Massa de ar polar volta a trazer chuva (e neve) a Portugal

(dr) Meteo Trás os Montes

Depois de alguns dias de mais calor, o frio volta a Portugal. A temperatura vai descer em todo o território, vários distritos costeiros vão estar sob aviso laranja devido à agitação marítima junto à costa e há previsão de neve nas terras altas.

Uma deslocação de uma massa de ar polar, proveniente do Oceano Atlântico, vai voltar a trazer o frio a Portugal.

De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a chuva volta em todo o território, a partir desta terça-feira, até ao início da próxima semana.

Já nesta terça-feira é provável que há períodos de chuva no Litoral Norte.

Nas Terras Altas, poderá haver queda de neve a partir de sexta-feira.

O IPMA adianta ainda que o frio se vai fazer sentir de forma mais significativa, principalmente, no Interior Norte e Centro.

Aviso laranja em sete distritos

Sete distritos do continente vão estar sob aviso laranja na quinta e na sexta-feira devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 7 metros, podendo atingir 12 metros de altura máxima.

De acordo com o IPMA, os distritos de Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo entre as 12h00 e as 18h00 de quinta-feira devido à agitação marítima, passando depois a laranja.

O aviso laranja para estes distritos vai estar em vigor entre as 18h00 de quinta-feira e as 07h00 sexta-feira.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Faro, Setúbal e Beja por causa do estado do mar, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros, entre as 00h00 e as 07h00 de sexta-feira.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.