Marítimo 1-1 Sporting | Leão dá-se mal com os ares das ilhas

O Sporting perdeu dois pontos na visita ao Marítimo que podem deixar os campeões nacionais a oito pontos do líder Porto e permitir ao Benfica aproximar-se para quatro.

Com muitas ausências, por lesão e castigo, Rúben Amorim procedeu a algumas alterações no “onze”, apostou em dois pontas-de-lança, Paulinho e Islam Slimani, mas os dinamismos ofensivos não foram tão fluídos e o resultado não passou do 1-1.

Bruno Xadas marcou cedo para os insulares, o atacante argelino empatou para os visitantes.

O jogo começou praticamente com o 1-0, marcado logo aos cinco minutos por Bruno Xadas, a aproveitar um mau alívio de cabeça de Nuno Santos.

A resposta veio da cabeça de Islam Slimani, uma das novidades a titular, a par de Daniel Bragança (e Sebastián Coates, de regresso após castigo), mas o remate do argelino (que tinha Expected Goals de 0,56) saiu ao lado.

Porém, aos 38 minutos o ponta-de-lança não falhou e estreou-se a marcar neste regresso a Alvalade, ao concluir um lance de Matheus Reis. No lance seguinte, o Marítimo empatou, por Alipour, mas o tento foi anulado por fora-de-jogo de Xadas.

O empate era o resultado lógico do corolário do ascendente leonino, que dominava por completo e atacava muito, mas até ao momento mostrara pouca competência ofensiva.

Faltava alguma dinâmica ofensiva nos “leões” que, ainda assim, pressionavam em terrenos muito adiantados.

Ao descanso o melhor em campo era Zainadine, central do Marítimo, com um GoalPoint Rating de 5.9, por culpa de seis alívios e dois bloqueios de remate, ambos máximos do jogo.

Sem grandes soluções ofensivas no banco – com as ausências, o Sporting apresentou dois guarda-redes e cinco jogadores de campo entre os suplentes -, o “leão” viveu uma segunda parte mais difícil em termos de ataque na etapa complementar, com o Marítimo a conseguir tapar muito melhor os caminhos para a sua baliza.

Ainda assim, Pedro Porro só não marcou, aos 76 minutos, por manifesta infelicidade, com o seu remate a embater na barra, no poste e em cima da linha de golo, não entrando apenas por acaso.

Os problemas dos de Alvalade aumentaram com a saída, por lesão, de Daniel Bragança aos 80 minutos, entrando para o seu lugar Rúben VinagreMacus Edwards, entretanto entrado para o lugar de Nuno Santos, encostou-se a zonas mais ofensivas, à procura de causar desequilíbrios.

E aos 85 minutos, Paulinho serviu Coates, que falhou de cabeça o 2-1. Porém, não era a noite do “leão” lisboeta.

Gregório Cunha / Lusa

Melhor em Campo

Que jogo de Zainadine Júnior! O central moçambicano varreu tudo o que era perigo no primeiro terço insular e foi, por isso, o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 7.5.

Além de ter ganho todos os quatro duelos aéreos defensivos em que participou, somou nada menos que 17 alívios, novo máximo desta Liga – batendo os 16 que Pablo Santos, do Moreirense, havia conseguido na Luz, ante o Benfica , e ainda registou dois bloqueios de remates.

Destaques do Marítimo

Paulo Victor 5.9 – O guardião brasileiro teve um deslize perto do fim, mas nada que apague a boa exibição na baliza, com três defesas, todas a remates na sua grande área.

Rafik Guitane 5.7 – O extremo terminou o jogo com três passes para finalização, algo relevante num jogo em que a sua equipa atacou pouco. O francês tentou incríveis dez dribles e completou seis deles, somando ainda quatro conduções aproximativas. Os três desarmes sofridos afectam-lhe a nota.

Bruno Xadas 5.5 – O médio integrou-se bem no ataque e, logo no arranque, aproveitou um erro de Nuno Santos para abrir o activo. Xadas somou três passes ofensivos valiosos e falhou dois de 15 passes.

Destaques do Sporting

Matheus Reis 6.6 – A boa fase do brasileiro prosseguiu e Reis foi o melhor “leão” da noite. Foi dele a assistência para o golo de Slimani e no final registou duas ocasiões flagrantes criadas, três passes para finalização, incríveis 98% de eficácia de passe, correspondendo a 90 passes certos em 92, bem como o máximo de acções com bola (113).

Pedro Porro 6.1 – O espanhol teve nos pés a vitória, mas não teve sorte e o seu remate, perto do fim, acertou na barra, no poste e em cima da linha de golo. Porro fez três passes para finalização e oito cruzamentos de bola corrida.

Islam Slimani 5.9 – O argelino estreou-se a marcar após o regresso a Alvalade e foi um dos melhores dos lisboetas. Fez o golo da sua equipa, foi o mais rematador do jogo (5) e somou seis acções com bola na área contrária, mas perdeu cinco de seis duelos aéreos ofensivos e desperdiçou uma ocasião flagrante.

Gonçalo Inácio 5.9 – O jovem central esteve muito em jogo e somou o segundo valor mais alto de acções com bola (106). Esteve muito bem no passe, com 90% de eficácia, e fez três intercepções.

Manuel Ugarte 5.9 – O médio uruguaio esteve muito bem no passe, completando 52 de 55, e assinou o máximo de recuperações de posse (9). Mal no número de dribles consentidos (4), máximo do jogo.

Matheus Nunes 5.7 – Matheus esteve uns furos abaixo do habitual, denotando uma aparente falta de energia. Destaque para 83 acções com bola, dois dribles eficazes em quatro e quatro passes ofensivos valiosos.

Marcus Edwards 5.6 – O inglês jogou os últimos 18 minutos, fez um passes para finalização e completou uma de duas tentativas de drible.

Daniel Bragança 5.4 – O terceiro médio dos homens de Alvalade, teve como incumbência ajudar a manter a posse de bola, pressionar alto e ligar o “miolo” ao ataque. Terminou com dois passes para finalização, quatro ofensivos valiosos e saiu lesionado aos 80 minutos.

Sebastián Coates 5.4 – Regressado após lesão, foi o segundo jogador mais rematador (4), mas falhou duas ocasiões flagrantes (no total terminou com 1,0 xG). O central criou ainda uma ocasião flagrante, fez dez passes aproximativos, somou seis acções com bola na área contrária e ganhou quatro de seis duelos aéreos ofensivos.

Paulinho 5.2 – Jogo difícil para o ponta-de-lança, que jogou mais solto, nas costas de Slimani. De positivo a ocasião flagrante que criou e os 15 passes aproximativos que recebeu, de negativo os cinco maus controlos de bola e as três faltas cometidas.

Nuno Santos 4.2 – A pior nota do Sporting, muito por culpa do lance em que “assistiu” Xadas para o golo do Marítimo. De positivo os seis passes ofensivos valiosos, mas pouco mais.

Resumo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.