Marítimo 2-0 Sporting | Leões eliminados da Taça de Portugal

O Marítimo eliminou, esta segunda-feira, o Sporting da Taça de Portugal em futebol, ao vencer 2-0, no Funchal, jogo marcado por um erro do central Neto e em que os ‘verde e brancos’ falharam na definição das jogadas.

A eliminatória começou a ficar definida aos 68 minutos, quando o avançado brasileiro Rodrigo Pinho, aparentemente de saída para o Benfica, colocou os insulares na frente do marcador, jogador que, aos 79 minutos, assistiu o defesa-central e seu compatriota Léo Andrade para o 2-0, sentenciando o jogo.

A equipa ‘verde-rubra’ teve o mérito de se ter mantido sempre coesa a defender, suportando o caudal de jogo ofensivo do Sporting e de, na altura certa, aproveitar um erro grave do jogador supostamente mais experiente do adversário para marcar.

Esse foi o momento capital do jogo, quando Neto fez um passe ‘suicida’ para a zona central na tentativa de endossar a bola para Palhinha, mas este saiu-lhe com a força e a direção completamente erradas e permitiu ao Marítimo uma situação de contrapé que apanhou a defesa contrária toda descompensada.

Faltavam pouco mais de 20 minutos para o final da partida, numa altura em que o Sporting tinha voltado a mandar no jogo, depois de uma quebra de intensidade no início da segunda parte, e a pressionar um Marítimo cada vez mais a defender com o bloco mais baixo, com as linhas mais juntas, e a tentar sair pela certa em lances de contra-ataque.

Homem Gouveia / EPA

O jogador do Marítimo, Rodrigo Pinho, e o jogador do Sporting, Borja

Os madeirenses ainda chegaram ao segundo golo, aos 79 minutos, por Léo Andrade, na sequência de um pontapé de canto em que o central da casa aproveitou um desvio ao primeiro poste para encostar a bola para o fundo das redes, dando o golpe fatal nas aspirações de Rúben Amorim, que tinha lançado a ‘artilharia pesada’ minutos antes, fazendo entrar os habituais titulares Pedro Gonçalves, Sporar, João Mário e Pedro Porro.

No entanto, a história do jogo até aí foi bem diferente, com o Sporting quase sempre por cima, a ser capaz de criar lances entre linhas e em profundidade, que provocaram muitos problemas à defesa do Marítimo, que esteve consistente e teve muito mérito, mas beneficiou também de erros do ataque do Sporting na fase da definição das jogadas.

Faltou sempre o último cruzamento, o último passe, a última tabela, para o Sporting traduzir em golos os lances de ataque que foi capaz de produzir durante a primeira parte, a mais flagrante de todas logo aos sete minutos, quando Tiago Tomás, só com o guarda-redes Caio Seco pela frente, desviou a bola cruzada por Matheus Nunes para a barra, quando tinha tudo para fazer o golo.

A primeira ocasião de algum perigo do Marítimo aconteceu já na segunda parte, aos 51 minutos, num lance de bola parada, com Lucas Áfrico a atirar por cima da barra, razão pela qual o mérito do triunfo tem de ser creditado à sua consistência defensiva.

O Sporting pagou caro a juventude e falta de traquejo de jogadores como Gonzalo Plata e Tiago Tomás, mas teve grandes exibições como a de Palhinha, um ‘monstro’ no eixo do meio-campo a recuperar bolas e a lançar a equipa para o ataque, e dos dois Nunos, Mendes e Santos, no flanco esquerdo, que ‘fustigaram’ a defesa insular com as suas diagonais interiores e idas à linha de fundo.

Programa da jornada:

Segunda-feira, 11 de Janeiro de 2021
Marítimo – Sporting, 2-0

Terça-feira, 12 de Janeiro de 2021
Rio Ave – Estoril, 14:00
Moreirense – Santa Clara, 17:00
Nacional – FC Porto, 19:00
CF Estrela – Benfica, 21:15

Quarta-feira, 13 de Janeiro de 2021
Sp. Braga – Torreense, 15:30

Quinta-feira, 14 de Janeiro de 2021
Fafe – B SAD, 14:00
Gil Vicente – Ac. Viseu, 20:30

PARTILHAR

RESPONDER

Encontradas fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico

Investigadores encontraram fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico. As evidências sugerem que lavar as nossas roupas está a contribuir para esta contaminação. Há muito tempo que o Ártico provou ser um barómetro da saúde …

Campus universitários nos Estados Unidos podem tornar-se super-propagadores da covid-19

Os campus universitários podem tornar-se super-propagadores do novo coronavírus, que causa a covid-19, para toda a sua área de abrangência, concluiu uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos. Analisando os 30 campus universitários …

A "máscara mais inteligente do mundo" é recarregável, tem microfone e dá luz

A Razer afirma ter criado a máscara mais inteligente do mundo. O Projeto Hazel é um design com um revestimento externo feito de plástico reciclado à prova de água e é transparente para permitir a …

Novo tratamento permite que pessoas com lesões na espinal medula voltem a mexer mãos e braços

Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington conseguiu ajudar seis participantes com lesões traumáticas da espinal medual a recuperar alguma mobilidade de mãos e braços. Muitas das pessoas que sofrem lesões traumáticas da espinal medula …

Ventiladores comprados à China custaram 1,3 milhões. Autarquias algarvias vão pedir devolução do dinheiro

Os 30 ventiladores comprados à China seriam usados nos hospitais do Algarve, mas os equipamentos não funcionam. Os autarcas vão agora exigir devolução do dinheiro. De acordo com a edição do jornal Público deste domingo, o …

EUA um passo atrás da China. Pequim leva avanço na Guerra Comercial (e as suas exportações estão em alta)

No ano em que a pandemia se expandiu em todo o mundo, muitos países viram-se em mãos com graves problemas financeiros e económicos. No caso da China, a situação foi mais positiva e o país …

Alexei Navalny detido no regresso à Rússia

O líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi detido este domingo no aeroporto em Moscovo quando regressava à Rússia. Os serviços prisionais russos (FSIN) detiveram o opositor russo Alexei Navalny, este domingo, à chegada a Moscovo, acusando-o …

Prazo para trocas ou devoluções suspenso durante confinamento

O prazo para efetuar trocas ou devoluções de bens ficará suspenso durante o atual confinamento e as garantias que terminem neste período ou nos 10 dias seguintes serão prorrogadas por 30 dias, segundo diploma publicado …

Desde 2001 que polícias negros alertam para racismo de agentes do Capitólio

Com a invasão do Capitólio, investiga-se o alegado racismo existente na Polícia do Capitólio. Desde 2001 que agentes negros denunciam casos de discriminação racial no departamento. Desde 2001, centenas de agentes policiais negros processaram o departamento …

Um megatsunami devastou uma vila na Gronelândia. Três anos depois, há quem não possa voltar a casa

Em junho de 2017, Nuugaatsiaq, na Gronelândia, foi devastada por um megatsunami, cujas ondas foram desencadeadas por um enorme deslizamento de quase 30 quilómetros através do fiorde. Embora as ondas se tivessem dissipado quando chegaram a …