Mário Soares eleito personalidade do ano pelos jornalistas estrangeiros

Mário Soares (foto: Roberto Stuckert Filho / PR)

Mário Soares (foto: Roberto Stuckert Filho / PR)

O antigo Presidente da República Mário Soares foi eleito a personalidade do ano pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal, distinguindo simultaneamente o “importante papel” na democracia portuguesa e a sua “enérgica atividade” em 2013.

“Em 2013 Mário Soares tem sido uma das principais vozes na sociedade portuguesa”, justificou a Associação de Imprensa Estrangeira a atribuição do prémio Personalidade do Ano/Martha de la Cal 2013 ao antigo Chefe de Estado e de Governo.

Os correspondentes estrangeiros “quiseram, com este prémio, constatar o importante papel desempenhado por Mário Soares na democracia e na história de Portugal”.

“Por um lado, serve para reconhecer a sua longa e intensa trajetória política, por outro, pretende galardoar a enérgica atividade realizada ao longo do presente ano”, lê-se no comunicado da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal, divulgado esta segunda-feira.

A associação que representa os jornalistas estrangeiros salientou ainda que Soares “sempre manteve uma relação de amizade com os correspondentes, quer durante a sua etapa como primeiro-ministro e, posteriormente, como Presidente da República, bem como nos anos posteriores”, sendo sócio honorário da associação.

“É a personalidade portuguesa que mais mostras tem dado de reconhecimento do trabalho realizado pelos correspondentes”, declarou a associação.

O prémio, que é “um reconhecimento da pessoa ou da instituição portuguesa que mais fez pela imagem do país no exterior“, foi decidido por cerca de 60 jornalistas baseados em Portugal e que representam meios de comunicação de mais de 20 países.

No ano passado, a Associação da Imprensa Estrangeira distinguiu a artista plástica Joana Vasconcelos.

Entre os galardoados em anos anteriores encontram-se Carlos Paredes, os Capitães de Abril, José Saramago, Mariza, António Guterres, Durão Barroso, Rosa Mota, Álvaro Siza Vieira, Luís Figo, Joaquim de Almeida, Vanessa Fernandes, a Fundação Gulbenkian, a Fundação Champalimaud, António Mega Ferreira ou Eduardo Souto Moura.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"O vírus não existe". Em Itália, os "coletes laranja" exigem a queda do Governo (e que o país saia da UE)

Inspirados nos Coletes Amarelos franceses, nasceram os "coletes laranjas" em Itália, um movimento de contestação contra o Governo que acredita que "o vírus não existe". Apesar de ainda não ser um movimento muito grande, há já …

Época balnear arranca no sábado, mas começa mais tarde no Norte

A época balnear arranca no próximo sábado, 6 de junho, mas não em todo o país. No Norte de Portugal só começa a 27 de junho. Segundo o despacho publicado esta quinta-feira em Diário da República, …

Um terço das empresas de restauração não reabriu

Cerca de um terço das empresas de restauração não retomou a atividade e quase metade tem registado uma faturação média inferior a 10%, revelou a associação representativa do setor. A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares …

Ministério Público alemão assume que Maddie McCann está morta

O procuradores do Ministério Público alemão acreditam que Madeleine McCann foi assassinada. O investigador Christian Hoppe, do Bundeskriminalamt, revelou que a criança pode ter sido alvejada quando o suspeito assaltava o apartamento da família. O procuradores do …

Nadadores-salvadores devem privilegiar salvamento "sem entrar na água"

A Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores divulgou hoje alguns dos procedimentos que os vigilantes devem adotar na época balnear face à pandemia, como privilegiar o salvamento “sem entrar na água” ou abordar o náufrago pelas costas. “Ainda …

Confederação do Turismo propõe Lay-off simplificado, banco de horas e horário concentrado

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) propôs ao Governo 99 medidas para mitigar as consequências "gigantescas" que a pandemia está a ter no sector, apontando um cenário de "eclipse total e asfixia". Segundo noticiou esta …

Coreia do Norte ameaça romper acordo militar com Seul

A Coreia do Norte ameaçou hoje romper o acordo militar com a Coreia do Sul e fechar o gabinete de ligação transfronteiriça, se Seul não impedir que ativistas continuem a enviar panfletos através da fronteira. A …

Moratórias no crédito prolongadas até 31 de março de 2021

O Governo decidiu estender a moratória nos empréstimos dos bancos às famílias e empresas afetadas pela crise. As prestações e juros só voltarão a ser pagos depois de 31 de março de 2021, apurou o …

Santana Lopes deixou funções executivas no Aliança. Mas não "deserta"

O fundador do partido Aliança deixou, recentemente, as suas funções executivas por "motivos profissionais", mas promete "não desertar", "muito menos em alturas difíceis". No passado dia 15 de maio, Pedro Santana Lopes pediu a suspensão das …

Pela primeira vez em 30 anos, Hong Kong proíbe vigília em memória de Tiannamen

Pela primeira vez em 30 anos, tanto Hong Kong como Macau não vão ter vigílias em homenagem às vítimas do massacre de Tiananmen. A Polícia de Hong Kong proibiu a vigília em memória do massacre de …