Astrónomos já sabem qual é o melhor lugar do mundo para ver as estrelas

Um novo estudo científico sugere que o melhor local para estudar o céu noturno poderá ser a Antártida. O problema continuam a ser as baixas temperaturas.

Quando falamos em bons lugares para ver o céu noturno, geralmente pensamos no campo, longe da poluição luminosa das cidades. No entanto, para grandes observações astronómicas, há outro fator importante a ter em conta: a atmosfera.

É por esta razão que muitos observatórios são construídos em locais de grandes ou médias altitudes e com baixa humidade, como o Chile. Porém, os cientistas estão agora a questionar se estas são, realmente, as melhores regiões para estudar o céu noturno.

De acordo com o site IFLScience, um novo estudo sugere que a Antártida pode ser, afinal, o local vencedor. Publicado na revista Nature, a 29 de julho, o artigo científico mediu o “seeing” acima da Cúpula A, a mais alta cúpula de gelo no Planalto Antártico.

“Seeing” é o termo usado na Astronomia para definir o parâmetro que expressa a qualidade das observações, conforme determinado pela turbulência atmosférica.

A 8 metros acima do cume da Cúpula A, os investigadores relatam ter conseguido um “seeing” cinco vezes melhor do que os observatórios estabelecidos em locais de latitude média.

Segundo o mesmo site, a razão para isto acontecer é a camada limite, a parte da atmosfera onde ocorre a maior parte da turbulência. Acima dessa camada, a atmosfera afeta menos as observações. Na Cúpula A, a camada limite tem, em média, menos de 14 metros de espessura.

Infelizmente, construir lá um observatório ainda não é tarefa fácil. Os cientistas relataram que os seus instrumentos foram afetados pelas baixas temperaturas (neste local, é frequente estarem abaixo dos -80°C).

No futuro, se a evolução da tecnologia conseguir ultrapassar este percalço, a equipa refere que o “seeing” pode melhorar em mais 10% a 12%.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …