Marinha russa em exercícios conjuntos com a NATO pela primeira vez em 10 anos

Nick Savchenko / Wikimedia

O contratorpedeiro Smetlivy, da Marinha de Guerra da Rússia

A Marinha russa participará de exercícios conjuntos ao lado de membros da NATO pela primeira vez em 10 anos, informou a agência de notícias estatal RIA Novosti, citando a Frota do Mar Negro.

Segundo noticiou o Moscow Times, os exercícios Aman-2021 acontecerão em fevereiro, na costa de Karachi, no Paquistão. Além da Rússia, participará a Marinha do Paquistão, dos Estados Unidos (EUA), da Grã-Bretanha, da China, do Japão, da Turquia, das Filipinas, da Malásia, do Sri Lanka e da Indonésia.

A última vez que a Marinha russa operou em conjunto com a NATO foi em 2011, na costa da Espanha, como parte do exercício Bold Monarch.

Em setembro deste ano, o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Rússia, Valery Gerasimov, acusou o bloco militar ocidental de aumentar a sua presença perto das fronteiras russas.

“O crescimento da atividade militar dos EUA e da NATO não está a ocorrer no Atlântico ou no Caribe, mas a uma distância de 20-30 quilómetros das fronteiras russas”, disse Gerasimov, acrescentando que os relatos de comportamento agressivo por parte da Rússia que estão a circular na aliança militar são falsos.

Um relatório da NATO divulgado no início de dezembro identificou a Rússia como uma das suas principais ameaças na próxima década.

//

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.