Encontrada matéria orgânica extraterreste numa rocha com mais de 3.3 mil milhões de anos

Um grupo de cientistas de França e Itália detetou matéria orgânica de há 3.300 milhões de anos preservada num sedimento vulcânico nas montanhas de Barberton, na África do Sul.

Até ao momento, sabemos que as moléculas orgânicas, de metano e aminoácidos, existem no espaço, e talvez parte dessas moléculas tenha sido trazida para o nosso planeta por asteroides que continham carbono.

Cientistas, que estudam as antigas rochas na África do Sul, podem ter descoberto evidências dos exemplos mais antigos dessas moléculas extraterrestres. A pequena cadeia montanhosa, conhecida como Montanhas Makhonjwa ou Cinturão Greenstone Barbeton, está localizada no leste da África do Sul e de Suazilândia.

Ao estudar as amostras, os investigadores registaram matéria orgânica insolúvel de dois tipos. A primeira era semelhante às substâncias biogénicas já encontradas anteriormente por geólogos em rochas de uma época semelhantes. Mas a segunda, descoberta numa camada de dois milímetros de largura, parecia anómala.

Uma análise detalhada mostrou que se tratava de uma matéria extraterrestre semelhante à presente nos condritos carbonáceos, um grupo de meteoritos rochosos que contêm compostos de carbono. “Esta é a primeira vez que encontramos evidências reais de carbono extraterrestre em rochas terrestres“, disse Frances Westall, coautor do estudo publicado na revista Geochimica et Cosmochimica Acta, ao New Scientist.

A suspeita foi corroborada pela presença de nanopartículas de ferritas de espinélio, formadas durante a entrada de objetos espaciais na atmosfera. A presença de um número suficiente de materiais orgânicos presentes na área depois de 3,3 mil milhões de anos foi uma grande surpresa para os investigadores, que supuseram que a camada se formou após o impacto de um meteoro.

“A coexistência de matéria carbonácea extraterrestre e biogénica nos mesmos depósitos sedimentares destaca os futuros desafios colocados pela busca pela extinção da vida em Marte”, indica o estudo.

  ZAP //

 

PARTILHAR

24 COMENTÁRIOS

  1. Mongol !
    Não há o que escrever , não diga nada. Perde a oportunidade de ficar calado e economizar a sociedade de retardamentos em forma de escrementos digitados em uma matéria de relevância científica.
    Deve haver um coificiente celebral próximo de uma criança de 5 anos.

  2. O certo é coeficiente e não coificiente, e celebral não existe e sim cerebral pois vem de cérebro, cuidado ao corrigir, e não precisa de tanta grosseria ao dar uma resposta.

  3. Bilhão ou bilião são palavras corretas em português, mas significa um milhão de milhões e não mil milhões. Esta nomenclatura está de acordo com o definido, por exemplo na Europa. Portanto está certa a indicação de 3,3 mil milhões. Os países como os EUA e Brasil, entre outros, usam a chamada escala curta, em que um bilhão ou bilião representa, de facto, mil de milhões.
    Em resumo, na Europa dir-se-á 3,3 mil de milhões (como refere o artigo) e se for nos EUA ou Brasil, para o mesmo número, refere-se um bilhão ou bilião (billion em inglês)

    • Não exactamente, Pablo. Os compostos ou moléculas orgânicas são, na sua generalidade, as substâncias químicas que contêm na sua estrutura Carbono e ligações covalentes Carbono – Hidrogénio. Inicialmente pensava-se que apenas organismos as conseguiam produzir (e dai se chamar matéria ou composto orgânico), mas desde o inicio do sec. XIX que se sabe que podem também ter origem noutros processos que não envolvam organismos. No entanto o nome manteve-se.

  4. O fato q o ( espaço) q a reportagem afirma haver moléculas orgânicas são na vdd nossa atmosférica não no universo infinito esse não há evidências Zero d vida msm a mais simples

    • O artigo não afirmou existir vida no “universo infinito”, como diz e portanto não o entendeu, assim como não entendeu o comentário de Wally. O seu comentário, da forma como está escrito, não faz qualquer sentido!…

  5. iiiiiiiiiiiiiiii de ACORDO com os COMENTARIOS iiiiiii mas uma coisa e certa AFINAL como fica as RELIGIOES e a ou as BIBLIAS??? @@@@ SENAO houve a MAÇA entao na houve o ADAO a EVA o SETI etcetc nem a COBRA ne iiiiiiiiii bem ate as BARRACAS CUBATAS ABANAM, daqui a pouco os e as ATEUS e ATEIASetcetc acabam com a EXISTENCIA de DEUS JESUS CRISTO NOSSA SENHORA [email protected]@@@@@@@@ mas eu ainda ACREDITO sem ver, ate que a CIENCIA me PROVE o CONTRARIO que a + b da xx aaaaazzz… vai la vai……..
    agp

  6. A terra, esse rochedo que orbita em torna duma estrela a que chamamos “SOL”, tem segundo alguns estudos científicos, cerca de 4mil Milhões de anos, fruto de vários meteoros “rochedos” que colidiram.
    Há 3,5 MMlh de anos não deveria haver atmosfera oxigênio e por isso faz sentido que matéria orgânica tenha vindo do espaço, tal como veio a água.

RESPONDER

Ai-Da, a robô artista, foi detida no Egito antes da sua mais recente exposição

Ai-Da, a primeira robô artista ultrarrealista do mundo, foi detida pelas autoridades egípcias na alfândega por "questões de segurança". De acordo com o jornal The Guardian, está previsto que Ai-Da apresente o seu último trabalho na …

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Cansados de ver posts removidos por nudez, museus de Viena aderiram ao OnlyFans

Cansados de ver as obras de arte que partilhavam nas redes sociais removidas por serem demasiado "explícitas", vários museus austríacos decidiram abrir uma conta na plataforma mais liberal OnlyFans. No passado, tanto o Conselho de Turismo …

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …