Ordem dos Médicos vai proibir que internos trabalhem mais de 12 horas seguidas

1

USN

Ordem dos Médicos denuncia que há profissionais que chegam a fazer 24 horas seguidas. Em setembro, vai aprovar uma deliberação que os proíbe de trabalhar mais de 12 horas.

Depois de muitos internos apresentarem queixas por estarem a trabalhar mais de 12 horas seguidas nas urgências, a Ordem dos Médicos decidiu acabar com esta situação já a partir de setembro, diz a Renascença.

A Ordem vai assim aprovar, no próximo mês, uma deliberação para que os internos só possam trabalhar no máximo 12 horas seguidas nas urgências.

“A Ordem entendeu dizer basta! Os médicos não são robôs, são seres humanos e têm uma capacidade de trabalho que não é infinita”, afirma à Renascença o bastonário José Manuel Silva.

Há mesmo profissionais que chegam a fazer 24 horas seguidas, uma situação que põe em causa a qualidade dos cuidados prestados aos doentes.

“Não é possível continuar a tolerar esta situação que está em agravamento, porque os hospitais em vez de contratarem mais médicos para as urgências, preferem sobrecarregar os internos que são mão-de-obra mais barata”, explica o bastonário.

Para José Manuel Silva, esta é uma medida que “não obriga a que sejam contratados mais médicos, apenas a um pouco mais de trabalho administrativo”, acrescenta.

Ao Diário de Notícias, o bastonário ainda disse que o que está a acontecer “põe em causa a formação e a segurança dos doentes e dos médicos” e que os internos “estão a ser escravizados”.

“Mesmo quando não querem fazer mais do que 12 horas são pressionados e até ostracizados se não o fizerem”, remata.

A deliberação só deve ter efeitos práticos a partir de novembro.

ZAP

1 Comment

  1. A verdade é que também há muitos médicos que até preferem assim, turnos de 24h às vezes mais, porque assim podem conciliar o tempo do hospital público com, o tempo do hospital privado e o do consultório. A ganhar a 3 carrinhos não se podem queixar de que ganham mal. Nem os médicos, nem os enfermeiros que fazem igual. Eu conheço pessoalmente vários casos nas duas profissões. Acho muito bem que os médicos e enfermeiros que trabalham exclusivamente no ´setor público ganhem o dobro ou até o triplo daquilo ganham, afinal são responsáveis por vidas humanas, mas para isso tem que fazer uma escolha OU PÚBLICO OU PRIVADO. Trabalhar em muitos lados ao mesmo tempo só dá asneira, e depois acontece como no hospital público do meu concelho, vêm cansados dos privados e além de fazer asneira, – os casos que aqui acontecem são arrepiantes (ao ponto de mandarem uma doente para casa a fazer um enfarte no coração, e por sorte dessa doente, outro médico ver um exame em cima de uma mesa, perguntar por ela e ter que mandar o INEM a casa dela para a ir buscar porque já lhe tinham dado alta)- e arrogantes e mal educados com os doentes (médicos e enfermeiros).

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.