Mau tempo nos Açores: já passou

 

As condições meteorológicas nos Açores registaram uma “melhoria significativa” nas últimas horas, disse esta noite o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

Contactado pela Lusa cerca das 22:45 (menos uma nos Açores), José Dias adiantou que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tinha previsto um agravamento do estado do tempo para as ilhas do grupo Oriental, mas tal não estava a acontecer.

O mesmo responsável afirmou também que, àquela hora, a Proteção Civil não tinha ativa qualquer ocorrência.

Devido aos ventos fortes, o SRPCBA registou um total de 85 ocorrências, sobretudo relacionadas com quedas de árvores e telhados danificados, nas ilhas Terceira, São Jorge, Graciosa e Flores, indicou José Dias.

Num balanço anterior, o presidente do SRPCBA frisou que o caso ”mais preocupante e que mais cuidado inspirou” tinha acontecido com quatro famílias desalojadas nas ilhas Terceira e São Jorge e que foram transferidas para casas de familiares.

“Não há qualquer tipo de dano físico a registar, apenas danos materiais”, disse José Dias.

O Governo dos Açores decidiu encerrar todos os serviços públicos da região a partir das 16:00 de hoje (17:00 em Lisboa), devido ao mau tempo, e a Proteção Civil aconselhou as populações a manterem-se em casa.

Por precaução, foram encerradas escolas em oito das nove ilhas do arquipélago e fechados todos os portos, portinhos e marinas para embarcações de comprimento inferior a 30 metros nas ilhas Terceira e Graciosa, mantendo-se o porto da Praia da Vitória, na Terceira, aberto para abrigo dessas mesmas embarcações.

Foi ainda encerrada ao trânsito, por precaução, a estrada regional Calhau Miúdo – Beira Mar da Vitória, na ilha Graciosa.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Quando Rui Pinto ainda era "John", Suíça pediu-lhe ajuda para investigar o presidente da FIFA

Em 2018, as autoridades suíças entraram em contacto com Rui Pinto para pedir a sua colaboração para investigar o presidente da FIFA, Gianni Infantino. Quando o projeto Football Leaks ainda era algo embrionário — embora já …

Liga dos Campeões: Dragão e Vodafone Park entre os estádios mais vazios

FC Porto-AC Milan ficou longe da lotação esgotada, enquanto o Beşiktaş-Sporting ficou-se pela metade da lotação do estádio. A noite era de (novo) confronto entre dois antigos campeões europeus, no Porto, o trânsito na cidade e …

Concertação Social com alterações laborais em cima da mesa. Mas sem cedências à esquerda há risco de "crise política"

O Governo reúne-se hoje com os parceiros sociais e em cima da mesa estão alterações à lei laboral, numa altura em que o tema é também uma das matérias centrais das negociações do Orçamento do …

Superliga Europeia pode renascer com outro formato

Real Madrid, Barcelona e Juventus, três dos clubes fundadores da Superliga Europeia, estão a repensar o modelo da competição e planeiam voltar em força. Sem lugares cativos e com qualificação por mérito desportivo. É assim que …

"Dos fracos não reza a história". Rio avança mesmo para reeleição contra um aparente favorito Rangel

Rio desfez finalmente as dúvidas em torno do seu futuro, depois de se ter aconselhado do seu núcleo duro que nunca terá duvidado da decisão do líder. As dúvidas em torno da recandidatura de Rui Rio …

"É gritante". Críticas às medidas adotadas nas escolas (e o que se faz noutros países)

Com o arranque do novo ano letivo em Portugal, que volta a ser presencial, há muitas críticas relativamente às medidas adotadas nas escolas para a prevenção do contágio por covid-19. Mas, afinal, por que razão …

Sporting não marcava quatro desde 2014 (e alguém deste plantel jogou na última vitória?)

Campeão português foi ao terreno do Beşiktaş ganhar por 4-1. A maior vitória na fase de grupos dos últimos anos. O Sporting conseguiu a primeira vitória na fase de grupos da Liga dos Campeões, com um …

Veja fósseis no telemóvel e ajude a desvendar o passado da Terra

Ao catalogar fósseis de folhas de plantas no seu smartphone pode ajudar investigadores a desvendar o passado do planeta Terra. Ao participar no projeto Fossil Atmospheres, analisando fósseis no telemóvel, você pode ajudar os investigadores a …

Vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, Espanha

Sismo de magnitude 4,8 na escala de Richter abala La Palma. É o maior desde o início da erupção

Esta terça-feira à noite, um terramoto de magnitude 4,8 na Escala de Richter abalou La Palma. É o maior sismo até ao momento, desde o início da erupção do vulcão Cumbre Vieja. Segundo o El País, …

Recálculo das pensões exigido pelo Bloco custa 200 milhões de euros por ano

Bloquistas usaram as estimativas do governo sobre o impacto anual de cada uma das fases de flexibilização nas pensões e chegaram ao valor de 200 milhões de euros anuais. Entre as nove exigências do Bloco de …