/

Maria José Valério morre vítima de covid-19 ao 87 anos

1

A cançonetista Maria José Valério, que deu voz à “Marcha do Sporting”, morreu esta quarta-feira em Lisboa, aos 87 anos, vítima de covid-19, disse fonte da Casa do Artista.

A intérprete de “Menina dos Telefones” (1961) morreu no Hospital de Santa Maria, onde se encontrava internada desde a semana passada. Quando foi internada, o seu estado de saúde estava estável.

A artista é uma das cinco pessoas que, infetadas com o novo coronavírus na sequência de um surto na Casa do Artista, em Carnide, Lisboa, tiveram de ser hospitalizadas.

Nascida a 3 de maio de 1933, Maria José Valério é um nome associado ao Sporting Clube de Portugal, tanto pela sua voz que canta a marcha “Viva o Sporting”, como pelo seu cabelo verde, que era uma espécie de imagem de marca.

No entanto, o percurso artístico de Maria José Valério é mais vasto, tendo passado pela Emissora Nacional e conquistado notoriedade pela sua interpretação de marchas como “Olha o Polícia Sinaleiro”, da autoria de António Silva e Maria José Figueiredo,​ ou de canções como a “Menina dos Telefones”, de Manuel Paião e Eduardo Damas.

Numa nota de condolências no seu site, o Sporting Clube de Portugal “manifesta o seu pesar pela morte de Maria José Valério Dourado”

“A artista, Sportinguista de coração, marcava presença em Alvalade sempre que podia e participava em várias das festas Leoninas espalhadas pelo País“, lê-se na nota. “Aos familiares e amigos, o Sporting CP manifesta o seu mais profundo pesar, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de amor e dedicação ímpar de Maria José Valério ao Clube”.

O surto da covid 19 começou em janeiro, na Casa do Artista e, desde então, as autoridades de saúde registaram oito óbitos naquela instituição – nove agora com o óbito de Maria José Valério.

As atrizes Adelaide João (de 99 anos) e Cecília Guimarães (de 93) foram duas das vítimas mais recentes.

A Casa do Artista tem cerca de 70 residentes e 30 funcionários.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Aos 87 anos podemos morrer por qualquer coisa. De certeza que foi por causa da Covid?? Ao menos morreu a sonhar com o Sporting Campeão!! Condolências aos familiares.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.