/

Com dificuldade em encontrar novos funcionários, McDonald’s opta por contratar adolescentes

2

jeepersmedia / Flickr

Um restaurante da cadeia de fast food no Estado americano do Oregon está a apelar para que adolescentes entre os 14 e 15 anos se candidatem a vagas de emprego devido à dificuldade que está a ter em encontrar trabalhadores.

Há duas semanas, o restaurante, que se situa na cidade de Medford, colocou um anúncio a a pedir que os adolescentes se inscrevessem para trabalhar no local, o que está em conformidade com a legislação trabalhista do estado.

Esta situação ocorre numa altura em que as redes de fast food, e outros estabelecimentos da área da restauração nos Estados Unidos, travam uma dura batalha para conseguir encontrar candidatos a trabalhar nas lojas.

Heather Kennedy, trabalhadora no restaurante em questão, referiu ao Business Insider que esta escassez de pessoal é “inédita” em 40 anos de existência da cadeia norte-americana.

Inicialmente, o restaurante tentou atrair trabalhadores ao aumentar o salário pago, mas este estímulo não foi o suficiente.

No entanto, Kennedy afirma que já recebeu mais de 25 novas inscrições desde que abriu as portas a menores de 16 anos.

Salários, bónus e benefícios

Questionada pela BBC, a cadeia de fast food optou por não comentar a mudança, mas referiu que a maior parte dos restaurantes estão a aplicar uma série de medidas para tentar combater a escassez de pessoal, incluindo melhores salários, bónus de assinatura de contrato e outros benefícios.

O McDonald’s também anunciou recentemente que irá aumentar os salários em restaurantes de propriedade da empresa nos Estados Unidos.

Porém, esta não é a primeira rede de fast food a apelar aos trabalhadores mais jovens que preencham as vagas.

Tanto o Burger King como a Wendy’s fizeram anúncios semelhantes recentemente. Também a rede Layne’s Chicken Fingers está a recrutar adolescentes devido à falta de profissionais mais experientes.

Escassez de mão de obra

As leis trabalhistas americanas variam de Estado para Estado, mas, no Oregon, as pessoas com 14 anos ou mais podem trabalhar em empregos que são não considerados perigosos, como é o caso dos serviços de alimentação. No entanto, o horário laboral tem de ser compatível com os estudos.

Mas esta situação é rara. A idade média de um funcionário do McDonald’s nos Estados Unidos é de 27 anos, de acordo com uma pesquisa do site de emprego Zippia.

Atualmente, há uma grande escassez de mão de obra nos Estados Unidos, que se deve ao medo da covid-19. Por outro lado, o facto das escolas estarem fechadas e de haver falta de creches também mantém os trabalhadores em casa.

Alguns economistas culpam os generosos benefícios federais concedidos durante a pandemia, embora estes já tenham terminado em muitos Estados norte-americanos.

Este problema não é único na área da restauração. No geral, as vagas para empregos menos qualificados e com salários mais baixos têm sido particularmente difíceis de preencher, o que levou empresas como o Walmart e a Amazon a oferecer bónus de retenção e salários iniciais mais altos.

ZAP // BBC

2 Comments

  1. De que me lembre, cá em Portugal, sempre que fui ao Mc, era só pessoal jovem que estava por lá a trabalhar. Nunca apanhei nenhum funcionário cinquentão ou sessentão.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.