Marroquino detido em Portugal acusado de recrutar jovens para o Daesh

(cv)

O Ministério Público deduziu acusação contra um marroquino, detido em Monsanto, por vários crimes, nomeadamente recrutamento de jovens, em Portugal, para integrarem o Daesh.

Preso preventivamente no Estabelecimento Prisional de Monsanto, um indivíduo marroquino foi acusado pelo Ministério Público de oito crimes relacionados ao terrorismo, a favor do Estado Islâmico, informa a Procuradoria-Geral da República.

Num comunicado divulgado esta sexta-feira, o DCIAP adianta que entre as acusações estão um crime de adesão a organização terrorista internacional – Daesh ou Estado Islâmico – um crime de falsificação com vista ao terrorismo, quatro crimes de uso de documento falso com vista ao financiamento do terrorismo, um crime de recrutamento para terrorismo e um crime de financiamento do terrorismo, escreve o Observador.

De acordo com o mesmo comunicado, o cidadão marroquino terá aderido ao Daesh depois de ter vindo para Portugal, recrutando jovens marroquinos para integrarem essa organização terrorista, junto ao Centro Português de Refugiados.

Abdessalam T., de 63 anos, terá recrutado um cidadão entretanto detido em França, após ter tentado um ataque terrorista no país. O marroquino terá usado cartões de crédito falsos para financiar as atividades relacionadas com o terrorismo, levadas a cabo por jovens radicalizados por ele próprio.

O indivíduo terá sido denunciado por três jovens marroquinos e foi preso pela Polícia Judiciária na Alemanha em 2016, acusado de burla, tendo sido extraditado para Portugal depois de cumprida a pena.

Segundo a PGR, a investigação apurou que “correm termos contra o arguido processos de idêntica natureza na Alemanha e na França“. “Relativamente aos factos investigados neste último país, as autoridades francesas emitiram mandado de detenção europeu (MDE), tendente à oportuna entrega do arguido”, avança o Diário de Notícias.

 

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …