Medalhas dos próximos Jogos Olímpicos podem ser feitas de telemóveis reciclados

Facundo Arrizabalaga / EPA

A judoca brasileira Rafaela Silva, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

Caso a ideia seja aprovada, os Jogos Olímpicos de 2020, que acontecem em Tóquio, poderão brindar os atletas com medalhas feitas de smartphones reciclados.

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro terminaram este domingo e já passaram o testemunho a Tóquio, cidade que acolhe, em 2020, aquele que é o maior evento desportivo do mundo.

Além do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, nos ter brindado com uma fatiota à Super Mario na cerimónia de encerramento, começam já a surgir outras novidades sobre os próximos Jogos.

De acordo com o Nikkei Asian Review, citado pelo Ubergizmo, as medalhas olímpicas poderão vir a ser feitas de smartphones e outros eletrodomésticos reciclados.

Os telemóveis, os computadores e outros “gadgets” utilizam em pequena escala metais de valor como o bronze, a prata e o ouro, os materiais que são precisos para as medalhas.

Estima-se que o ouro e a prata dos produtos eletrónicos que já não são usados sejam 16% a 22% da oferta global.

Só em 2014, por exemplo, o Japão conseguiu recuperar 143 quilos de ouro, 1.566 quilos de prata e 1.112 quilos de cobre.

Estas são quantidades mais do que suficientes já que, em 2012, nos Jogos Olímpicos de Londres, as medalhas usadas pelos atletas foram feitas com 9,6 quilos de ouro, 1.210 quilos de prata e 700 quilos de cobre, escreve o Ubergizmo.

Por isso, caso a ideia seja mesmo levada em frente, será uma excelente forma não só de preservar o ambiente como também dar um novo uso às grandes quantidades de lixo eletrónico.

ZAP / 4gnews

PARTILHAR

RESPONDER

Trump está a "ter o seu próprio Brexit": tirar os EUA da União Postal Universal

Os EUA podem estar prestes a sair de um tratado misterioso que governa a entrega global de correspondências, deixando os remetentes comerciais, gerentes de correspondência militar e milhões de americanos estrangeiros preocupados. A Casa Branca diz …

Ativista Greta Thunberg arrasa congressista republicano nos EUA

Com tranquilidade e humor, a ambientalista sueca de 16 anos Greta Thunberg mostrou na quarta-feira que é um osso duro de roer em pleno Congresso dos Estados Unidos (EUA), ao devolver o argumento usado por …

Conselho de Disciplina nega recurso e confirma suspensão de Bruno Fernandes

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) rejeitou esta sexta-feira o recurso apresentado pelo Sporting relativo à expulsão de Bruno Fernandes, tendo mantido a partida de suspensão aplicada ao médio leonino. Em …

Mães acusam escola em Lisboa de racismo na divisão de turma

A Escola Básica S. Vicente, em Telheiras, Lisboa, foi acusada de fomentar a divisão racial e está a ser investigada pela Inspecção-Geral da Educação e Ciência (IGEC).  Foi Sandra Monteiro, de 36 anos, assistente técnica num …

TripAdvisor ganha processo contra restaurante que reclamou das críticas

O juiz de um tribunal espanhol considerou que os filtros utilizados pelo TripAdvisor funcionaram e que o dono dos restaurantes poderia ter denunciado o perfil dos utilizadores que escreveram os comentários alegadamente negativos. O proprietário de …

Twitter fecha milhares de contas por divulgarem notícias falsas. Mais de 200 associadas ao PP de Espanha

O Twitter anunciou esta sexta-feira que fechou milhares de contas em todo o mundo por divulgarem notícias falsas e propaganda pró governamental, em países como os Emirados Árabes Unidos, Egito e Espanha. As contas criadas na …

Remessas de emigrantes crescem 12,5% até julho

As remessas dos emigrantes portugueses voltaram a disparar. Crescem nos primeiros sete meses deste ano em 12,5% e já valem mais de 2,3 mil milhões de euros. A manter-se este ritmo, caminham para superar largamente …

Parecer da PGR sobre empresas de familiares de políticos dá razão a António Costa

O primeiro-ministro decidiu esta sexta-feira homologar o parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República (PGR) sobre incompatibilidades e impedimentos de políticos, no qual se recusam interpretações estritamente literais - e até inconstitucionais - …

Cuba considera "injustificada" a decisão dos Estados Unidos de expulsar diplomatas

O Governo de Cuba considerou "injustificada" a expulsão dos dois diplomatas, acusados pelos Estados Unidos de "atividades que comprometem a segurança nacional". O Governo de Cuba considerou esta quinta-feira "injustificada" a expulsão de dois dos seus …

Fisco perde recurso e vai ter de devolver parte de imposto sobre carro usado importado

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) perdeu o recurso que tinha interposto no Supremo Tribunal Administrativo (STA) e vai mesmo ter de devolver a um contribuinte parte do Imposto sobre Veículos (ISV) cobrado na importação …