Mau tempo: aviso vermelho em Viana do Castelo e alertas para norte e centro

Períodos de chuva, por vezes forte e persistente, vão chegar hoje a diversos distritos de Portugal continental.

O distrito de Viana do Castelo está hoje, quinta-feira, sob aviso vermelho, o mais grave, devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Este aviso vermelho para Viana do Castelo começou às 05:00 e termina às 09:00.

O IPMA colocou quatro distritos com aviso laranja para chuva, entre as 09:00 e as 15:00 de quinta-feira, e seis distritos com aviso laranja para agitação marítima a partir de sexta-feira.

De acordo com o IPMA, o aviso laranja para precipitação vigora nos distritos de Aveiro, Coimbra, Guarda e Viseu entre as 09:00 e as 15:00 de quinta-feira, devido à previsão de “períodos de chuva, por vezes forte e persistente, em especial nas serras”, situação que se estende às zonas do litoral.

No restante território, estão sob aviso amarelo os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real (entre as 18:00 de quarta-feira e as 09:00 de quinta-feira), Castelo Branco e Leiria (06:00 às 15:00 de quinta-feira), devido à previsão de “períodos de chuva, por vezes forte e persistente”.

Os avisos laranja para agitação marítima, devido à previsão de “ondas de noroeste com cinco a seis metros”, abrangem os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Porto e Viana do Castelo, entre as 06:00 de sexta-feira e as 06:00 de sábado.

Estes distritos têm avisos amarelos para agitação marítima, desde as 18:00 de quinta-feira, devido a “ondas de noroeste com quatro a cinco metros”, situação também prevista nos distritos de Lisboa, Setúbal (00:00 de sexta-feira às 06:00 de sábado), Beja e Faro (06:00 de sexta-feira e 06:00 de sábado).

Avisos da Proteção Civil

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) lançou nesta quarta-feira um aviso à população para chuva “forte e persistente”, vento forte e agitação marítima nas próximas 24 horas, em especial nas regiões norte e centro.

Face às previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Proteção Civil avisa em comunicado para vento muito forte, com rajadas até 85 quilómetros por hora (Km/h) nas terras altas do norte e centro e agitação marítima forte, com ondas entre quatro a cinco metros de altura.

A ANEPC avisa ainda, com base em informação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que “é expectável” um aumento do volume da água na albufeira de Ribeiradio e a jusante desta barragem um aumento na zona de Águeda, podendo também um aumento na bacia do Mondego, junto a Coimbra, “caso se verifiquem as previsões de precipitação forte.

A Proteção Civil adianta serem expectáveis inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento, assim como a ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras.

Avisa ainda para a instabilidade de vertentes, com deslizamentos, derrocadas e outros, motivados pela infiltração da água, fenómeno que pode ser potenciado pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo, assim como a contaminação de fontes de água potável.

A ANEPC alerta ainda para o arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas devido aos ventos fortes, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública.

A Proteção Civil apela à população para desobstruir os sistemas de escoamento das águas pluviais e retirar de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas e para garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas, assim como um especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.