Por que temos tanto medo de palhaços? Eis o que diz a ciência

Tem medo de palhaços? Não está sozinho. A coulrofobia, ou o medo dos palhaços, é um fenómeno amplamente reconhecido.

Estudos indicam que este medo está presente tanto entre adultos como entre crianças, em muitas culturas diferentes. No entanto, não é bem compreendido devido a uma falta de investigação focalizada.

Embora numerosas explicações sobre a fobia tivessem sido apresentadas, nenhum estudo tinha investigado especificamente as suas origens. Num artigo do The Conversation, foram exploradas as razões pelas quais as pessoas se assustam com palhaços e a psicologia por detrás disso.

Para tal, foi elaborado um questionário psicométrico para avaliar a prevalência e a severidade da coulrofobia. O Questionário do Medo dos Palhaços foi preenchido por 987 pessoas, com idades compreendidas entre os 18 e os 77 anos.

Mais de metade dos inquiridos (53,5%) disseram que tinham medo de palhaços, pelo menos em certa medida, com 5% a dizer que tinham “muito medo” deles.

Curiosamente, a percentagem que relatou um medo extremo de palhaços é ligeiramente mais elevada do que as relatadas para muitas outras fobias, tais como animais (3,8%), sangue/injeções/lesões (3,0%), alturas (2,8%), água parada ou eventos meteorológicos (2,3%), espaços fechados (2,2%), e voar (1,3%).

As mulheres têm mais medo dos palhaços do que os homens. A razão para esta diferença não é clara, mas faz eco das descobertas da investigação sobre outras fobias, tais como o medo de cobras e aranhas. A coulrofobia diminui com a idade, o que mais uma vez coincide com a investigação de outros medos.

Para explorar as origens do medo em relação aos palhaços, foi dado um questionário de acompanhamento aos 53,5% que tinham relatado medo de palhaços.

O questionário apontava oito explicações plausíveis para as origens deste medo: um sentimento sinistro ou perturbador devido à maquilhagem dos palhaços. Uma resposta semelhante é por vezes vista com bonecos ou manequins; ou o facto de os traços faciais exagerados dos palhaços transmitem uma sensação direta de ameaça.

Outras explicações são: a maquilhagem dos palhaços esconde sinais emocionais e cria incerteza; a cor da maquilhagem lembra-nos a morte, infeção ou lesão sanguínea, e evoca repugnância; o seu comportamento imprevisível deixa-nos desconfortáveis; o medo foi aprendido com os membros da família; retratos negativos de palhaços na cultura popular ou uma experiência assustadora com um palhaço.

Ter tido uma experiência pessoal assustadora com um palhaço teve o mais baixo nível de concordância. Isto indica que a experiência de vida por si só não é uma explicação suficiente para que as pessoas tenham medo deles.

Em contraste, o retrato negativo dos palhaços na cultura popular foi um fator de contribuição muito mais forte para a coulrofobia. Isto é compreensível uma vez que alguns dos palhaços mais proeminentes dos livros e filmes foram concebidos para serem assustadores.

No entanto, algumas pessoas têm medo de Ronald McDonald, a mascote da cadeia de ‘fast-food’. Isto sugere que pode haver algo mais fundamental sobre a forma como os palhaços se parecem que perturba as pessoas.

De facto, o fator mais forte foram os sinais emocionais escondidos, sugerindo que, para muitas pessoas, o medo dos palhaços deriva do facto de não conseguirem ver as suas expressões faciais devido à sua maquilhagem. Não podemos ver os seus rostos “verdadeiros” e não podemos compreender a sua intenção emocional.

Não ser capaz de detetar o que um palhaço está a pensar ou o que poderá fazer a seguir, faz com que alguns de nós fiquemos nervosos quando estamos à sua volta.

Esta investigação proporcionou algumas novas ideias sobre a razão pela qual as pessoas têm medo de palhaços – no entanto, subsistem mais questões. Se a maquilhagem que mascara as emoções causa medo, será que as pessoas que têm o rosto pintado como animais também criam o mesmo tipo de efeito? Ou há algo mais particular na maquilhagem dos palhaços que provoca este medo? Este é agora o foco de investigação contínua.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.