Marcha pelo Clima juntou milhares em Madrid. Greta saiu por recomendação da polícia

Rodrigo Jiménez / EPA

Greta Thunberg

Milhares de pessoas participaram, esta sexta-feira, em Madrid, na Marcha pelo Clima, encabeçada pela jovem ativista ambiental sueca, que teve de abandonar a manifestação por recomendação da polícia.

A Marcha pelo Clima começou às 18h00 locais, na Gare de Atocha, e percorreu as grandes avenidas do centro de Madrid, antes de terminar na zona dos novos ministérios.

Muitos dos manifestantes empunhavam cartazes com palavras de ordem como “Paremos de usar gasolina”, “Não há futuro se destruirmos o nosso planeta” e “Tens de escolher entre o teu carro e o planeta”.

Greta Thunberg chegou, na manhã de sexta-feira, a Madrid, depois de uma viagem de 10 horas de comboio, transporte que apanhou na quinta-feira à noite na Estação de Santa Apolónia, em Lisboa, cidade onde aportou, na terça-feira, após uma viagem de 21 dias em catamarã desde Nova Iorque, Estados Unidos.

Entre aplausos e gritos, a jovem ativista ambiental sueca abandonou a marcha por recomendação da polícia, devido à multidão que a impedia de continuar a andar.

A dada altura do percurso, junto ao Museu do Prado, a adolescente teve de parar devido ao aglomerado de pessoas que a queriam ver, incluindo jovens e famílias com crianças e acabou por abandonar o protesto num automóvel elétrico.

Junto ao veículo, a jovem pediu desculpas em inglês e disse que a polícia recomendou que abandonasse a marcha.

Posteriormente, a ativista, de 16 anos, regressou à marcha no final, onde fez um discurso. “Os líderes políticos estão a trair-nos, não vamos deixar que continuem. Dizemos basta, já! A mudança vem, quer gostem ou não”, afirmou, enfatizando que “a esperança não reside nas paredes da COP25, mas na rua”.

A ativista realçou que os manifestantes saíram da sua “zona de conforto” para “dizer às pessoas com responsabilidades” que têm de “preservar o futuro e as gerações atuais”.

A seu ver, a mudança para travar os efeitos da crise climática “não virá dos poderosos”, mas das “massas que exigem ação”. “Nós é que vamos fazer a mudança”, vincou, dirigindo-se a uma multidão, assinalando que é necessário “sair dos espaços das conferências” e “parar esta crise”.

A marcha assinala o início de uma contra-cimeira ou cimeira social, que fazem parte da agenda paralela à cimeira do clima da ONU de Madrid (COP25), que termina em 13 de dezembro na capital espanhola.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Rectificativo:……”Vão dar uma cursa (vigaristas), não só esta Miúda (Doente)bem manipulada, mas essencialmente toda a corja que constitui a plataforma mediática que dela se serve. Mas mais ainda os ditos (PODEROSOS) gananciosos, que se recusam a menos poluir, e nós todos também armados em (Anjinhos) altamente poluidores. Começar por “BEM” Reciclar seria desde já um grande passo!…… Não acha Sr. ou Sra. “Reciclage” ????

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …