/

Mário Ferreira vai ao espaço na próxima quinta-feira (e leva consigo um símbolo português)

3

Facebook

Mário Ferreira

Já há data para a primeira viagem de um português ao espaço. O empresário Mário Ferreira parte na próxima quinta-feira, 4 de Agosto, na 22.ª missão da New Shepard rumo à fronteira espacial. Consigo, o dono da TVI e da Douro Azul leva um símbolo da sua “herança portuguesa”.

A missão NS-22 da empresa espacial Blue Origin, do fundador da Amazon Jeff Bezos, parte às 14:30 horas (de Portugal Continental) na próxima quinta-feira, 4 de Agosto. O local de lançamento da New Shepard, a cápsula da tripulação que vai ao espaço, vai acontecer no Texas Ocidental.

A Blue Origin já divulgou o logótipo da missão que inclui os apelidos dos seis tripulantes e símbolos representativos de cada um.

No caso de Mário Ferreira, o português é representado por uma caravela portuguesa que é identificada como um “navio de Magalhães”, num sinal da sua “herança portuguesa” e da “paixão pela aventura”, como explica a Blue Origin numa nota oficial.

Por baixo do navio de Magalhães, aparecem peixes que “simbolizam a paixão de Steve Young [um executivo das telecomunicações] pela pesca”.

As pirâmides do Egipto assinalam a “herança” da engenheira Sara Sabry e “celebram a sua conquista como a primeira astronauta do país“, aponta a empresa espacial.

Já as Fossas das Marianas marcam a “façanha” da montanhista e exploradora Vanessa O’Brien por ter alcançado o “Challenger Deep, o ponto mais profundo da Terra”.

“A cápsula da tripulação é retratada como uma bola de basquetebol, simbolizando os truques do [canal do YouTube] Dude Perfect e o papel do [seu fundador] Coby Cotton“, aponta ainda a Blue Origin.

“A carruagem representa as aspirações de Clint Kelly III [inovador americano da área da robótica] para o alcance da humanidade na nova fronteira do espaço”.

A própria New Shepard e as montanhas do oeste do Texas estão também representadas no logótipo.

Mário Ferreira tem sido notícia, nos últimos dias, em Portugal, por dúvidas levantadas pelo financiamento que o seu grupo obteve do Banco de Fomento e por suspeitas no âmbito de um alegado esquema de fuga ao Fisco. 

ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.