas que podem funcionar como um pára-raios fatal

A ideia de que a girafa pode funcionar como um pára-raios não é nova e já se sabe que estes animais já foram mortos por relâmpagos. Porém, agora, cientistas descreveram as circunstâncias em detalhe pela …

A Antártida está em perigo. "Glaciar do juízo final" está a derreter a um ritmo alarmante

Novas estudos deixam um alerta: A Antártica está a correr sérios perigos de desaparecer. Os cientistas já apelidaram o Thwaites - um glaciar do tamanho da Grã-Bretanha localizado no oeste do continente -  de "glaciar …

Revelada origem das galáxias mais "extremas"

Os astrónomos descobriram que a chave para entender as galáxias com tamanhos "extremos", pequenas ou grandes, pode estar nos seus arredores. Em dois estudos relacionados, uma equipa internacional descobriu que as galáxias que são "ultracompactas" ou …

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …