Médico descobre sinal “escondido” no pescoço de David de Miguel Ângelo

Numa visita a Florença, o médico norte-americano Daniel Gelfman notou que o pescoço de David tinha a veia jugular externa saliente.

Durante uma visita à Galeria da Academia de Belas Artes, em Florença, na Itália, o médico norte-americano, Daniel Gelfman, notou que a escultura David de Miguel Ângelo apresentava a veia jugular externa no lado direito do pescoço distendida bem acima da clavícula.

Um estudo, publicado no dia 26 de dezembro na revista JAMA Cardiology, mostrou que Miguel Ângelo conhecia factos sobre o sistema circulatório humano que os cientistas e os médicos ainda não tinham descoberto – e a prova disso é a veia jugular que esculpiu em David.

“A minha reação inicial foi de fascínio. David é uma peça inspiradora e houve uma atenção incrível ao detalhe e à precisão da anatomia física”, conta o especialista.

O médico explicou, em declarações ao USA Today, que o artista estava ciente desta distenção “venosa temporária da jugular em indivíduos saudáveis que estão ansiosos”. E, de facto, David estava ansioso por enfrentar Golias.

A distensão desta veia também pode ser observada em indivíduos doentes que tenham a pressão intracardíaca elevada e, provavelmente, uma disfunção cardíaca. No entanto, este não seria o caso de David.

A Sábado evidencia que os médicos só descobriram a natureza do sistema circulatório em 1628, enquanto que escultura de David foi publicamente revelada em 1504. Este intervalo de tempo demonstra que o escultor tinha conhecimentos anatómicos.

O médico norte-americano foi o primeiro a reparar na jugular distendida, que esteve “escondida à vista por mais de 500 anos“.

Mas Miguel Ângelo não era o único artista com conhecimentos anatómicos na época do Renascimento. Leonardo da Vinci (1452-1519), por exemplo, foi o primeiro a descrever o coração como um músculo e um órgão com quatro cavidades e a explicar com precisão como o sangue circulava por essas cavidades.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não sou médico nem historiador de arte, mas parece-me aventado afirmar che Michelangelo tivesse tais conhecimentos de anatomia, que só séculos mais tarde viriam a ser adquiridos (descobertos).

    Parece-me mais que tenha sido o génio do escultor a torná-lo capaz de observar detalhes invisíveis aos demais e, por isso, a aperceber-se da pesença desta “veia saliente” em geral em pessoas que fossem tomadas per esta ‘ânsia’ quando em vista de – ou durante – um encontro importante, uma acesa discussão, uma boa zaragata ou uma batalha – e disso não faltava (na verdade, mesmo hoje nunca falta…)

RESPONDER

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …

Designer holandês desenvolve "caixão vivo" feito com fibras de fungos

Um corpo humano pode demorar cerca de uma década a decompor-se dentro de um caixão. Com o Living Cocoon, o tempo é reduzido para dois ou três anos. Bob Hendrikx, biodesigner fundador da Loop, desenvolveu e …

Relógio em Nova Iorque mostra o tempo restante para reverter efeitos do aquecimento global

O Metronome, icónico relógio digital de Nova Iorque, deixou de mostrar o tempo do dia-a-dia e mostra agora o tempo restante que o nosso planeta tem para reverter os efeitos do aquecimento global. O relógio digital …