Marítimo 2-0 Sporting | Leões eliminados da Taça de Portugal

O Marítimo eliminou, esta segunda-feira, o Sporting da Taça de Portugal em futebol, ao vencer 2-0, no Funchal, jogo marcado por um erro do central Neto e em que os ‘verde e brancos’ falharam na definição das jogadas.

A eliminatória começou a ficar definida aos 68 minutos, quando o avançado brasileiro Rodrigo Pinho, aparentemente de saída para o Benfica, colocou os insulares na frente do marcador, jogador que, aos 79 minutos, assistiu o defesa-central e seu compatriota Léo Andrade para o 2-0, sentenciando o jogo.

A equipa ‘verde-rubra’ teve o mérito de se ter mantido sempre coesa a defender, suportando o caudal de jogo ofensivo do Sporting e de, na altura certa, aproveitar um erro grave do jogador supostamente mais experiente do adversário para marcar.

Esse foi o momento capital do jogo, quando Neto fez um passe ‘suicida’ para a zona central na tentativa de endossar a bola para Palhinha, mas este saiu-lhe com a força e a direção completamente erradas e permitiu ao Marítimo uma situação de contrapé que apanhou a defesa contrária toda descompensada.

Faltavam pouco mais de 20 minutos para o final da partida, numa altura em que o Sporting tinha voltado a mandar no jogo, depois de uma quebra de intensidade no início da segunda parte, e a pressionar um Marítimo cada vez mais a defender com o bloco mais baixo, com as linhas mais juntas, e a tentar sair pela certa em lances de contra-ataque.

Homem Gouveia / EPA

O jogador do Marítimo, Rodrigo Pinho, e o jogador do Sporting, Borja

Os madeirenses ainda chegaram ao segundo golo, aos 79 minutos, por Léo Andrade, na sequência de um pontapé de canto em que o central da casa aproveitou um desvio ao primeiro poste para encostar a bola para o fundo das redes, dando o golpe fatal nas aspirações de Rúben Amorim, que tinha lançado a ‘artilharia pesada’ minutos antes, fazendo entrar os habituais titulares Pedro Gonçalves, Sporar, João Mário e Pedro Porro.

No entanto, a história do jogo até aí foi bem diferente, com o Sporting quase sempre por cima, a ser capaz de criar lances entre linhas e em profundidade, que provocaram muitos problemas à defesa do Marítimo, que esteve consistente e teve muito mérito, mas beneficiou também de erros do ataque do Sporting na fase da definição das jogadas.

Faltou sempre o último cruzamento, o último passe, a última tabela, para o Sporting traduzir em golos os lances de ataque que foi capaz de produzir durante a primeira parte, a mais flagrante de todas logo aos sete minutos, quando Tiago Tomás, só com o guarda-redes Caio Seco pela frente, desviou a bola cruzada por Matheus Nunes para a barra, quando tinha tudo para fazer o golo.

A primeira ocasião de algum perigo do Marítimo aconteceu já na segunda parte, aos 51 minutos, num lance de bola parada, com Lucas Áfrico a atirar por cima da barra, razão pela qual o mérito do triunfo tem de ser creditado à sua consistência defensiva.

O Sporting pagou caro a juventude e falta de traquejo de jogadores como Gonzalo Plata e Tiago Tomás, mas teve grandes exibições como a de Palhinha, um ‘monstro’ no eixo do meio-campo a recuperar bolas e a lançar a equipa para o ataque, e dos dois Nunos, Mendes e Santos, no flanco esquerdo, que ‘fustigaram’ a defesa insular com as suas diagonais interiores e idas à linha de fundo.

Programa da jornada:

Segunda-feira, 11 de Janeiro de 2021
Marítimo – Sporting, 2-0

Terça-feira, 12 de Janeiro de 2021
Rio Ave – Estoril, 14:00
Moreirense – Santa Clara, 17:00
Nacional – FC Porto, 19:00
CF Estrela – Benfica, 21:15

Quarta-feira, 13 de Janeiro de 2021
Sp. Braga – Torreense, 15:30

Quinta-feira, 14 de Janeiro de 2021
Fafe – B SAD, 14:00
Gil Vicente – Ac. Viseu, 20:30

PARTILHAR

RESPONDER

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …