/

Urgência da Maternidade Alfredo da Costa fechada por falta de anestesistas

A urgência da Maternidade Alfredo da Costa (MAC) está encerrada nesta véspera de Natal por falta de anestesistas. O Centro de Orientação de Doentes Urgentes já foi informado e todas as grávidas estão a ser desviadas para outros hospitais da área de Lisboa.

A Rádio Renascença, que avança a informação, adianta que a MAC tem apenas um anestesista escalado para dia 24 e para dia 25 de dezembro e, por isso, o hospital não irá receber grávidas este Natal.

“Está escalado só um anestesista. É um bom anestesista, experiente, mas que não se pode dividir. Por isso, não podemos arriscar, em termos de segurança”, explica Maria José Alves, responsável materno-fetal da maternidade, em declarações à rádio. “Já estão internadas muitas grávidas, e que são muitas vezes situações com patologias mais graves, e temos de continuar a tomar conta delas. É para isso que cá está o anestesista”, explica.

Para o dia de Natal a MAC prevê também que esteja escalado apenas um anestesista e, “se continuar, assim ficará tudo igual”, conclui a responsável materno-fetal da MAC.

Maria José Alves admite apenas uma exceção para estes dias: no caso de aparecer um grande prematuro, a Maternidade Alfredo da Costa terá de abrir vaga porque dispõe do maior serviço de neonatalogia.

Já a administradora do Centro Hospitalar Lisboa Central, Ana Escoval, de que faz parte a MAC, diz ser importante passar uma mensagem de tranquilidade a todas as grávidas. Em declarações à radio, Ana Escoval frisa que a rede de Obstetrícia na capital do país funciona bem na cidade de Lisboa e se está a tentar encontrar uma solução para o problema de falta de anestesistas.

A RR nota ainda que esta não é a primeira vez que a urgência da MAC fecha, ou pelo menos ameaça fechar, por falta de anestesistas. Ainda este mês uma situação idêntica foi evitada em cima da hora.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.