Marítimo 2-0 Sporting | Leões eliminados da Taça de Portugal

O Marítimo eliminou, esta segunda-feira, o Sporting da Taça de Portugal em futebol, ao vencer 2-0, no Funchal, jogo marcado por um erro do central Neto e em que os ‘verde e brancos’ falharam na definição das jogadas.

A eliminatória começou a ficar definida aos 68 minutos, quando o avançado brasileiro Rodrigo Pinho, aparentemente de saída para o Benfica, colocou os insulares na frente do marcador, jogador que, aos 79 minutos, assistiu o defesa-central e seu compatriota Léo Andrade para o 2-0, sentenciando o jogo.

A equipa ‘verde-rubra’ teve o mérito de se ter mantido sempre coesa a defender, suportando o caudal de jogo ofensivo do Sporting e de, na altura certa, aproveitar um erro grave do jogador supostamente mais experiente do adversário para marcar.

Esse foi o momento capital do jogo, quando Neto fez um passe ‘suicida’ para a zona central na tentativa de endossar a bola para Palhinha, mas este saiu-lhe com a força e a direção completamente erradas e permitiu ao Marítimo uma situação de contrapé que apanhou a defesa contrária toda descompensada.

Faltavam pouco mais de 20 minutos para o final da partida, numa altura em que o Sporting tinha voltado a mandar no jogo, depois de uma quebra de intensidade no início da segunda parte, e a pressionar um Marítimo cada vez mais a defender com o bloco mais baixo, com as linhas mais juntas, e a tentar sair pela certa em lances de contra-ataque.

Homem Gouveia / EPA

O jogador do Marítimo, Rodrigo Pinho, e o jogador do Sporting, Borja

Os madeirenses ainda chegaram ao segundo golo, aos 79 minutos, por Léo Andrade, na sequência de um pontapé de canto em que o central da casa aproveitou um desvio ao primeiro poste para encostar a bola para o fundo das redes, dando o golpe fatal nas aspirações de Rúben Amorim, que tinha lançado a ‘artilharia pesada’ minutos antes, fazendo entrar os habituais titulares Pedro Gonçalves, Sporar, João Mário e Pedro Porro.

No entanto, a história do jogo até aí foi bem diferente, com o Sporting quase sempre por cima, a ser capaz de criar lances entre linhas e em profundidade, que provocaram muitos problemas à defesa do Marítimo, que esteve consistente e teve muito mérito, mas beneficiou também de erros do ataque do Sporting na fase da definição das jogadas.

Faltou sempre o último cruzamento, o último passe, a última tabela, para o Sporting traduzir em golos os lances de ataque que foi capaz de produzir durante a primeira parte, a mais flagrante de todas logo aos sete minutos, quando Tiago Tomás, só com o guarda-redes Caio Seco pela frente, desviou a bola cruzada por Matheus Nunes para a barra, quando tinha tudo para fazer o golo.

A primeira ocasião de algum perigo do Marítimo aconteceu já na segunda parte, aos 51 minutos, num lance de bola parada, com Lucas Áfrico a atirar por cima da barra, razão pela qual o mérito do triunfo tem de ser creditado à sua consistência defensiva.

O Sporting pagou caro a juventude e falta de traquejo de jogadores como Gonzalo Plata e Tiago Tomás, mas teve grandes exibições como a de Palhinha, um ‘monstro’ no eixo do meio-campo a recuperar bolas e a lançar a equipa para o ataque, e dos dois Nunos, Mendes e Santos, no flanco esquerdo, que ‘fustigaram’ a defesa insular com as suas diagonais interiores e idas à linha de fundo.

Programa da jornada:

Segunda-feira, 11 de Janeiro de 2021
Marítimo – Sporting, 2-0

Terça-feira, 12 de Janeiro de 2021
Rio Ave – Estoril, 14:00
Moreirense – Santa Clara, 17:00
Nacional – FC Porto, 19:00
CF Estrela – Benfica, 21:15

Quarta-feira, 13 de Janeiro de 2021
Sp. Braga – Torreense, 15:30

Quinta-feira, 14 de Janeiro de 2021
Fafe – B SAD, 14:00
Gil Vicente – Ac. Viseu, 20:30

PARTILHAR

RESPONDER

Já é possível prever quais as mulheres que poderão ter complicações graves na gravidez

Os métodos atuais para diagnosticar complicações numa gravidez não são sensíveis nem confiáveis ​​o suficiente para identificar todas as gestações de risco. Agora, cientistas descobriram uma forma de testar os níveis hormonais na placenta para …

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …