Medalhas dos próximos Jogos Olímpicos podem ser feitas de telemóveis reciclados

Facundo Arrizabalaga / EPA

A judoca brasileira Rafaela Silva, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

Caso a ideia seja aprovada, os Jogos Olímpicos de 2020, que acontecem em Tóquio, poderão brindar os atletas com medalhas feitas de smartphones reciclados.

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro terminaram este domingo e já passaram o testemunho a Tóquio, cidade que acolhe, em 2020, aquele que é o maior evento desportivo do mundo.

Além do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, nos ter brindado com uma fatiota à Super Mario na cerimónia de encerramento, começam já a surgir outras novidades sobre os próximos Jogos.

De acordo com o Nikkei Asian Review, citado pelo Ubergizmo, as medalhas olímpicas poderão vir a ser feitas de smartphones e outros eletrodomésticos reciclados.

Os telemóveis, os computadores e outros “gadgets” utilizam em pequena escala metais de valor como o bronze, a prata e o ouro, os materiais que são precisos para as medalhas.

Estima-se que o ouro e a prata dos produtos eletrónicos que já não são usados sejam 16% a 22% da oferta global.

Só em 2014, por exemplo, o Japão conseguiu recuperar 143 quilos de ouro, 1.566 quilos de prata e 1.112 quilos de cobre.

Estas são quantidades mais do que suficientes já que, em 2012, nos Jogos Olímpicos de Londres, as medalhas usadas pelos atletas foram feitas com 9,6 quilos de ouro, 1.210 quilos de prata e 700 quilos de cobre, escreve o Ubergizmo.

Por isso, caso a ideia seja mesmo levada em frente, será uma excelente forma não só de preservar o ambiente como também dar um novo uso às grandes quantidades de lixo eletrónico.

ZAP / 4gnews

PARTILHAR

RESPONDER

Suécia pondera alterar estratégia e aplicar medidas mais drásticas em Estocolmo

Depois de um grande aumento de casos na capital do país durante a última semana, as autoridades suecas ponderam alterar toda a sua estratégia de combate à pandemia e adotar novas medidas. A Europa foi considerada …

"O PS não se pode calar." Líder parlamentar promete combate à extrema-direita

Para a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, os tempos atuais "não estão para brincadeiras ou para aventureirismos". A líder parlamentar do PS prometeu, esta terça-feira, o combate político aos "populismos" oriundos de correntes de …

"Nem fria, nem quente." China não quer nenhuma guerra

O Presidente chinês, Xi Jinping, assegurou que o país não quer nenhuma guerra e acredita que "a Humanidade vencerá a batalha" da covid-19. Xi Jinping assegurou, esta terça-feira, que a China não quer nenhuma guerra “nem …

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …