Media ajudam os rumores a tornar-se virais na Internet

Muitos meios de comunicação social falham o suficiente para separar a realidade da ficção e frequentemente ajudam a que rumores se tornem virais na Internet, revela hoje um estudo realizado nos Estados Unidos.

A investigação, conduzida pela Universidade de Columbia, cita como exemplos os rumores espalhados nas redes sociais Facebook e Twitter de que um doente com Ébola tinha sido identificado no Reino Unido e de que a infeção tinha sido detetada em Richmond, no estado norte-americano da Virgínia.

O estudo adverte que as práticas de alguns portais podem acelerar a disseminação de notícias falsas e conclui que muitas páginas de notícias na Internet “aplicam pouca ou nenhuma verificação básica” ao que divulgam.

Em contrapartida, preferem confiar noutros media, que, por sua vez, citam frequentemente, e apenas, rumores veiculados por outros meios de comunicação.

Para o principal autor do estudo, Craig Silverman, as notícias falsas são mais “sexy” ou mais interessantes do que as reais e, por isso, tornam-se virais.

O investigador, especialista em jornalismo digital, assinala que a chamada imprensa de qualidade vai atrás dos tabloides e dos jornais ‘online’, permitindo que os rumores ganhem relevância.

Segundo um outro perito, Nikki Usher, docente na Universidade George Washington, a verdade acaba por emergir, com o passar do tempo, mas “as correções não tendem a ser virais ou a ser divulgadas amplamente” e “nem sempre chegam às mesmas pessoas”.

Para Bill Adair, professor de jornalismo na Universidade Duke, na Carolina do Norte, “é particularmente perturbador quando jornalistas divulgam coisas sem saberem se são verdadeiras ou não”.

Para o docente, os meios de comunicação social têm sempre a obrigação de confirmar a informação que publicam.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

“Negacionista e bem raivosa”. Livro de ex-ministro da Saúde revela reação de Bolsonaro à pandemia

O primeiro ministro da Saúde do mandato de Jair Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta, publicou um livro sobre o combate à pandemia no Brasil e revelou que o Presidente teve uma reação “negacionista” e “raivosa”. De acordo …

"É um génio". Futre acredita que João Félix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo

O antigo internacional português e antigo jogador do Atlético de Madrid Paulo Futre acredita que João Felix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo. "É um génio. Cada vez que a bola passa pelos …

Seis novos sauditas indiciados na Turquia pela morte de Khashoggi

Os seis sauditas, indiciados a alguns dias do segundo aniversário do homicídio, não se encontram na Turquia e devem ser julgados à revelia. O procurador de Istambul indiciou, esta segunda-feira, seis novos sauditas suspeitos de …

Expressões neutras e imagens de homens e mulheres. Governo quer militares a usar linguagem inclusiva

O Ministério da Defesa quer que os militares comecem a usar uma linguagem mais inclusiva e menos discriminatória nos documentos e comunicações oficiais, de acordo com uma diretiva enviada Estado-Maior-General das Forças Armadas e aos …

Trump acusado de incentivar afro-americanos a não votar em 2016. E queria a filha Ivanka como vice

A equipa da campanha digital de Donald Trump tentou dissuadir milhões de afro-americanos de votar nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016, segundo uma investigação hoje divulgada por jornalistas da estação de televisão britânica Channel 4 …

Leitura, Matemática e Ciências. Alunos portugueses são únicos da OCDE com cada vez melhores resultados

Os alunos portugueses foram os únicos da OCDE que têm vindo a melhorar significativamente os seus desempenhos a Leitura, Matemática e Ciências, segundo uma análise que compara o desempenho académico de jovens de 15 anos …

Desabamento nas obras do Metro de Lisboa provoca quatro feridos

Um desabamento nas obras do Metro de Lisboa, na estação da Praça de Espanha, provocou esta terça-feira quatro feridos ligeiro, desconhecendo-se ainda a gravidade do seu estado, e a interrupção da circulação na linha Azul. Os …

Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Um campeão categórico, Ronaldo fora do pódio e uma equipa a pé até ao estádio

O FC Porto goleou o vizinho Boavista, o Benfica ficou a lamentar tanto desperdício e o Sporting entrou a ganhar no campeonato. Destaque ainda para o Santa Clara, Rúben Dias, João Félix, Ronaldo e Messi... e …

A mais longa quarentena do mundo vai ser prolongada mais um mês

A quarentena em Manila devido à covid-19, a mais longa do mundo atualmente, será prolongada por mais um mês até 31 de outubro, anunciaram esta terça-feira as autoridades. Mais um mês significa que número total de …

Media Capital. Mário Ferreira apresenta queixa na ERC contra a Cofina

O empresário, acionista da Media Capital, entregou, esta segunda-feira, uma queixa na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) contra o grupo Cofina pelo ataque de que considera ser vítima. De acordo com Mário Ferreira, nos …