“É altura de me retirar”. Marinho e Pinto não se recandidata à presidência do PDR

RTP / Flickr

Ex-bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho e Pinto, eleito eurodeputado pelo MPT

O presidente do PDR, António Marinho e Pinto, confirmou este domingo à agência Lusa que não se vai recandidatar à liderança do partido nas eleições que deverão realizar-se no início do próximo ano, mas continuará militante.

A saída de Marinho e Pinto da liderança do PDR foi noticiada pelo Público ‘online’ e confirmada pelo próprio à agência Lusa.

“Vou fazer 70 anos e acho que devemos abrir as portas às pessoas mais novas, com mais criatividade e com mais ideias para o futuro. Além disso, não fui bem-sucedido nas últimas eleições”, justificou o líder do PDR, em declarações à Lusa.



Em declarações ao jornal Público, Marinho e Pinto disse que o partido precisa é entender que o partido necessita de uma liderança “mais jovem e com pessoas com outra visão” do mundo e da política. “Vou fazer 70 anos em breve. É altura de me retirar”.

Marinho e Pinto garantiu, contudo, que irá permanecer no Partido Democrático Republicano, que ajudou a criar em 05 de outubro de 2014, mas que só viria a ser constituído oficialmente em fevereiro de 2015. “Sou fundador e irei continuar”, assegurou.

As eleições para os órgãos dirigentes do PDR deverão realizar-se no início do próximo ano, em princípio em janeiro, disse o ainda líder, embora notando que será uma comissão eleitoral a marcar a assembleia-geral de militantes que elegerá o novo presidente.

A única dúvida quanto à data das eleições reside no facto de o partido estar a mudar a sua sede nacional, acrescentou, admitindo que janeiro é por enquanto uma data meramente indicativa. Nas últimas legislativas o PDR alcançou 0,23%, correspondentes a 11.674 votos, de acordo com o mapa oficial publicado em Diário da República.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …

Trabalhadores da CP e IP iniciam hoje greve ao trabalho extraordinário e feriados

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) entram este domingo em greve ao trabalho extraordinário e feriados, até 31 de agosto, por aumentos salariais. A greve, convocada pelo Sindicato …

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …

Marcelo satisfeito com reabertura “sensata”. Alívio das restrições arranca hoje

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca este domingo com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração …

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …

Tal como nos humanos, a cafeína ajuda as abelhas a aumentar o foco e a eficácia

Um novo estudo indica que, tal como em muitos humanos, uma injeção de cafeína ajuda as abelhas a manterem-se mais concentradas e a realizarem o trabalho com mais eficiência. Uma equipa da Universidade de Greenwich percebeu …