Marcelo Rebelo de Sousa candidato a Presidente mas só depois das legislativas

3

Nuno Veiga / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa ainda não confirma oficialmente, mas deixa antever que será provavelmente candidato às eleições presidenciais de Janeiro de 2016. O professor e comentador da TVI confessa que já falou com a família sobre o assunto, mas dá a entender que só avançará depois das legislativas.

Em entrevista ao Diário de Notícias, Marcelo Rebelo de Sousa nota que antes de se avançar para uma candidatura presidencial é preciso “apreciar o quadro das várias hipóteses disponíveis”, “comparar” e “também fazer uma auto-avaliação” em termos físicos e psicológicos.

“A pessoa quando avança para uma candidatura tem de ponderar uma série de factores importantes [tais como] a visão que tem do país, da Constituição, do Presidente da República”, explica ainda o professor universitário que dá a entender que poderá apenas confirmar a sua candidatura depois das eleições legislativas.

“As legislativas são eleições para o governo do país. Eleger um Presidente é uma coisa diferente e misturar as duas coisas traria a tentação de sobreposição dos discursos”, constata Marcelo Rebelo de Sousa na mesma entrevista, realçando que, num cenário de confusão das duas coisas, se corria o risco de “os candidatos presidenciais, às tantas, ficarem com tiques de primeiro-ministro”.

“O ideal seria não haver qualquer ligação entre uma candidatura presidencial e um ou vários partidos políticos”, constata também Marcelo Rebelo de Sousa.

O comentador da TVI assume ainda ao Diário de Notícias que já falou com os filhos e com os netos sobre uma eventual candidatura a Belém.

“Para os meus filhos é indiferente”, salienta Marcelo Rebelo de Sousa, frisando que o neto de 12 anos lhe disse que “o que o avô decidir está bem decidido”.

Marcelo Rebelo de Sousa já foi apontado como favorito às presidenciais, numa sondagem efectuada, e assume-se, cada vez mais, como um provável candidato.

ZAP

3 Comments

  1. Eu também depois de um jogo ter acabado, sou o melhor treinador do mundo! Caro Professor ponha acção nas suas palavras e assuma a candidatura para os portugueses e não para os partidos!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.