McDonald’s Portugal pede desculpa por campanha polémica de Halloween

A McDonald’s Portugal desculpou-se pelo slogan “Sundae Bloody Sundae” usado numa campanha da marca para celebrar o Halloween.

Após se ter instalado a controvérsia nas redes sociais, a McDonald’s Portugal retirou a campanha publicitária que tinha lançado a propósito do halloween, e pediu desculpa por ter usado o slogan “Sundae Bloody Sundae” (“Sundae Sangrento” em Português).

Segundo avança o Expresso, em causa está o facto de “sundae” (o famoso gelado da cadeia de fast-food) se ler da mesma forma que a palavra “sunday” (“domingo” em Inglês), sendo que o slogan faz uma alusão à música dos U2 “Sunday Bloody Sunday”.

Tal como recorda o semanário, a canção da banda irlandesa refere-se ao Domingo Sangrento, um trágico confronto entre protestantes e o exército inglês, na Irlanda do Norte, no dia 30 de janeiro de 1972, que fez 14 mortos.

O jornalista irlandês Fintan Walsh partilhou uma imagem do polémico cartaz no twiter, onde escreveu: “Detesto fazer-te isto, McDonalds, mas Sunday Bloody Sunday é na realidade sobre um massacre que aconteceu em Derry em 1972”.

De acordo com a McDonald’s Portugal, não houve intenção de fazer “uma referência insensível” a este episódio da História, nem para “perturbar ou insultar alguém”.

“A promoção do nosso gelado de Halloween foi feita localmente e apenas junto de um pequeno número de restaurantes. A campanha foi levada a cabo apenas com o objetivo de celebrar o Halloween, não como uma referência insensível a qualquer evento histórico, nem para perturbar ou insultar alguém”.

“Pedimos sinceras desculpas por alguma ofensa ou angústia que isto possa ter causado”, escreveu a empresa, acrescentando que toda a publicidade alusiva a esta campanha foi retirada dos seus restaurantes.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. há sempre gente muito sensivel…
    Epá mas agora não podem usar palavras nem termos que façam lembrar…
    fogo, há pessoal que se ofende por tudo e por nada…

  2. Se têm um filho com 17 anos, as velhadas morbidas esqueçam o pai de 60 anos, como eu. A história é rápida. Morte aos saudosistas, onde estão quase todos. Depois não digam que não disse nada.

RESPONDER

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …

Sobe para 18 o número de mortos no acidente de avião na Índia

As autoridades indianas atualizara para 18 o número de mortes no acidente com o avião da Air India Express, que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, e que se partiu em dois …

Luz verde para reabertura de centros de dia. DGS sugere dois metros de distância entre idosos

Os centros de dia vão poder reabrir a partir de 15 de agosto, mas de forma faseada e condicionados a uma avaliação prévia da Segurança Social e entidade de saúde local sempre que funcionem juntamente …

Vacina russa para a covid-19 preocupa cientistas. País pode estar a saltar etapas

Países de todo o mundo continuam na corrida por uma vacina contra a covid-19. A Rússia diz estar prestes a anunciar a vacina, deixando preocupada a comunidade científica, ao passo que Itália avança para os …