/

Mein Kampf: de livro proibido a curso especializado na Holanda

Adam Jones / Wikimedia

Cópias de “Mein Kampf”, de Adolf Hitler, em exibição no Centro de Congressos de Nuremberga, na Alemanha

O Instituto Internacional de Filosofia de Amesterdão está a oferecer um curso sobre o significado do “Mein Kampf”, de Adolf Hitler, livro proibido na Holanda até há cerca de um ano, para “resolver dúvidas” relativas à ideologia nazi.

“O debate deve acontecer numa linha correta. Necessitamos de saber o que há nesse documento. É o único livro que esteve proibido durante a história de pós-guerra dos Países Baixos”, afirmou o director do programa, Erno Eskens.

Vender cópias do livro de Hitler nos Países Baixos era ilegal desde a década de 1980, mas no início deste ano o Supremo Tribunal holandês deu razão a um antiquário de Amesterdão que tinha colocado à venda cópias do livro para alegadamente “disseminar o ódio”.

Um tribunal local considerou que só se pode alegar a liberdade de expressão quando existe “uma necessidade social urgente”, mas a Procuradoria interpôs recurso perante o Supremo, que acabou por dar razão ao antiquário.

O Supremo Tribunal considerou que o livro, como fonte histórica de pensamento antissemita, também desempenha um papel importante no debate social sobre o anti-semitismo e na luta contra o ódio.

Com o intuito de que o livro só seja usado como fonte de informação histórica, o curso recebeu o apoio do Centro Holandês de Informação e Documentação sobre Israel, que promove também uma “boa tradução académica” do “Mein Kampf”, bem como a sua forma de ver a Alemanha, a raça e a política.

O curso é ministrado por cerca de uma dezena de historiadores, tem um preço de 1.000 euros, e a primeira aula realizou-se há duas semanas.

// EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.