Marketeers usam conteúdos homossexuais para provocar conservadores nas redes sociais

Profissionais de marketing estão a criar campanhas para algumas empresas, como a Cottonelle e a Walmart, protagonizados por homossexuais, com o intuito de chocar os conservadores e, assim, promover as marcas. 

De acordo com um artigo do Boing Boing, divulgado na segunda-feira, tal como os responsáveis pela criação dos comerciais tinham previsto, os conservadores sociais indignaram-se, “apelando a boicotes, e a Deus, para punir os malfeitores”.

Segundo Curtis Sparrer, diretor da empresa de relações públicas e assessoria Bospar PR, é exatamente esse tipo de reação que a Cottonelle e a Walmart pretendiam. “Parece que os profissionais de marketing estavam a contar com a indignação dos conservadores sociais para conduzir os seus objetivos de negócios”, disse.

Os vídeos criados para a campanha não seguem o padrão tradicional de difusão, sendo divulgados somente através das redes sociais, contou o responsável. “Os conservadores não tropeçaram simplesmente nesses conteúdos, foram alertados para os mesmos, muito provavelmente pelas próprias empresas”, referiu.

“Há um método por trás desta loucura: os profissionais de marketing contam com a reação do público às suas campanhas”, continuou Curtis Sparrer.

E explicou: “Uma reação imediata a qualquer enredo pró-LGBT por parte dos conservadores é previsível, criando uma controvérsia interessante para os jornalistas cobrirem. Essa cobertura não apenas apresentará os dois lados da história, como fornecerá o reconhecimento da marca. As pesquisas mostram que este método é mais eficaz que a publicidade tradicional”.

Love Is In The Aisle: A dating show at Walmart, ep. 2

Is grocery shopping at Walmart first date-worthy? We thought it’d be a good idea. And these two definitely learned how much it could really reveal about a person…

Publicado por Walmart em Quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Os conservadores sociais tornaram-se, assim, ferramentas úteis para profissionais de marketing e relações públicas. “Como um profissional da área, detesto revelar esta tática porque os conservadores sociais podem ser sábios e não morder a isca na próxima vez que uma campanha exibir pessoas LGBT”, salientou.

No entanto, disse ainda, “como sou homossexual há mais tempo do que estou a fazer marketing, estou ansioso pelo dia em que as pessoas LGBT possam ser apresentadas nos comerciais e a reação do público seja baseada somente no mérito do seu conteúdo”.

A American Family Association (AFA), que, no seu site oficial indica promover “valores morais tradicionais” nos media – trabalho que envolve o “combater à agenda homossexual” através de vários meios -, reconhecida como um grupo de ódio pela organização Southern Poverty Law Center, manifestou-se sobre o comercial do Walmart.

“Vimos muitas grandes corporações rejeitarem isso no seu marketing, mas, sinceramente, nunca pensamos que a Walmart se juntaria à revolução cultural e rejeitaria as crenças de sua base dos seus clientes”, lê-se numa nota divulgada.

Através desse comunicado, a AFA relatou focou o enredo do anúncio – “O amor está no corredor: um show de namoro no Walmart” -, em que dois homossexuais conhecem-se no  Walmart”, num “encontro às cegas”, e fazem compras juntos para determinar se são ou não compatíveis.

“É claro que o Walmart está no caminho de elevar os relacionamentos homossexuais ao mesmo nível do modelo de casamento entre homens e mulheres. Não temos escolha a não ser pedir aos nossos apoiantes que informem a empresa sobre como eles, enquanto clientes, sentem a mudança do Walmart da neutralidade nessa questão polémica para o total apoio às relações entre pessoas do mesmo sexo”, acrescentava a nota.

Taísa Pagno TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …

Portugal pode atingir linha vermelha dos 120 novos casos por 100 mil habitantes em dois meses

Portugal pode atingir uma taxa de incidência de de 120 casos por 100 mil habitantes daqui a dois ou mais meses se se mantiver o atual ritmo de crescimento deste indicador. Esta é a conclusão de …

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …