A McDonald’s Portugal desculpou-se pelo slogan “Sundae Bloody Sundae” usado numa campanha da marca para celebrar o Halloween.
Após se ter instalado a controvérsia nas redes sociais, a McDonald’s Portugal retirou a campanha publicitária que tinha lançado a propósito do halloween, e pediu desculpa por ter usado o slogan “Sundae Bloody Sundae” (“Sundae Sangrento” em Português).
Segundo avança o Expresso, em causa está o facto de “sundae” (o famoso gelado da cadeia de fast-food) se ler da mesma forma que a palavra “sunday” (“domingo” em Inglês), sendo que o slogan faz uma alusão à música dos U2 “Sunday Bloody Sunday”.
Tal como recorda o semanário, a canção da banda irlandesa refere-se ao Domingo Sangrento, um trágico confronto entre protestantes e o exército inglês, na Irlanda do Norte, no dia 30 de janeiro de 1972, que fez 14 mortos.
O jornalista irlandês Fintan Walsh partilhou uma imagem do polémico cartaz no twiter, onde escreveu: “Detesto fazer-te isto, McDonalds, mas Sunday Bloody Sunday é na realidade sobre um massacre que aconteceu em Derry em 1972”.
De acordo com a McDonald’s Portugal, não houve intenção de fazer “uma referência insensível” a este episódio da História, nem para “perturbar ou insultar alguém”.
“A promoção do nosso gelado de Halloween foi feita localmente e apenas junto de um pequeno número de restaurantes. A campanha foi levada a cabo apenas com o objetivo de celebrar o Halloween, não como uma referência insensível a qualquer evento histórico, nem para perturbar ou insultar alguém”.
“Pedimos sinceras desculpas por alguma ofensa ou angústia que isto possa ter causado”, escreveu a empresa, acrescentando que toda a publicidade alusiva a esta campanha foi retirada dos seus restaurantes.
há sempre gente muito sensivel…
Epá mas agora não podem usar palavras nem termos que façam lembrar…
fogo, há pessoal que se ofende por tudo e por nada…
Desconfio que quem viveu o Domingo Sangrento teria algo a dizer sobre esse “por nada”…
Se têm um filho com 17 anos, as velhadas morbidas esqueçam o pai de 60 anos, como eu. A história é rápida. Morte aos saudosistas, onde estão quase todos. Depois não digam que não disse nada.
O McDrogas é a desgraça total mas quem é que lá vai comer aquela lixarada?????