O novo projeto da Arábia Saudita é um mega-cubo onde cabem 20 Torres Eiffel

Public Investment Fund

O Mukaab será a joia da coroa da New Murabba.

O Mukaab, um cubo gigante com 400 metros de altura, largura e comprimento, será a joia da coroa do novo projeto megalómano da Arábia Saudita.

A Arábia Saudita continua na linha da frente no que toca a projetos megalómanos que parecem saídos de um filme de ficção científica. E por falar em “linha”, é precisamente esse o nome de um dos planos dos sauditas: “A Linha”.

O país está a construir um edifício com 170 quilómetros de comprimento — praticamente a distância entre Lisboa e Coimbra. O plano é que nove milhões de pessoas possam viver na torre, que terá uma altura de 500 metros e uma largura de 200 metros.

Os sauditas não se ficam por aqui e anunciaram esta terça-feira o seu novo projeto: o Mukaab. Trata-se de um mega cubo de 400 metros de altura, 400 metros de largura e 400 metros de comprimento, grande o suficiente para acomodar o equivalente a 20 Torres Eiffel.

A notícia segue um anúncio do príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, na semana passada, de que o país ia gastar mil milhões de dólares para construir um centro económico e comercial em Riade até 2030.

O príncipe saudita chamou-lhe New Murabba — nova praça, em português — e no site já é possível ver vídeos e fotos do conceito. A joia da coroa desse centro será o Mukaab.

O projeto pretende expandir a capital saudita em cerca de 19 quilómetros quadrados, segundo a CNN, de forma a acomodar centenas de milhares de novos residentes.

O mega-cubo vai oferecer “uma experiência imersiva”, de acordo com o Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita.

“Definindo o novo horizonte de Riade, o Mukaab vai atrair visitantes de todo o mundo com o seu incrível entretenimento, restaurantes e lojas de última geração. O maior centro moderno do mundo. Esta é a nova face de Riade”, lê-se no site do projeto.

No centro do cubo está um edifício em espiral, cujas paredes internas, do chão ao teto, serão telas de vídeo usadas para projeções ultrarrealistas.

A Arábia Saudita acredita que a New Murabba será o maior centro moderno do mundo. Além disso, tudo no seu interior estará a uma distância de, no máximo, uma caminhada de 15 minutos.

O novo projeto terá universidade, laboratório, museu, ópera, teatro, cinema, galerias e sala de concertos, entre um total de cerca de 80 infraestruturas.

O governo parece confiante em terminar as obras a tempo de receber a Expo Mundial em 2030, à qual a Arábia Saudita é candidata, juntamente com Coreia do Sul, Ucrânia e Itália.

O reino já tem um plano de 800 mil milhões de dólares para duplicar o tamanho da capital na próxima década.

“Quanto mais absurdos e futuristas estes projetos se tornam, mais não posso deixar de imaginar o quanto mais distópico tudo à sua volta será”, escreveu Dana Ahmed, investigadora da Amnistia Internacional, no Twitter.

Daniel Costa, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.