Marcha pelo Clima juntou milhares em Madrid. Greta saiu por recomendação da polícia

Rodrigo Jiménez / EPA

Greta Thunberg

Milhares de pessoas participaram, esta sexta-feira, em Madrid, na Marcha pelo Clima, encabeçada pela jovem ativista ambiental sueca, que teve de abandonar a manifestação por recomendação da polícia.

A Marcha pelo Clima começou às 18h00 locais, na Gare de Atocha, e percorreu as grandes avenidas do centro de Madrid, antes de terminar na zona dos novos ministérios.

Muitos dos manifestantes empunhavam cartazes com palavras de ordem como “Paremos de usar gasolina”, “Não há futuro se destruirmos o nosso planeta” e “Tens de escolher entre o teu carro e o planeta”.

Greta Thunberg chegou, na manhã de sexta-feira, a Madrid, depois de uma viagem de 10 horas de comboio, transporte que apanhou na quinta-feira à noite na Estação de Santa Apolónia, em Lisboa, cidade onde aportou, na terça-feira, após uma viagem de 21 dias em catamarã desde Nova Iorque, Estados Unidos.

Entre aplausos e gritos, a jovem ativista ambiental sueca abandonou a marcha por recomendação da polícia, devido à multidão que a impedia de continuar a andar.

A dada altura do percurso, junto ao Museu do Prado, a adolescente teve de parar devido ao aglomerado de pessoas que a queriam ver, incluindo jovens e famílias com crianças e acabou por abandonar o protesto num automóvel elétrico.

Junto ao veículo, a jovem pediu desculpas em inglês e disse que a polícia recomendou que abandonasse a marcha.

Posteriormente, a ativista, de 16 anos, regressou à marcha no final, onde fez um discurso. “Os líderes políticos estão a trair-nos, não vamos deixar que continuem. Dizemos basta, já! A mudança vem, quer gostem ou não”, afirmou, enfatizando que “a esperança não reside nas paredes da COP25, mas na rua”.

A ativista realçou que os manifestantes saíram da sua “zona de conforto” para “dizer às pessoas com responsabilidades” que têm de “preservar o futuro e as gerações atuais”.

A seu ver, a mudança para travar os efeitos da crise climática “não virá dos poderosos”, mas das “massas que exigem ação”. “Nós é que vamos fazer a mudança”, vincou, dirigindo-se a uma multidão, assinalando que é necessário “sair dos espaços das conferências” e “parar esta crise”.

A marcha assinala o início de uma contra-cimeira ou cimeira social, que fazem parte da agenda paralela à cimeira do clima da ONU de Madrid (COP25), que termina em 13 de dezembro na capital espanhola.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Rectificativo:……”Vão dar uma cursa (vigaristas), não só esta Miúda (Doente)bem manipulada, mas essencialmente toda a corja que constitui a plataforma mediática que dela se serve. Mas mais ainda os ditos (PODEROSOS) gananciosos, que se recusam a menos poluir, e nós todos também armados em (Anjinhos) altamente poluidores. Começar por “BEM” Reciclar seria desde já um grande passo!…… Não acha Sr. ou Sra. “Reciclage” ????

RESPONDER

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …