Marcelo não comenta nomes para a TAP mas sugere debate sobre nomeações

1

Miguel A. Lopes / Lusa

-

O Presidente da República recusou esta terça-feira, em Santarém, comentar os nomes escolhidos para a administração da TAP e sugeriu que se pense num sistema que permita a audição de uma entidade independente antes da nomeação ou num concurso público.

Numa visita à Feira Nacional da Agricultura, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar os nomes escolhidos pelo Governo para a administração da transportadora aérea nacional, sublinhando que essa “é uma escolha que é da competência do Governo e é uma escolha de confiança política”.

“Mais interessante não é debater o nome A, B, C ou D, é pensar para o futuro num sistema, sobretudo nos executivos, e pensar com tempo para não ser em cima de cada caso”, disse.

Nesse sentido, deu como referência a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP) para audição prévia dos nomes, ou mesmo a possibilidade de realização de concursos públicos, como acontece no Reino Unido com o governador do banco de Inglaterra ou o presidente da BBC.

Os três nomes indicados pelo Governo para o Conselho de Administração da TAP foram Miguel Frasquilho, ex-presidente da AICEP, para o lugar de chairman, e Ana Pinho, presidente do conselho de administração da Fundação de Serralves, e ainda Diogo Lacerda Machado para os cargos de vogais.

A escolha de Lacerda Machado, o chamado “amigo de António Costa”, está a aquecer o clima político nacional nos últimos dias, com Passos Coelho a falar em “pouca vergonha” e numa “nódoa” permanente para o Governo.

O Bloco da Esquerda também criticou a escolha, com Catarina Martins a considerar que é preciso “acabar com os velhos hábitos que nos dão pouca segurança sobre a qualidade da nossa democracia”.

“Está no momento de, no Parlamento também, podermos conversar melhor sobre estas matérias porque a credibilidade é algo que se conquista a cada dia, com decisões transparentes, com decisões que cada um e cada uma possa compreender e possa ter a certeza que são feitas em nome do interesse público”, apontou a líder bloquista.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. O sr PR é muito engraçado. Quando o governo faz algo meritório elogia com todas as forças. Quando acontece o contrário? Não comenta. E como que cala/consente assistimos a esta hipocrisia.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.