A PSP está a realizar esta terça-feira uma megaoperação na cidade do Porto para combater o tráfico de droga. Mais de 100 polícias cercaram os bairros Pinheiro Torres e Pasteleira Nova a partir das 7h00 desta manhã.
Estão no terreno a fazer dezenas de buscas domiciliárias a Unidade Especial de Polícia, o Corpo de Intervenção e as equipas especializadas com cães, para a identificação de estupefacientes. A operação resulta de uma investigação de vários meses, tendo as autoridades realizado diversas operações de vigilância naqueles que são dois dos bairros mais problemáticos do Porto.
De acordo com a TVI, foram detidas várias pessoas e há droga e armas apreendidas. Os trabalhos da polícia duraram duas horas e terminaram cerca das 9h00. Ainda não há números oficiais, mas a PSP vai dar uma conferência de imprensa nas próximas horas para fazer um ponto da situação. Segundo a Correio da Manhã, são seis as pessoas detidas.
Entretanto, a PSP do Porto confirmou em conferência de imprensa que nove pessoas foram detidas e que foram apreendidas drogas (cocaína, haxixe, heroína e liamba), uma arma de fogo, armas de airsoft e várias armas brancas.
As autoridades aceleraram esta megaoperação depois de um vídeo gravado num dos bairros em junho deste ano se ter tornado viral, onde é possível ouvir vários disparos na rua durante um velório.
A operação da PSP tem como objetivo a apreensão de vários tipos de produto estupefaciente, nomeadamente heroína e cocaína.
As duas zonas foram cercadas pelos agentes. No local estão presentes cinotécnicas da PSP, com os cães a serem usados para detetar a presença de droga.