Médicos americanos desenvolvem computador que prevê a morte

sc BBC

O médico Steve Horng com o super computador que ajuda a prever a morte dos pacientes

O médico Steve Horng com o super computador que ajuda a prever a morte dos pacientes

O super computador foi desenvolvido por médicos norte-americanos e tem uma eficácia de quase 96% a prever se um paciente está prestes a morrer.

O grupo do Beth Israel Deaconess Medical Center, em Boston, decidiu ligar os pacientes à máquina e esta foi capaz de detetar doenças mais rapidamente do que a própria equipa médica, noticia o Daily Mail.

Carregado com informação de mais de 250 000 pessoas dos últimos 30 anos, o dispositivo consegue fazer diagnósticos muito mais rápidos e tem uma eficácia de quase 96% a perceber a probabilidade de um paciente morrer.

Esta eficácia pode agilizar o processo de curar um determinado paciente, fazendo com que seja também possível salvar mais vidas.

“Este retrato permite-nos aproveitar o poder do armazenamento de dados”, diz Steve Horng, médico responsável pelo projeto.

“Podemos comparar pacientes em condições de saúde semelhantes e prever diagnósticos no futuro”, acrescenta.

O computador memoriza os dados dos pacientes a cada três minutos, medindo tudo desde os níveis de oxigénio e a pressão arterial.

Para além disso, os médicos deste hospital usam os famosos óculos da Google – Google Glass – enquanto veem os pacientes e podem também recorrer a eles quando precisam de ver ficheiros, para não perder tempo a ver os arquivos.

Outra medida que está ainda a ser testada são os códigos nas portas dos quartos para que os médicos consigam rapidamente aceder aos registos dos pacientes.

“Não só nos permite ter as mãos livres, como está sempre ligado, em frente a nós e a dar-nos informação (…) sem ter de interromper o paciente, perder contacto visual ou até mesmo ter de sair do quarto “, diz o responsável.

Será que algum dia vamos ter hospitais destes em Portugal?

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Talibãs retomam execuções e amputação de mãos como punição

Os Talibãs voltarão às execuções e à amputação de mãos como forma de punição, avançou um dos fundadores do grupo, Nooruddin Turabi, indicando que as represálias nem sempre ocorrerão em público. À Associated Press, Turabi alertou …

EUA e UE precisam "enfrentar juntos" a crise climática, diz Timmermans

O vice-presidente executivo da Comissão, Frans Timmermans, encarregado de supervisionar a acordo, pediu na segunda-feira uma atuação conjunta dos Estados Unidos (EUA) e da União Europeia (UE) para lidar com a crise climática e outras …

Transações com criptomoedas passam a ser ilegais na China

O banco central da China declarou ilegais todas as transações que envolvam a bitcoin e outras moedas virtuais, intensificando uma campanha para bloquear o uso de dinheiro digital não oficial. Após o anúncio, revelou esta sexta-feira …

Eduardo Bolsonaro e dois ministros de Estado testam positivo à covid-19

O filho do Presidente do Brasil, que também é deputado federal, é o terceiro membro da delegação brasileira que viajou para os EUA a testar positivo para a covid-19. O deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro, filho …

Avião russo invade espaço aéreo da Estónia pela sexta vez este ano

A Estónia informou na quinta-feira que um avião da força aérea russa violou o seu espaço aéreo, sendo o sexto incidente do género este ano. A intrusão terá ocorrido ao meio-dia de quarta-feira, quando o avião …

Abel montou uma "equipa pequena, a jogar sempre com receio"

Opinião proveniente do Brasil lamenta a forma como o campeão sul-americano se apresenta em campo. É campeão sul-americano, por ter vencido a última Copa Libertadores, está a um jogo de estar novamente na final da Libertadores …

Pandemia com tendência decrescente nos serviços de saúde e na mortalidade

Portugal regista uma situação pandémica de “intensidade moderada”, mas com uma tendência decrescente da pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade associada à covid-19, refere o relatório das “linhas vermelhas” hoje divulgado. Segundo a …

Vacinas da gripe vão ser dadas nos centros de vacinação covid-19

Os centros de vacinação usados para administrar as vacinas contra a covid-19 vão também passar a ser usados para vacinar contra a gripe. Numa nota enviada às redações, a task force anunciou que os centros de …

Irmã de Kim Jong-un diz que acabar com a Guerra da Coreia é uma "ideia admirável"

Esta sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, disse que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis. Ri …

"Que se lixe o Congresso", diz líder do CDS

O líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos disse não estar "minimamente preocupado" nem "concentrado em táticas para congressos internos". O presidente do CDS disse esta sexta-feira que não está “minimamente preocupado” com a próxima reunião magna …