A matemática sabe porque é que um perfume tem êxito

Cientistas usaram análises matemáticas complexas para fixar os ingredientes de um perfume que “cheira” a sucesso. A investigação revelou que o perfume mais caro nem sempre é o melhor.

O olfato é um dos sentidos mais delicados porque está relacionado com a informação que armazenamos no nosso subconsciente. Aliás, os cientistas afirmam que o ser humano é capaz de se lembrar de 35% de tudo o que cheira, e apenas 5% de tudo o que vê.

Uma equipa de cientistas do Imperial College de Londres, no Reino Unido, analisou 10.000 perfumes de acordo com as suas anotações e a análise matemática dos dados mostrou que as combinações únicas das fragrâncias encontradas em diferentes perfumes contribuem para a popularidade do produto e para as classificações dos consumidores.

A maioria dos aromas famosos é composta por mais de 50 ingredientes e, de acordo com as suas proporções, são eles que dão as notas características de cada um.

Cada perfume é uma combinação única de diferentes ingredientes olfativos, óleos e moléculas químicas, que juntos formam um aroma harmonioso. O cheiro de um perfume é frequentemente descrito usando-se as chamadas notas, como a baunilha, e as suas combinações, como o jasmim, chamadas de acordes.

Ao supor que um determinado perfume é popular devido ao seu bom cheiro, os cientistas quiseram entender o que constitui um cheiro popular. Para o conseguir, a estrutura dos perfumes e as suas notas foram estudadas de acordo com os princípios de um campo matemático conhecido como análise complexa de redes.

Para melhor entender de que forma os acordes contribuem para o sucesso dos perfumes, Vaiva Vasiliauskaite e Tim Evans, ambos investigadores que participaram na investigação, aplicaram análises de redes complexas aos dados online das 1.000 notas encontradas nos 10.000 perfumes analisados. O conjunto de dados incluiu, segundo o EurekAlert, classificações dos consumidores e informações sobre a popularidade de cada perfume.

A investigação descobriu quais as notas e os acordes olfativos usados com mais frequência, os que são mais populares e os que são encontrados nos perfumes mais bem cotados.

Desta forma, a equipa de cientistas descobriu que as notas mais populares e os acordes mais usados não se correlacionam necessariamente com as classificações mais altas do perfume. Por exemplo, o acorde olfativo de notas de jasmim e hortelã contribuiu significativamente para classificações mais altas, mas foi sub-representado (usado com menos frequência) entre perfumes estudados.

Além disso, conseguiram determinar que notas, quando acrescentadas aos acordes já existentes, pareciam melhorar os acordes olfativos e descobriram que as notas com maior popularidade, como a baunilha, tendem a melhorar os acordes, assim como as notas florais.

Uma análise mais aprofundada mostrou que as principais marcas produziam muitos dos perfumes mais bem sucedidos, mas a popularidade de um perfume não parecia estar ligada ao seu preço, nem à altura em que foi lançado.

Esta descoberta sugere que a análise complexa de redes pode ser uma ferramenta útil para os fabricantes de perfumes explorarem novos acordes olfativos capazes de aumentar o potencial de sucesso de um perfume.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …