McDonald’s gera polémica por não deixar empregados darem comida aos sem-abrigo

SportSuburban / Flickr

-

A cadeia de fast food americana tem sido alvo de duras críticas depois de um dos seus restaurantes, em França, ter proibido os funcionários de alimentar sem-abrigos.

“O McDonald’s não tem a missão de alimentar todos os famintos da zona”.

Era esta uma das frases do comunicado dirigido a um restaurante de Hyères, no sul de França, depois de um empregado ter partilhado, em julho passado, comida do restaurante com um sem-abrigo da zona, anuncia a Reuters.

Uma fotografia da nota interna, que ameaçava os funcionários de ficarem sem o seu sálario, foi publicada nas redes sociais e fez estalar a polémica.

A empresa viu-se obrigada a emitir um comunicado no qual pediu desculpas pela situação e afirmou que “se dedica a servir todos os seus clientes sem descriminação”.

A cadeia justificou depois que tomou essa decisão para “garantir a segurança dos seus clientes”, devido a um “incidente grave” com um sem-abrigo em frente a um restaurante dessa localidade.

Contudo, a cadeia americana não clarificou se poderá, ou não, levantar a proibição de partilhar comida com os mais desfavorecidos.

Este não é o primeiro caso que envolve a empresa mais famosa de fast food do mundo. Em maio deste ano, um incidente semelhante aconteceu num restaurante britânico, onde a gerência recusou servir um sem-abrigo, defendendo-se com uma “nova política”.

 ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E se cá imaginassem a quantidade de comida boa deitada fora todos os dias pelas grandes superfícies, supermercados etc!
    Onde os empregados são proibidos de levar comida para casa ou dar a quem precisa, enfim!

RESPONDER

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …