Matemáticos descobrem padrões inesperados nos números primos

(dr) Repeating Decimal

"1-infinity" (wip), Roman Opalka, 1965

“1-infinity” (wip), Roman Opalka, 1965

Os números primos foram sempre uma das grandes vedetas da matemática. Mas os matemáticos foram agora surpreendidos ao descobrirem que os números primos parecem ter padrões que nunca tinham sido detectados.

Ainda recentemente se descobriu o maior número primo (até à data), com 22 milhões de dígitos, e até ao momento sempre se pensou que a sua distribuição fosse aleatória.

Mas um estudo que estava a verificar essa aleatoriedade nos primeiros 100 milhões de números primos descobriu que afinal não é bem assim.

Os números primos são números que só são divisíveis por si próprios e pelo número 1, e que por isso mesmo, com excepção do 2 e do 5, são números que só podem terminar em 1, 3, 7 e 9 – já que os números terminados em números pares e 0 seriam divisíveis por 2 ou 5, o que os elimina automaticamente.

Seria de esperar que os números primos tivessem 25% de probabilidade de terminar em 1,3,7 e 9… e que o número primo a seguir a outro número primo tivesse probabilidade idêntica de terminar em qualquer um destes algarismos; mas não.

Os investigadores descobriram que os números primos têm tendências bem marcadas.

Por exemplo, a seguir a um número primo terminado em 1, apenas 18.5% dos números primos analisados termina em 1 (em vez dos 25% que seriam esperados); enquanto que o 3 e o 7 aparecem 30% (cada).

Para que é que isto serve? Não se sabe exactamente, mas seguramente irá entreter muitas centenas de matemáticos ao longo das próximas décadas.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

Reino Unido e UE retomam negociações. Londres vai pedir adiamento se não houver acordo até sábado

O Reino Unido e a União Europeia (UE) retomam esta quarta-feira as negociações sobre o 'Brexit', depois de na véspera se ter anunciado que um acordo estaria iminente. "Ainda há trabalho a fazer", referiu o …

Filho de Biden quebra o silêncio. "Sei que não fiz nada errado"

O filho do ex-vice-Presidente norte-americano, que tem estado no centro do inquérito para a destituição de Donald Trump, admitiu que o seu percurso profissional na Ucrânia foi uma má decisão, rejeitando, porém, ter feito algo …

Já se sabe onde se vão sentar os novos partidos no Parlamento

A deputada do Livre vai sentar-se entre PCP e PS, o deputado da Iniciativa Liberal entre PSD e CDS-PP e o deputado do Chega o mais à direita, todos na segunda fila. A conferência de líderes …

Rota do Cabo: Funcionária emitiu 15 mil números de contribuinte fraudulentos em três anos

Funcionários das Finanças, da Segurança Social, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e advogados estão entre os principais suspeitos desta rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou, esta terça-feira, uma organização …

"É desonesto eu pagar". Paulo Maló revoltado por causa das dívidas do império que criou

O empresário e médico dentista Paulo Maló, fundador do grupo Malo Clinic, está revoltado com a possibilidade de ter que responder financeiramente no âmbito das dívidas de 70 milhões de euros que a empresa acumulou. O …

Sismo de magnitude 6.7 atinge as Filipinas

Um terramoto de magnitude 6.7 atingiu as Filipinas, a 69 quilómetros da cidade de Davao, avança a agência Reuters. De acordo com o Serviço de Prevenção de Tsunamis do Pacífico, não é esperado um tsunami …

Web Summit: Câmara de Lisboa terá que pagar mais 4,7 milhões de euros para assegurar edição deste ano

A Câmara de Lisboa vai discutir na quinta-feira alterações ao acordo para a realização da Web Summit, entre as quais o pagamento de mais 4,7 milhões de euros e o adiamento da expansão da Feira …

Business Insider: "Lisboa foi feita para o Instagram"

"Lisboa é cool." Hillary Hoffower, jornalista do Business Insider, apaixonou-se e descreveu a capital portuguesa num artigo em que diz entender porque é que Lisboa se tornou no "destino mais popular entre millenials em 2019". Hillary …

Bolsonaro prestes a deixar PSL. Partido da IURD na corrida para o receber

Em rota de colisão com o seu atual partido, o Partido Social Liberal (PSL), o Presidente brasileiro Jair Bolsonaro equaciona romper e já recebeu cinco convites de partidos de pequeno e médio porte, admitiu a …

Antigo ministro Pedro Mota Soares assume liderança da Apritel

O ex-ministro e ex-deputado do CDS foi o escolhido para liderar a Apritel, a associação que representa as principais operadoras de telecomunicações, como a Meo, a Nos e a Vodafone. O novo secretário-geral da associação …