“Matemática do amor” calcula o momento certo de assentar

Como saber se encontrou o amor da sua vida? Trata-se de um dilema que sempre existiu.

Talvez suspeite, em segredo, de que se tenha acomodado muito cedo ou que poderia ter encontrado alguém melhor se tivesse esperado um pouco mais. Ou talvez tenha receio de que, se deixar o seu parceiro(a), pode nunca mais vir a encontrar alguém à altura.

Como saber se está na altura de parar de olhar à volta? Será que a matemática pode ajudar-nos a encontrar o melhor parceiro possível?

O programa de rádio More or Less, da BBC, colocou essas questões ao matemático Matt Parker, que sugere uma abordagem científica para resolver a questão.

“Quando estás a entrevistar parceiros – ou seja, a namorar ou a ir a encontros -, à medida que avalias os candidatos e os rejeitas, é muito difícil voltar atrás e dizer a algum deles ‘Olha, mudei de ideias – parece que afinal és o melhor que consigo arranjar'”, diz ele.

Por outro lado, é preciso estar em contacto com um número suficiente de parceiros para ter uma ideia geral das suas possibilidades.

Estratégia matemática

Matematicamente, afirma Matt Parker, sabemos que, se quisermos obter a melhor pessoa possível dentro da média, é preciso estimar o número total de pessoas com quem vamos sair durante a nossa vida.

Tente fazer uma previsão desse número – por agora, imaginemos que são 25 pessoas. Calcule a raiz quadrada desse número – neste caso, 5. Agora, utilize os seus 5 primeiros encontros para analisar a qualidade, “compilando” informações para a sua própria pesquisa de mercado. Se achar que vai sair com 100 pessoas ao longo da sua vida, pode usar os primeiros 10 encontros como referência.

“Podes até registar os encontros numa folha de cálculo, e determinar quem foi o melhor e porquê”, diz Parker. “Feito isto, continua com as saídas até encontrares alguém tão bom ou melhor do que a média da amostra original. Matematicamente, vais poder obter o melhor resultado.” E sim, de acordo com a fórmula, assentar com qualquer um desses primeiros parceiros poderá ser cedo demais.

A fórmula não é perfeita, claro. Quanto tempo de encontros ou namoro é preciso até determinar a qualidade do parceiro? Como avaliar as pessoas de forma objetiva? Será que as características que considera positivas num parceiro – ou mesmo o que considera um parceiro “ideal” – não mudarão ao longo do tempo?

Também existe a dificuldade de estimar, com precisão, o número de pessoas com quem se envolverá romanticamente ao longo da sua vida.

“Como sempre, um modelo matemático só é bom se partir de boas premissas iniciais, e depende de quantos fatores levarmos em conta e do quão precisos conseguimos ser ao avaliá-los“, pondera Matt Parker.

“Os estudos parecem indicar que a maioria das pessoas se acomoda cedo demais, e não apenas na procura por parceiros para toda a vida – isto também acontece em questões como comprar uma casa, um carro usado – e a análise matemática pode dar-nos uma ideia de quantas amostras é melhor avaliar.”

Em contrapartida, afirma o matemático, “em namoros online, as pessoas entram num ciclo de nunca parar de analisar as suas amostras, sempre a pensar que há alguém melhor por aí. O melhor é não seguir religiosamente o algoritmo – mas não deixa por isso de ser um guia razoável para mostrar, de forma aproximada, o que podemos fazer.”

Dica: para calcular a raiz quadrada do seu número estimado de encontros, digite “raiz quadrada de [número]” no Google.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Dança afro-beat inspirada nos saltos de Ronaldo já chegou a Paris

Uma música humorística 'afro-beat', publicada nas redes sociais e inspirada nos saltos de Cristiano Ronaldo quando marca golos, está a ser replicada na internet com dezenas de coreografias filmadas, muitas das quais em França. "Quand Cristiano …

Portuguesa Critical Software e BMW juntam-se para produzir "o carro do futuro"

A BMW escolheu a portuguesa Critical Software para construir "o carro do futuro". As duas empresas unem-se agora numa joint venture que terá sede no Porto. A companhia tecnológica portuguesa Critical Software anunciou, esta segunda-feira, a …

As criptomoedas podem vir a sobrecarregar a Internet, alerta BIS

O Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) lançou, este domingo, um novo alerta: as criptomoedas podem "rebentar" com a Internet. O Banco de Pagamentos Internacionais - ou BIS, na sigla em inglês - lançou, este domingo, um …

Rui Patrício assina com o Wolverhampton por quatro anos

O guarda-redes português Rui Patrício, que rescindiu com o Sporting alegando justa causa, assinou contrato com o Wolverhampton válido por quatro épocas, anunciou hoje o clube da liga inglesa de futebol. O guarda-redes internacional português Rui …

Juízes querem condenados a cumprir mais cedo pena de prisão

Os juízes defendem que a pena de prisão deveria começar a ser cumprida logo que fosse confirmada por um tribunal de segunda instância, ainda antes da decisão transitar em julgado, mesmo que continuem a recorrer. A …

Médica reformada acusada de matar centenas de pacientes com doses fatais de analgésicos

Uma médica de clínica geral, agora aposentada, será a responsável pela morte de centenas de pacientes. A médica é acusada de prescrever doses fatais de analgésicos opiáceos a idosos no Reino Unido, nos anos 90. Jane …

Custo de vida para jovens estrangeiros em Lisboa ultrapassa mil euros

Um jovem estrangeiro precisa de 1032 euros para se instalar em Lisboa, sendo Lisboa a 57.ª cidade mais cara de uma lista de 80 cidades do mundo. Roménia é a cidade mais barata, de acordo …

Marcelo voltou a Pedrógão para limpar lágrimas (e Costa nem foi convidado)

Marcelo Rebelo de Sousa foi a figura central da homenagem às vítimas do incêndio de Pedrógão Grande, limpando lágrimas e distribuindo abraços, enquanto António Costa nem foi convidado. O primeiro-ministro admitiu que não foi convidado para …

Mihajlovic apontado ao Sporting para substituir Jesus

A imprensa desportiva apontou o técnico sérvio Sinisa Mihajlovic como o novo treinador do Sporting, substituindo o lugar deixado por Jorge Jesus. O antigo selecionador da Sérvia chegou a Lisboa esta segunda-feira, remetendo esclarecimentos para …

Falta de obstetras afeta assistência a partos de risco

O número de especialistas de ginecologia e obstetrícia é cada vez mais crítico no Serviço Nacional de Saúde, devido à falta de contratação de profissionais. O défice de especialistas de ginecologia e obstetrícia no Serviço Nacional …