Matosinhos tem um novo parque urbano com hortas biológicas

lipor.pt

Parque das Austrálias,  Matosinhos

Parque das Austrálias, Matosinhos

A Câmara de Matosinhos inaugurou este sábado o Parque das Austrálias, um novo espaço verde na cidade que tem cerca de 1,6 hectares e inclui 36 talhões para a prática de agricultura biológica.

cm-matosinhos.pt

Joana Felício, Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Matosinhos

Joana Felício, Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Matosinhos

Localizado na freguesia de Matosinhos, contíguo à autoestrada A4, junto à Rotunda do Tribunal, este espaço verde fica em área de Reserva Ecológica Nacional (REN).

A vereadora do Ambiente da Câmara de Matosinhos, Joana Felício, destacou à Lusa a criação deste parque, que visa colmatar a necessidade de mais espaços verdes na cidade para uma utilização por parte da população.

A ideia da autarquia foi “regularizar as hortas que ali existiam, valorizar o espaço e consolidar a área REN enquanto área REN”, disse Joana Felício.

Segundo a vereadora, além dos 36 talhões para hortas biológicas, o espaço conta agora com mobiliário urbano, iluminação, percursos pedonais e um pombal, que vinha sendo pedido à autarquia por uma instituição local de columbofilia.

A requalificação ambiental e paisagística deste parque representou um investimento de mais de 300 mil euros, comparticipado por fundos comunitários, envolvendo a limpeza e novas plantações de espécies.

cm-matosinhos.pt

Área do Parque Australias de Matosinhos

Área do Parque Australias de Matosinhos

A Câmara de Matosinhos prevê inaugurar mais dois parques urbanos no concelho, designadamente o Parque Público de S. Mamede Infesta e o Parque Biológico do Monte de S. Brás, em Santa Cruz do Bispo.

ZAP /Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Acabei de ler que foi inaugurado neste fim de semana um novo parque em Matosinhos ” PARQUE DAS AUSTRÁLIAS” . Fiquei muito satisfeita em saber que Joana Felício se empenha em plantar árvores e não mandar deitá-las abaixo como tem vindo a acontecer na zona onde moro “Quinta Seca ” perto do campo do Leixões.
    Hoje mesmo assisti ao abate de duas bonitas e saudáveis árvores . Como perguntei à Engenheira responsável o porquê foi-me dito que estavam a entortar o muro e que este acabaria por cair. Também me foi dito que a próxima a ir abaixo seria uma linda e saudável ” Austrália ” em frente ao prédio que habito. Como eu disse que era uma barbaridade, a dita Engenheira disse-me que era política em Matosinhos abater todas as “Austrálias”.
    Peço a intervenção da vereadora da câmara de Matosinhos Joana Felício para que não deixe que se faça esta barbaridade. Devemos plantar árvores e manter as que estão viçosas e não abatê-las .

RESPONDER

Mesa de voto encerrada com portões fechados a cadeado em Montalegre

Na Junta de Freguesia de Morgade, em Montalegre, a mesa de voto estava fechada esta manhã, com os portões encerrados a cadeado. José Nogueira, presidente da Junta local, disse ao Jornal de Notícias que "tudo indica" …

Físico diz que Marte é o único planeta para onde humanos podem fugir

Segundo o físico Brian Cox, o Planeta Vermelho pode ser a única opção caso os humanos tenham de abandonar o planeta Terra. O cientista diz que "não podemos ficar aqui para sempre". O professor e apresentador …

Décadas de estudos sobre "genes da depressão" podem estar errados

A ideia de um "gene da depressão" capturou a imaginação de cientistas durante décadas. Nos últimos 20 anos, centenas de estudos sugeriram que pessoas com a variação de determinados genes têm um maior risco de …

Formação da Lua trouxe água para o planeta Terra

A formação da Lua trouxe para a Terra condritos carbonosos, que são fonte provável da água no nosso planeta e de elementos altamente voláteis, como carbono, nitrogénio, hidrogénio e enxofre. A Terra é o único planeta …

Greve na limpeza vai parar Hospital de São João no Porto

Os trabalhadores da limpeza do Hospital de São João, no Porto, entraram em greve este sábado. As desinfeções em ambulatório ou a limpeza de consultórios e da urgência não estão a ser feitas. Na …

Há um enorme buraco na atmosfera de Marte (e a água está a escapar)

Uma vez a cada dois anos, um gigantesco buraco abres-e na atmosfera marciana, deixando escapar para o Espaço uma parte das escassas reservas de água do Planeta Vermelho. O estranho mecanismo meteorológico, nunca visto na Terra, …

Musk vai construir um túnel de alta velocidade em Las Vegas

A Boring Company conseguiu um contrato de 48,7 milhões de dólares para construir um sistema subterrâneo, chamado LVCC Loop, em Las Vegas. A empresa Boring Company, de Elon Musk, foi a escolhida para construir um túnel …

Fernando Pimenta conquista duas medalhas de ouro na Taça do Mundo

O português Fernando Pimenta conquistou este sábado duas medalhas de ouro na Polónia, nas provas de K1 1000 e K1 500 metros. O canoísta do Benfica juntou na tarde deste sábado a medalha de ouro na …

Cientistas podem ter descoberto a verdadeira origem da canábis

A origem da canábis é um mistério, mas a análise de pólen antigo sugere que a planta evoluiu cerca de três quilómetros acima do nível do mar no planalto tibetano. Documentos que datam da Idade Média …

Sporting vs FC Porto | Um ano depois, a Taça para os leões

O Sporting venceu o FC Porto, mais uma vez nas grandes penalidades, e arrecadou a 17ª Taça de Portugal. Num jogo muito disputado no Estádio do Jamor, que terminou empatado 1-1 no tempo regulamentar, o Porto …