Marisa Matias: Aumento do salário mínimo é uma “reivindicação mais do que justa”

Estela Silva / Lusa

Marisa Matias, cabeça de lista do Bloco de Esquerda às Europeias 2019

A eurodeputada e candidata presidencial do Bloco de Esquerda, Marisa Matias, disse hoje que o aumento do salário mínimo nacional “é uma reivindicação mais do que justa” e a forma de combater a crise.

“O aumento do salário mínimo nacional é uma reivindicação mais do que justa, aliás nós percebemos com a crise pandémica que é precisamente por não termos direitos laborais seguros e por não termos o salário ao nível que seria justo que estamos a sofrer tantas consequências numa crise como aquela que estamos a viver”, disse hoje Marisa Matias, que marcou presença na concentração da CGTP no Rossio, em Lisboa, em defesa de melhores salários.

Para a candidata presidencial, Portugal está ainda “num padrão de salários muito abaixo do que seria um salário justo” e precisa “efetivamente” de valorizar direitos laborais e salariais.

A eurodeputada defendeu ainda que foi por ter havido um aumento do salário mínimo e uma recuperação de direitos que a crise atual não é mais forte, ainda que se esteja “longe de saber todas as consequências”, e que a forma de combater a crise é apostar na valorização de direitos e salários.

A eurodeputada e candidata presidencial recusou-se ainda a discutir valores para o aumento do salário mínimo nacional ou a definir patamares mínimos para essa subida exigidos pelo Bloco de Esquerda.

“Eu não vou discutir valores, vou só dizer que esta é a reivindicação mais justa possível, que é o reforço dos salários e o aumento do salário mínimo. A discussão de valores terá o seu tempo. É justa, acompanhamos e solidarizamo-nos, obviamente, com esta reivindicação”, disse.

Marisa Matias comentou ainda críticas à realização de manifestações em tempo de pandemia, dizendo que esta “não acaba com a política, torna-a mais exigente” e que é preciso respeitar as normas sanitárias.

A CGTP-IN convocou para hoje duas concentrações em Lisboa, uma no Cais do Sodré, outra no Rossio, com ambas a partirem em desfile e a confluírem para o Terreiro do Paço, onde a secretária-geral da intersindical, Isabel Camarinha, fez uma intervenção de encerramento da ação de luta.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se se puser de parte o Direito baseado na Justiça e na Verdade, em que se distingue então, o Estado de um bando de salteadores? (Santo Agostinho)

RESPONDER

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …

Novo surto em lar de Beja e 90 alunos em isolamento em Famalicão

Um surto de covid-19 identificado no Lar de Idosos do Centro Paroquial e Social do Salvador, em Beja, já infetou 31 pessoas, sendo 24 utentes e sete funcionários, divulgou a Unidade Local de Saúde do …