//

Mau tempo nos Açores: já passou

 

As condições meteorológicas nos Açores registaram uma “melhoria significativa” nas últimas horas, disse esta noite o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

Contactado pela Lusa cerca das 22:45 (menos uma nos Açores), José Dias adiantou que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tinha previsto um agravamento do estado do tempo para as ilhas do grupo Oriental, mas tal não estava a acontecer.

O mesmo responsável afirmou também que, àquela hora, a Proteção Civil não tinha ativa qualquer ocorrência.

Devido aos ventos fortes, o SRPCBA registou um total de 85 ocorrências, sobretudo relacionadas com quedas de árvores e telhados danificados, nas ilhas Terceira, São Jorge, Graciosa e Flores, indicou José Dias.

Num balanço anterior, o presidente do SRPCBA frisou que o caso ”mais preocupante e que mais cuidado inspirou” tinha acontecido com quatro famílias desalojadas nas ilhas Terceira e São Jorge e que foram transferidas para casas de familiares.

“Não há qualquer tipo de dano físico a registar, apenas danos materiais”, disse José Dias.

O Governo dos Açores decidiu encerrar todos os serviços públicos da região a partir das 16:00 de hoje (17:00 em Lisboa), devido ao mau tempo, e a Proteção Civil aconselhou as populações a manterem-se em casa.

Por precaução, foram encerradas escolas em oito das nove ilhas do arquipélago e fechados todos os portos, portinhos e marinas para embarcações de comprimento inferior a 30 metros nas ilhas Terceira e Graciosa, mantendo-se o porto da Praia da Vitória, na Terceira, aberto para abrigo dessas mesmas embarcações.

Foi ainda encerrada ao trânsito, por precaução, a estrada regional Calhau Miúdo – Beira Mar da Vitória, na ilha Graciosa.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.