Com dificuldade em encontrar novos funcionários, McDonald’s opta por contratar adolescentes

jeepersmedia / Flickr

Um restaurante da cadeia de fast food no Estado americano do Oregon está a apelar para que adolescentes entre os 14 e 15 anos se candidatem a vagas de emprego devido à dificuldade que está a ter em encontrar trabalhadores.

Há duas semanas, o restaurante, que se situa na cidade de Medford, colocou um anúncio a a pedir que os adolescentes se inscrevessem para trabalhar no local, o que está em conformidade com a legislação trabalhista do estado.

Esta situação ocorre numa altura em que as redes de fast food, e outros estabelecimentos da área da restauração nos Estados Unidos, travam uma dura batalha para conseguir encontrar candidatos a trabalhar nas lojas.



Heather Kennedy, trabalhadora no restaurante em questão, referiu ao Business Insider que esta escassez de pessoal é “inédita” em 40 anos de existência da cadeia norte-americana.

Inicialmente, o restaurante tentou atrair trabalhadores ao aumentar o salário pago, mas este estímulo não foi o suficiente.

No entanto, Kennedy afirma que já recebeu mais de 25 novas inscrições desde que abriu as portas a menores de 16 anos.

Salários, bónus e benefícios

Questionada pela BBC, a cadeia de fast food optou por não comentar a mudança, mas referiu que a maior parte dos restaurantes estão a aplicar uma série de medidas para tentar combater a escassez de pessoal, incluindo melhores salários, bónus de assinatura de contrato e outros benefícios.

O McDonald’s também anunciou recentemente que irá aumentar os salários em restaurantes de propriedade da empresa nos Estados Unidos.

Porém, esta não é a primeira rede de fast food a apelar aos trabalhadores mais jovens que preencham as vagas.

Tanto o Burger King como a Wendy’s fizeram anúncios semelhantes recentemente. Também a rede Layne’s Chicken Fingers está a recrutar adolescentes devido à falta de profissionais mais experientes.

Escassez de mão de obra

As leis trabalhistas americanas variam de Estado para Estado, mas, no Oregon, as pessoas com 14 anos ou mais podem trabalhar em empregos que são não considerados perigosos, como é o caso dos serviços de alimentação. No entanto, o horário laboral tem de ser compatível com os estudos.

Mas esta situação é rara. A idade média de um funcionário do McDonald’s nos Estados Unidos é de 27 anos, de acordo com uma pesquisa do site de emprego Zippia.

Atualmente, há uma grande escassez de mão de obra nos Estados Unidos, que se deve ao medo da covid-19. Por outro lado, o facto das escolas estarem fechadas e de haver falta de creches também mantém os trabalhadores em casa.

Alguns economistas culpam os generosos benefícios federais concedidos durante a pandemia, embora estes já tenham terminado em muitos Estados norte-americanos.

Este problema não é único na área da restauração. No geral, as vagas para empregos menos qualificados e com salários mais baixos têm sido particularmente difíceis de preencher, o que levou empresas como o Walmart e a Amazon a oferecer bónus de retenção e salários iniciais mais altos.

  ZAP // BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. De que me lembre, cá em Portugal, sempre que fui ao Mc, era só pessoal jovem que estava por lá a trabalhar. Nunca apanhei nenhum funcionário cinquentão ou sessentão.

RESPONDER

Vulcão Cumbre Vieja lança lava, cinzas e fumo em La Palma

La Palma regista maior sismo até agora: magnitude 4,5 na Escala de Richter

Três dos 60 sismos registados foram sentidos pela população, tendo o de maior magnitude ocorrido às 02h27, em Mazo, com uma magnitude de 4,5 na Escala de Richter. Um total de 60 sismos foram registados na …

Rui Pinto denuncia ligações entre Vieira e sociedade de César Boaventura

Numa série de tweets, Rui Pinto denunciou ligações entre Luís Filipe Vieira, ex-presidente do SL Benfica, e a GIC Corporation SA, sociedade do empresário César Boaventura. De acordo com o hacker, a sociedade em causa "foi …

Pandora Papers. Presidente do Chile enfrenta processo de destituição por suspeitas de corrupção

As revelações dos Pandora Papers envolvem o presidente chileno, Sebastian Piñera, na venda de uma empresa de minério nas Ilhas Virgens Britânicas através de uma companhia detida pelos seus filhos. Depois de ver o seu …

Orçamento tem almofada de 243 milhões para novos funcionários públicos

O Ministério das Finanças vai ter, no próximo ano, uma almofada financeira de cerca de 243,2 milhões de euros para ser usada na contratação de funcionários públicos em qualquer área governativa. De acordo com o Jornal …

Controvérsia no Dragão: FC Porto fala em prémio de 15 milhões, agente de Otávio diz que "nem um euro"

No Relatório e Contas da SAD portista, o clube diz que o prémio de assinatura da renovação de Otávio foi de quase 15 milhões de euros. O agente do jogador diz que o luso-brasileiro não …

Ameaças, "bluffs" negociais, recados e um aviso sério de Marcelo. As contas do OE2022 nos bastidores

PCP e Bloco de Esquerda ameaçam chumbar a proposta do Governo do Orçamento de Estado para 2022 (OE2022), mas pode ser só um "bluff" negocial. Enquanto isso, vários ministros pressionam os aliados da esquerda, com …

Humanos usaram tabaco nove mil anos antes do que se pensava

Novas evidências arqueológicas sugerem que as pessoas do continente americano usam tabaco há pelo menos 12.300 anos, descoberta que atrasa a adoção cultural desta planta em cerca de nove mil anos. De acordo com o site …

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

"Espírito anti-Costa" no Porto. Feridas das autárquicas não saram, mas Barbosa Ribeiro sai revitalizado

O processo autárquico no Porto foi atribulado, mas o pós-eleições não tem sido mais sereno. António Costa e Manuel Pizarro foram duramente criticados, enquanto Tiago Barbosa Ribeiro recebeu vários elogios. Na primeira reunião da concelhia do …

"É inconstitucional". Englobamento fiscal obrigatório encolhe alguns rendimentos líquidos

O englobamento fiscal obrigatório para contribuintes no último escalão do IRS leva a que tenham um rendimento líquido menor do que outros contribuintes com um rendimento bruto mais baixo. O Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) …

Os ataques de asma costumam ser mais fortes à noite. Agora, já sabemos porquê

Um novo estudo veio confirmar finalmente aquilo que já há muito se sabia e a resposta está no relógio interno do nosso corpo. Num ataque de asma, as vias respiratórias nos pulmões começam a fechar, o …