Encontrada matéria orgânica extraterreste numa rocha com mais de 3.3 mil milhões de anos

Um grupo de cientistas de França e Itália detetou matéria orgânica de há 3.300 milhões de anos preservada num sedimento vulcânico nas montanhas de Barberton, na África do Sul.

Até ao momento, sabemos que as moléculas orgânicas, de metano e aminoácidos, existem no espaço, e talvez parte dessas moléculas tenha sido trazida para o nosso planeta por asteroides que continham carbono.

Cientistas, que estudam as antigas rochas na África do Sul, podem ter descoberto evidências dos exemplos mais antigos dessas moléculas extraterrestres. A pequena cadeia montanhosa, conhecida como Montanhas Makhonjwa ou Cinturão Greenstone Barbeton, está localizada no leste da África do Sul e de Suazilândia.

Ao estudar as amostras, os investigadores registaram matéria orgânica insolúvel de dois tipos. A primeira era semelhante às substâncias biogénicas já encontradas anteriormente por geólogos em rochas de uma época semelhantes. Mas a segunda, descoberta numa camada de dois milímetros de largura, parecia anómala.

Uma análise detalhada mostrou que se tratava de uma matéria extraterrestre semelhante à presente nos condritos carbonáceos, um grupo de meteoritos rochosos que contêm compostos de carbono. “Esta é a primeira vez que encontramos evidências reais de carbono extraterrestre em rochas terrestres“, disse Frances Westall, coautor do estudo publicado na revista Geochimica et Cosmochimica Acta, ao New Scientist.

A suspeita foi corroborada pela presença de nanopartículas de ferritas de espinélio, formadas durante a entrada de objetos espaciais na atmosfera. A presença de um número suficiente de materiais orgânicos presentes na área depois de 3,3 mil milhões de anos foi uma grande surpresa para os investigadores, que supuseram que a camada se formou após o impacto de um meteoro.

“A coexistência de matéria carbonácea extraterrestre e biogénica nos mesmos depósitos sedimentares destaca os futuros desafios colocados pela busca pela extinção da vida em Marte”, indica o estudo.

ZAP //

 

PARTILHAR

24 COMENTÁRIOS

  1. Mongol !
    Não há o que escrever , não diga nada. Perde a oportunidade de ficar calado e economizar a sociedade de retardamentos em forma de escrementos digitados em uma matéria de relevância científica.
    Deve haver um coificiente celebral próximo de uma criança de 5 anos.

  2. O certo é coeficiente e não coificiente, e celebral não existe e sim cerebral pois vem de cérebro, cuidado ao corrigir, e não precisa de tanta grosseria ao dar uma resposta.

  3. Bilhão ou bilião são palavras corretas em português, mas significa um milhão de milhões e não mil milhões. Esta nomenclatura está de acordo com o definido, por exemplo na Europa. Portanto está certa a indicação de 3,3 mil milhões. Os países como os EUA e Brasil, entre outros, usam a chamada escala curta, em que um bilhão ou bilião representa, de facto, mil de milhões.
    Em resumo, na Europa dir-se-á 3,3 mil de milhões (como refere o artigo) e se for nos EUA ou Brasil, para o mesmo número, refere-se um bilhão ou bilião (billion em inglês)

    • Não exactamente, Pablo. Os compostos ou moléculas orgânicas são, na sua generalidade, as substâncias químicas que contêm na sua estrutura Carbono e ligações covalentes Carbono – Hidrogénio. Inicialmente pensava-se que apenas organismos as conseguiam produzir (e dai se chamar matéria ou composto orgânico), mas desde o inicio do sec. XIX que se sabe que podem também ter origem noutros processos que não envolvam organismos. No entanto o nome manteve-se.

  4. O fato q o ( espaço) q a reportagem afirma haver moléculas orgânicas são na vdd nossa atmosférica não no universo infinito esse não há evidências Zero d vida msm a mais simples

    • O artigo não afirmou existir vida no “universo infinito”, como diz e portanto não o entendeu, assim como não entendeu o comentário de Wally. O seu comentário, da forma como está escrito, não faz qualquer sentido!…

  5. iiiiiiiiiiiiiiii de ACORDO com os COMENTARIOS iiiiiii mas uma coisa e certa AFINAL como fica as RELIGIOES e a ou as BIBLIAS??? @@@@ SENAO houve a MAÇA entao na houve o ADAO a EVA o SETI etcetc nem a COBRA ne iiiiiiiiii bem ate as BARRACAS CUBATAS ABANAM, daqui a pouco os e as ATEUS e ATEIASetcetc acabam com a EXISTENCIA de DEUS JESUS CRISTO NOSSA SENHORA etcetc@@@@@@@@@ mas eu ainda ACREDITO sem ver, ate que a CIENCIA me PROVE o CONTRARIO que a + b da xx aaaaazzz… vai la vai……..
    agp

  6. A terra, esse rochedo que orbita em torna duma estrela a que chamamos “SOL”, tem segundo alguns estudos científicos, cerca de 4mil Milhões de anos, fruto de vários meteoros “rochedos” que colidiram.
    Há 3,5 MMlh de anos não deveria haver atmosfera oxigênio e por isso faz sentido que matéria orgânica tenha vindo do espaço, tal como veio a água.

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …