Marítimo vs FC Porto | Dragão passa na Madeira e é líder

José Coelho / EPA

O FC Porto arrancou uma preciosa vitória por 2-0 na visita ao Marítimo, em jogo a contar para a nona jornada da Liga NOS.

O resultado que assume especial importância pelo facto de um dos outros candidatos ao título, o Benfica, ter perdido na noite de sexta-feira, em casa, com o Moreirense, por 3-1.

Após uma primeira parte com pouco futebol e praticamente nenhuma emoção, a segunda teve o condão de soltar as equipas, com os “dragões” a consumarem em golos o seu domínio territorial e maior qualidade individual e colectiva. E até falharam uma grande penalidade. Fundamental foi a entrada de Otávio, aos 67 minutos.

O Jogo explicado em Números

  • Jogo muito disputado mas com pouco futebol nos primeiros 15 minutos. Neste período registaram-se seis faltas, numa fase em que o Porto dominava com 70% de posse e os dois únicos remates do encontro, embora sem a melhor direcção. Destaque para os quatro cantos dos campeões nacionais no primeiro quarto-de-hora, para um dos insulares.
  • Meia-hora de jogo e pouco a contar. O Marítimo sentia dificuldades para lançar os seus contra-ataques, algo prejudicado pelos parcos 62% de eficácia de passe, 43% no que toca a passes verticais. Os portistas apostavam bastante nos cruzamentos de bola corrida, com sete nesta fase, facilmente anulados por Amir Abedzadeh, já com duas saídas pelo ar eficazes aos 30 minutos.
  • O melhor em campo perto do intervalo era um defesa-central, Éder Militão, do FC Porto, com um rating de 5.7, e o segundo melhor um lateral do Marítimo, Fábio China, com 5.6. Nesta altura, dos sete primeiros nos nossos GoalPoint Ratings apenas se encontrava um jogador com características mais ofensivas, o maritimista Joel Tagueu. Destaque, contudo, para Óliver Torres, que apanhou o balanço da grande exibição que realizou ante o Feirense para mostrar serviço. O espanhol registava 91% de eficácia de passe, com nove entregas longas certas em 11 tentativas.
  • O FC Porto apostava claramente no flanco direito para canalizar a maioria dos seus ataques. Nesta fase, cerca de 50% dos lances ofensivos dos “dragões” haviam acontecido do lado direito, com Maxi Pereira e Jesús Corona chamados a grande trabalho – o uruguaio era mesmo o mais interventivo na partida, com 45 acções com bola.
  • Primeiro tempo sem grandes motivos de interesse, apesar do domínio claro do FC Porto, perante um Marítimo a apostar claramente nas transições.
  • Os “dragões” registaram 66% de posse de bola e seis remates, mas não enquadraram nenhuma das suas tentativas.
  • Ao invés, os insulares remataram apenas uma vez, aos 28 minutos, por Joel, e logo enquadrada, para boa defesa de Iker Casillas, na melhor ocasião antes do descanso.
  • O melhor em campo nesta altura era Éder Militão, com um GoalPoint Rating de 5.7. O central brasileiro acertou 26 dos 28 passes que realizou e somou cinco acções defensivas.
  • A segunda parte começou com mais ritmo de parte a parte. Até que, aos 64 minutos, o Porto usufruiu de uma oportunidade soberana para chegar à vantagem. Lucas Áfrico fez falta sobre Tiquinho Soares na grande área, mas o remate de Moussa Marega foi travado por grande defesa de Amir.
  • O encontro ganhava, finalmente, emoção e intensidade, com os “dragões” a dominarem desde o intervalo com 69% de posse de bola, quatro remates, dois enquadrados. Os insulares continuavam a pecar nos mesmos detalhes de jogo, nomeadamente a má qualidade no passe.
  • Mas aos 70 minutos, a bola entrou mesmo. Brahimi, Soares e Marega (no último toque) na jogada, o recém-entrado Otávio recebeu e progrediu em velocidade e, à entrada da área, rematou a contar. Um tento que surgiu ao 11º remate portista na partida, terceiro enquadrado, sendo que todos os disparos com boa direcção aconteceram no segundo tempo.
  • E o 2-0 apareceu aos 73 minutos. Um livre directo para o Marítimo terminou incrivelmente num contra-ataque do Porto com superioridade numérica de quatro contra um, e Marega só teve de encostar a passe de Otávio.
  • Aos 82 minutos, Danny viu o segundo amarelo e foi mais cedo para os balneários. Mas o jogo estava nas mãos do FC Porto, com o domínio a atingir, perto do fim, os 72% de posse de bola, nove remates (quatro enquadrados) no segundo tempo, perante um Marítimo que apenas foi perigoso em momentos de inspiração de Joel.
  • Realce para os expected goals (xG) da partida, que apontavam para a expectativa de dois golos para o Porto, com base nos remates que os “dragões” realizaram, e nenhum para o Marítimo – e foi precisamente isso que se verificou.

O Homem do Jogo

Entrou, viu e venceu. Otávio começou o jogo no banco e entrou apenas aos 67 minutos, para o lugar de Maxi Pereira.

Três minutos depois abriu o activo, com um belo remate à entrada da área contrária, na sequência de uma bela jogada de envolvimento colectivo.

A seguir assistiu Marega para o 2-0, numa exibição que rasgou por completo as amarras com que as duas equipas se haviam manietado. No final, o brasileiro registou um GoalPoint Rating de 7.5, com 88% de eficácia de passe e dois passes para finalização, um deles resultante em assistência.

Resumo

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Plano de vacinação arranca em janeiro com três fases. 950 mil pessoas no primeiro grupo prioritário

Pessoas com mais de 50 anos com uma patologia frequente nos casos graves de covid-19, residentes e/ou internados em lares e profissionais de saúde integram o primeiro grupo prioritário para a administração da vacina de …

Segunda vaga de moratórias autorizada pela Autoridade Bancária Europeia

A Autoridade Bancária Europeia (EBA) autorizou a reabertura de moratórias de crédito, com efeitos a partir de 01 de outubro até 31 de março de 2021, dois meses após ter suspendido novas adesões. Num comunicado publicado …

Turquia alvo de críticas duras em reunião da NATO e em risco de sanções

A Turquia esteve esta quarta-feira sob um fogo de críticas na reunião virtual dos Ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE) da NATO e, com a deceção manifestada pelos Estados Unidos, deve preparar-se para sanções económicas americanas …

O que Neymar mais quer é voltar a jogar com Messi. Só se vier a custo zero, diz o Barça

O internacional brasileiro Neymar, que alinha pelo PSG, confessou esta quarta-feira que o mais deseja é voltar a jogar com o astro argentino Lionel Messi, com quem partilhou balneário entre 2013 e 2017 no Barcelona. …

Ministro da Administração Interna e procuradora-geral da República vão ser ouvidos no Parlamento

Eduardo Cabrita será ouvido sobre o caso do cidadão ucraniano assassinado nas instalações do SEF e Lucília Gago sobre a "recente diretiva sobre os poderes hierárquicos" na magistratura do Ministério Público. A comissão de Assuntos Constitucionais …

Portugal regista mais 79 mortos e 3.772 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais 79 mortos relacionados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, e 3.772 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

França investiga 76 mesquitas por suspeita de radicalização islâmica

A França vai investigar nos próximos dias 76 mesquitas por suspeitas de radicalização islâmica, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior do país, Gerald Darmanin. Trata-se de 16 templos na região de Paris e 60 no …

Medidas estão a dar resultados. Novas regras apresentadas sábado vão vigorar até 7 de janeiro

O primeiro-ministro afirmou que as medidas adotadas estão a produzir resultados, havendo uma trajetória descendente de novos casos de covid-19, mas advertiu que janeiro é mês de risco e as restrições não podem ser aliviadas. Esta …

Interpol alerta para ameaça do crime organizado ligado às vacinas. Falsificações podem ser fatais

A Interpol emitiu um alerta global aos perigos de burlas à volta da nova vacina para a covid-19. As falsificações podem ser lucrativas para os criminosos e fatais para quem as usar. A Interpol emitiu um …

Alguns distritos de Portugal continental e Madeira com avisos meteorológicos até domingo

Alguns distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar a partir de hoje e pelo menos até domingo com vários avisos meteorológicos devido à agitação marítima, vento e queda de neve, de …