Matosinhos tem um novo parque urbano com hortas biológicas

lipor.pt

Parque das Austrálias,  Matosinhos

Parque das Austrálias, Matosinhos

A Câmara de Matosinhos inaugurou este sábado o Parque das Austrálias, um novo espaço verde na cidade que tem cerca de 1,6 hectares e inclui 36 talhões para a prática de agricultura biológica.

cm-matosinhos.pt

Joana Felício, Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Matosinhos

Joana Felício, Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Matosinhos

Localizado na freguesia de Matosinhos, contíguo à autoestrada A4, junto à Rotunda do Tribunal, este espaço verde fica em área de Reserva Ecológica Nacional (REN).

A vereadora do Ambiente da Câmara de Matosinhos, Joana Felício, destacou à Lusa a criação deste parque, que visa colmatar a necessidade de mais espaços verdes na cidade para uma utilização por parte da população.

A ideia da autarquia foi “regularizar as hortas que ali existiam, valorizar o espaço e consolidar a área REN enquanto área REN”, disse Joana Felício.

Segundo a vereadora, além dos 36 talhões para hortas biológicas, o espaço conta agora com mobiliário urbano, iluminação, percursos pedonais e um pombal, que vinha sendo pedido à autarquia por uma instituição local de columbofilia.

A requalificação ambiental e paisagística deste parque representou um investimento de mais de 300 mil euros, comparticipado por fundos comunitários, envolvendo a limpeza e novas plantações de espécies.

cm-matosinhos.pt

Área do Parque Australias de Matosinhos

Área do Parque Australias de Matosinhos

A Câmara de Matosinhos prevê inaugurar mais dois parques urbanos no concelho, designadamente o Parque Público de S. Mamede Infesta e o Parque Biológico do Monte de S. Brás, em Santa Cruz do Bispo.

ZAP /Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Acabei de ler que foi inaugurado neste fim de semana um novo parque em Matosinhos ” PARQUE DAS AUSTRÁLIAS” . Fiquei muito satisfeita em saber que Joana Felício se empenha em plantar árvores e não mandar deitá-las abaixo como tem vindo a acontecer na zona onde moro “Quinta Seca ” perto do campo do Leixões.
    Hoje mesmo assisti ao abate de duas bonitas e saudáveis árvores . Como perguntei à Engenheira responsável o porquê foi-me dito que estavam a entortar o muro e que este acabaria por cair. Também me foi dito que a próxima a ir abaixo seria uma linda e saudável ” Austrália ” em frente ao prédio que habito. Como eu disse que era uma barbaridade, a dita Engenheira disse-me que era política em Matosinhos abater todas as “Austrálias”.
    Peço a intervenção da vereadora da câmara de Matosinhos Joana Felício para que não deixe que se faça esta barbaridade. Devemos plantar árvores e manter as que estão viçosas e não abatê-las .

RESPONDER

Business Insider: "Lisboa foi feita para o Instagram"

"Lisboa é cool." Hillary Hoffower, jornalista do Business Insider, apaixonou-se e descreveu a capital portuguesa num artigo em que diz entender porque é que Lisboa se tornou no "destino mais popular entre millenials em 2019". Hillary …

Bolsonaro prestes a deixar PSL. Partido da IURD na corrida para o receber

Em rota de colisão com o seu atual partido, o Partido Social Liberal (PSL), o Presidente brasileiro Jair Bolsonaro equaciona romper e já recebeu cinco convites de partidos de pequeno e médio porte, admitiu a …

Antigo ministro Pedro Mota Soares assume liderança da Apritel

O ex-ministro e ex-deputado do CDS foi o escolhido para liderar a Apritel, a associação que representa as principais operadoras de telecomunicações, como a Meo, a Nos e a Vodafone. O novo secretário-geral da associação …

E depois de Cristas? CDS atira congresso de sucessão para 2020

A direção nacional do partido vai propor que o Congresso, que decidirá a liderança do CDS, seja apenas em janeiro, apesar de Assunção Cristas ter manifestado vontade de que fosse ainda este ano. O CDS-PP reúne …

Hong Kong. Deputados pró-democracia forçam Carrie Lam a discursar à porta fechada

A chefe do Executivo de Hong Kong foi esta quarta-feira obrigada a discursar à porta fechada, depois ter sido impedida de falar no parlamento por deputados pró-democracia, que exibiram cartazes e projetaram um vídeo. O discurso …

CP recebeu injeções de 1800 milhões de euros do Estado nos últimos três anos

Nos últimos três anos, o Estado fez 17 operações de reforço de capital na CP, na ordem dos 1,8 mil milhões de euros. Estes serviram principalmente para pagar dívidas da empresa a privados e ao …

Imposto Mortágua foi aplicado a 75 mil contribuintes

O novo escalão do Adicional ao IMI, que prevê a aplicação de uma taxa de 1,5% sobre o valor patrimonial dos imóveis que ultrapasse os dois milhões, chegou a 331 contribuintes. Ao todo, o imposto …

Preço da luz vai descer 18 cêntimos no mercado regulado

Os preços da eletricidade no mercado regulado vão voltar a descer em 2020, segundo a proposta avançada esta terça-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Esta terça-feira, a ERSE propôs uma atualização em baixa de …

Portugal teve perdas fiscais de 900 milhões de euros por menor tributação do gasóleo

A tributação ao gasóleo é mais baixa do que os impostos à gasolina. A diferença entre os dois combustíveis leva a perdas de 900 milhões de euros ao Estado. Quem abastece um carro a gasóleo na …

Dulce Neto é a primeira mulher a presidir a um Supremo Tribunal português

A juíza conselheira toma posse, esta quarta-feira, como presidente do Supremo Tribunal Administrativo (STA), tornando-se na primeira mulher a ocupar o lugar cimeiro de um supremo tribunal em Portugal. Dulce Neto, de 58 anos, foi eleita …