Encontrada matéria orgânica extraterreste numa rocha com mais de 3.3 mil milhões de anos

Um grupo de cientistas de França e Itália detetou matéria orgânica de há 3.300 milhões de anos preservada num sedimento vulcânico nas montanhas de Barberton, na África do Sul.

Até ao momento, sabemos que as moléculas orgânicas, de metano e aminoácidos, existem no espaço, e talvez parte dessas moléculas tenha sido trazida para o nosso planeta por asteroides que continham carbono.

Cientistas, que estudam as antigas rochas na África do Sul, podem ter descoberto evidências dos exemplos mais antigos dessas moléculas extraterrestres. A pequena cadeia montanhosa, conhecida como Montanhas Makhonjwa ou Cinturão Greenstone Barbeton, está localizada no leste da África do Sul e de Suazilândia.

Ao estudar as amostras, os investigadores registaram matéria orgânica insolúvel de dois tipos. A primeira era semelhante às substâncias biogénicas já encontradas anteriormente por geólogos em rochas de uma época semelhantes. Mas a segunda, descoberta numa camada de dois milímetros de largura, parecia anómala.

Uma análise detalhada mostrou que se tratava de uma matéria extraterrestre semelhante à presente nos condritos carbonáceos, um grupo de meteoritos rochosos que contêm compostos de carbono. “Esta é a primeira vez que encontramos evidências reais de carbono extraterrestre em rochas terrestres“, disse Frances Westall, coautor do estudo publicado na revista Geochimica et Cosmochimica Acta, ao New Scientist.

A suspeita foi corroborada pela presença de nanopartículas de ferritas de espinélio, formadas durante a entrada de objetos espaciais na atmosfera. A presença de um número suficiente de materiais orgânicos presentes na área depois de 3,3 mil milhões de anos foi uma grande surpresa para os investigadores, que supuseram que a camada se formou após o impacto de um meteoro.

“A coexistência de matéria carbonácea extraterrestre e biogénica nos mesmos depósitos sedimentares destaca os futuros desafios colocados pela busca pela extinção da vida em Marte”, indica o estudo.

ZAP //

 

PARTILHAR

24 COMENTÁRIOS

  1. Mongol !
    Não há o que escrever , não diga nada. Perde a oportunidade de ficar calado e economizar a sociedade de retardamentos em forma de escrementos digitados em uma matéria de relevância científica.
    Deve haver um coificiente celebral próximo de uma criança de 5 anos.

  2. O certo é coeficiente e não coificiente, e celebral não existe e sim cerebral pois vem de cérebro, cuidado ao corrigir, e não precisa de tanta grosseria ao dar uma resposta.

  3. Bilhão ou bilião são palavras corretas em português, mas significa um milhão de milhões e não mil milhões. Esta nomenclatura está de acordo com o definido, por exemplo na Europa. Portanto está certa a indicação de 3,3 mil milhões. Os países como os EUA e Brasil, entre outros, usam a chamada escala curta, em que um bilhão ou bilião representa, de facto, mil de milhões.
    Em resumo, na Europa dir-se-á 3,3 mil de milhões (como refere o artigo) e se for nos EUA ou Brasil, para o mesmo número, refere-se um bilhão ou bilião (billion em inglês)

    • Não exactamente, Pablo. Os compostos ou moléculas orgânicas são, na sua generalidade, as substâncias químicas que contêm na sua estrutura Carbono e ligações covalentes Carbono – Hidrogénio. Inicialmente pensava-se que apenas organismos as conseguiam produzir (e dai se chamar matéria ou composto orgânico), mas desde o inicio do sec. XIX que se sabe que podem também ter origem noutros processos que não envolvam organismos. No entanto o nome manteve-se.

  4. O fato q o ( espaço) q a reportagem afirma haver moléculas orgânicas são na vdd nossa atmosférica não no universo infinito esse não há evidências Zero d vida msm a mais simples

    • O artigo não afirmou existir vida no “universo infinito”, como diz e portanto não o entendeu, assim como não entendeu o comentário de Wally. O seu comentário, da forma como está escrito, não faz qualquer sentido!…

  5. iiiiiiiiiiiiiiii de ACORDO com os COMENTARIOS iiiiiii mas uma coisa e certa AFINAL como fica as RELIGIOES e a ou as BIBLIAS??? @@@@ SENAO houve a MAÇA entao na houve o ADAO a EVA o SETI etcetc nem a COBRA ne iiiiiiiiii bem ate as BARRACAS CUBATAS ABANAM, daqui a pouco os e as ATEUS e ATEIASetcetc acabam com a EXISTENCIA de DEUS JESUS CRISTO NOSSA SENHORA etcetc@@@@@@@@@ mas eu ainda ACREDITO sem ver, ate que a CIENCIA me PROVE o CONTRARIO que a + b da xx aaaaazzz… vai la vai……..
    agp

  6. A terra, esse rochedo que orbita em torna duma estrela a que chamamos “SOL”, tem segundo alguns estudos científicos, cerca de 4mil Milhões de anos, fruto de vários meteoros “rochedos” que colidiram.
    Há 3,5 MMlh de anos não deveria haver atmosfera oxigênio e por isso faz sentido que matéria orgânica tenha vindo do espaço, tal como veio a água.

RESPONDER

Criança com anemia aplástica grave submetido a transplante inédito em Portugal

Um menino de quatro anos com anemia aplástica grave foi submetido a um transplante com células estaminais de sangue do próprio cordão umbilical, um tratamento inédito em Portugal realizado no Instituto Português de Oncologia (IPO) …

Renováveis baixaram fatura da luz em 2,4 mil milhões na última década

A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis permitiu ao sistema elétrico português acumular uma poupança de 2,4 mil milhões de euros ao longo dos últimos 10 anos. Esta é a principal conclusão de um …

Constitucional chumba barrigas de aluguer pela segunda vez

O Tribunal Constitucional chumbou, esta quarta-feira, pela segunda vez, o diploma do Parlamento sobre gestação de substituição, depois de um chumbo no ano passado. O BE apresentou uma proposta em que se previa "que a gestante …

Furacão Humberto ganha força a caminho das Bermudas

O furacão Humberto aumentou de intensidade nas últimas horas e atingiu a categoria 3 a caminho das Bermudas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) nesta quarta-feira. O terceiro furacão da temporada no Atlântico, …

Brasil é o país lusófono com mais refugiados. Já Portugal tem as maiores remessas dos emigrantes

Um relatório das Nações Unidas (ONU) revelou que o Brasil é o país lusófono que acolhe mais refugiados, Portugal é o que recebe mais remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento de estrangeiros …

Ryanair deixa de voar entre Porto e Lisboa em outubro (mas fica com base mais reduzida em Faro)

A transportadora aérea irlandesa Ryanair vai deixar de voar entre Porto e Lisboa a partir de 25 de outubro devido a “razões comerciais”. A confirmação foi dada pela empresa ao Jornal de Notícias. Em abril, a …

Frente-a-frente entre Costa e Rio teve menos 633 mil espectadores do que o debate entre Costa e Passos em 2015

O frente-a-frente entre António Costa e Rui Rio, os líderes dos dois maiores partidos, teve menos audiência do que o confronto de há quatro anos, entre António Costa e Pedro Passos Coelho. Cerca de de …

EDP condenada a multa de 48 milhões por abuso de posição dominante na produção de energia

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou a EDP por abuso de posição dominante. A coima de 48 milhões de euros foi aplicada à EDP Produção por manipular a oferta de serviços de sistema que regula …

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no Ensino Superior não era tão alta

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no ensino superior não era tão alta. Relativamente aos alunos de cursos científico-humanísticos, a média dos colocados tem vindo a aumentar desde 2015, tendo atingido …

Futebolistas internacionais russos Kokorin e Mamayev saíram da prisão

Pavel Mamayev e Alexander Kokorin foram detidos depois de atacarem dois homens, um responsável do governo, num estacionamento de um hotel, e um outro num café. Deixam a prisão por "bom comportamento". Os futebolistas internacionais russos …