Marroquino detido em Portugal acusado de recrutar jovens para o Daesh

(cv)

O Ministério Público deduziu acusação contra um marroquino, detido em Monsanto, por vários crimes, nomeadamente recrutamento de jovens, em Portugal, para integrarem o Daesh.

Preso preventivamente no Estabelecimento Prisional de Monsanto, um indivíduo marroquino foi acusado pelo Ministério Público de oito crimes relacionados ao terrorismo, a favor do Estado Islâmico, informa a Procuradoria-Geral da República.

Num comunicado divulgado esta sexta-feira, o DCIAP adianta que entre as acusações estão um crime de adesão a organização terrorista internacional – Daesh ou Estado Islâmico – um crime de falsificação com vista ao terrorismo, quatro crimes de uso de documento falso com vista ao financiamento do terrorismo, um crime de recrutamento para terrorismo e um crime de financiamento do terrorismo, escreve o Observador.

De acordo com o mesmo comunicado, o cidadão marroquino terá aderido ao Daesh depois de ter vindo para Portugal, recrutando jovens marroquinos para integrarem essa organização terrorista, junto ao Centro Português de Refugiados.

Abdessalam T., de 63 anos, terá recrutado um cidadão entretanto detido em França, após ter tentado um ataque terrorista no país. O marroquino terá usado cartões de crédito falsos para financiar as atividades relacionadas com o terrorismo, levadas a cabo por jovens radicalizados por ele próprio.

O indivíduo terá sido denunciado por três jovens marroquinos e foi preso pela Polícia Judiciária na Alemanha em 2016, acusado de burla, tendo sido extraditado para Portugal depois de cumprida a pena.

Segundo a PGR, a investigação apurou que “correm termos contra o arguido processos de idêntica natureza na Alemanha e na França“. “Relativamente aos factos investigados neste último país, as autoridades francesas emitiram mandado de detenção europeu (MDE), tendente à oportuna entrega do arguido”, avança o Diário de Notícias.

 

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Tesla vai abrir a sua primeira fábrica na Europa

O construtor de carros elétricos Tesla vai abrir uma fábrica nos arredores de Berlim, anunciou o presidente executivo da empresa, Elon Musk, na terça-feira à noite ao receber um prémio na capital alemã. “Tenho uma informação …

Continental vai contratar 300 engenheiros para o Porto

A Continental vai instalar no Porto um centro de desenvolvimento de tecnologias que poderá empregar "cerca de 300 engenheiros" e apoiará o desenvolvimento de soluções para veículos elétricos, condução autónoma e cibersegurança, anunciou esta quarta-feira …

Comissão Europeia aprova comercialização da primeira vacina para o Ébola

A Comissão Europeia anunciou no início da semana que concedeu uma autorização para a comercialização da primeira vacina contra o Ébola, designada Ervebo e produzida pela farmacêutica Merck. A vacina estava a ser produzida desde o …

Facebook lança o seu próprio MB Way

O Facebook lançou nos Estados Unidos uma nova funcionalidade para facilitar pagamentos através das quatro principais aplicações do grupo, que é semelhante ao funcionamento das transações com o MB Way. Em comunicado, Deborah Liu, responsável do …

O dilema dos chumbos, o "engano" de Ventura e o "falso liberal". O primeiro debate aqueceu

O primeiro debate quinzenal da legislatura arrancou esta quarta-feira e ficou marcado pelas retenções até ao 9.º ano - Chumba ou não chumba?, quis saber a direita, bem como pelo aumento do salário mínimo nacional …

Sondagem europeia defende tratado internacional que proíba "robôs assassinos"

Quase três em cada quatro pessoas querem que o seu governo colabore com outros países para proibir sistemas letais de armas autónomas. A organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) divulgou esta quarta-feira os resultados de uma …

Pentágono está a criar bactérias que detetam explosivos no subsolo

O Pentágono, em conjunto com a empresa de defesa Raytheon, está a desenvolver um sistema capaz de produzir bactérias geneticamente modificadas no subsolo, com o objetivo de detetar explosivos no subsolo. Neste projeto, iniciado pela Agência …

Hospitais voltam a não poder aumentar número de trabalhadores sem visto da tutela em 2020

Os hospitais vão continuar em 2020 impedidos de aumentar o número de trabalhadores sem a autorização prévia do Ministério da Saúde, segundo um despacho a que a agência Lusa teve acesso. O despacho assinado pelo secretário …

Onda crescente de ataques com explosivos alarma Suécia

A Suécia tem visto um aumento sem precedentes de ataques com explosivos. Em outubro, Estocolmo foi alvo de três ataques em apenas uma noite.  Se pensarmos num país com guerras de gangues constantes, o último nome …

Ruben foi libertado depois de passar 11 anos na prisão por crimes que não cometeu

Ruben Martinez Jr. saiu em liberdade do Supremo Tribunal de Los Angeles após ter passado 11 anos na prisão por uma série de assaltos à mão armada que não cometeu. Um homem que passou 11 anos …