Brexit. May diz que acordo “ainda é possível”, mas divergência que resta é “frustrante”

Stephanie Lecocq / Lusa

Theresa May, primeira-ministra britânica

A primeira-ministra britânica, Theresa May, admitiu esta segunda-feira que “ainda é possível” um acordo que permita uma saída ordeira do Reino Unido da União Europeia, mas a divergência que resta com Bruxelas é “frustrante.

Numa declaração no parlamento sobre o andamento das negociações para ao Brexit, May disse terem sido feitos progressos, porém existe um impasse sobre uma solução temporária necessária para a fronteira entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte.

“Não acredito que o Reino Unido e a UE estejam longe [de um acordo]. Ambos concordamos que o Artigo 50 não pode fornecer a base legal para um relacionamento permanente. E ambos concordamos que essa solução deve ser temporária”, afirmou.

Porém, a primeira-ministra britânica declarou que o governo não podia aceitar a sugestão da UE para a Irlanda do Norte permanecer alinhada com o mercado único europeu enquanto não fosse alcançado um acordo comercial bilateral pós-Brexit.

“É claro que é frustrante que quase todos os pontos restantes de discórdia estejam focalizados na forma como vamos gerir um cenário que ambos os lados esperam que nunca venha a acontecer. E que, se acontecer, será apenas temporário”, confiou.

Porém, manifestou esperança que este desacordo não inviabilize “as perspetivas de um bom acordo e nos deixe sem acordo, o que ninguém deseja. Continuo a acreditar que um acordo negociado é o melhor resultado para o Reino Unido e para a União Europeia. Eu continuo a acreditar que tal acordo é possível”.

O líder do principal partido da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, desafiou a primeira-ministra a “colocar o país acima do partido e enfrentar as vozes irresponsáveis dos seus deputados e dentro do governo por quem o país foi mantido refém muito tempo”.

As negociações entre o Reino Unido e a União Europeia chegaram a um novo impasse neste fim de semana, dois dias antes do início, na quarta-feira, de um Conselho Europeu dedicado ao tema, devido à questão da fronteira entre a Irlanda e a província britânica da Irlanda do Norte.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …